Investidores anjo podem vir das mais diversas origens, desde familiares que acreditam no talento de uma pessoa para os negócios até experientes empresários interessados ​​em ajudar a próxima geração de empreendedores. O que importa é que um investidor anjo tem recursos e estão dispostos a investir muito dinheiro em seu negócio em troca de uma fatia do empreendimento.

O que é um investidor anjo?

Um investidor anjo é alguém que vai oferecer dinheiro para sua empresa ou ideia de negócios em troca de uma porcentagem dos lucros ou uma parcela da própria empresa em si. É uma certa forma de sociedade, mas que se parece mais com a venda das ações de uma empresa para uma outra pessoa..

Investidores vão comprar capital acionário na empresa. Há grupos de investidores anjo que se juntam para fazer rodadas de investimentos em oportunidades boas de negócios, juntando mais capital para cada investimento a ser realizado.

Entenda o investidor anjo como um banco ou uma financeira. A diferença é que ao invés de pagar juros, você está efetivamente vendendo uma parte da sua empresa para o investidor anjo.

Investidores anjo

O investidor anjo é uma forma barata de se obter dinheiro para começar seu negócio. A parte difícil é convencer o investidor anjo de que seu negócio vale a pena. (Foto: Forbes)

Como conseguir investidor para minha ideia: as vantagens dos investidores anjo

Um investidor anjo pode ser perfeito para empresas que já estão estabelecidas o suficiente para que elas estejam além da fase de alavancamento, mas ainda são jovens o suficiente para ainda precisar de capital para desenvolver um produto ou financiar uma estratégia de marketing.

Muitas empresas que recebem investimentos anjos já tem alguma receita, mas precisam de algum dinheiro para alavancar a empresa para o próximo nível. Não só pode um investidor anjo fornecer esses recursos, como ele ou ela podem se tornar um mentor importante para sua carreira. Como o dinheiro deles está em jogo, os investidores anjo estarão altamente motivados para verem seu negócio ter sucesso.

Investidores anjo: o lado ruim

Ao receber um investimento anjo, você pode estar dando de 10 a mais de 50 por cento do seu negócio. Além disso, há sempre o risco de que seus investidores vão decidir que você é o maior obstáculo do negócio para o sucesso, podendo fazer com que você seja demitido da empresa que você criou.

Os investidores anjos também gostam de ver um objetivo final no caminho da empresa que lhes permita receber ganhos pelo que investiram, seja uma oferta pública de ações, a venda da empresa ou a participação nos lucros. Você pode ter que desistir de continuar tocando a sua empresa antes de terminar de atingir seus objetivos e sonhos com ela.

Como conseguir investidores anjo para o seu negócio?

Até pouco tempo atrás, investidores anjo eram pessoas ricas que o dono da ideia de negócio conhecia. Ou eles poderiam ser empresários veteranos que foram descobertos através das redes de contato de um empresário, ou através do gerente do banco, etc. Hoje em dia, porém, grupos de investidores anjos estão se proliferando, oferecendo coaching e treinamento além do dinheiro oferecido. Há também competições para startups, que podem concorrer a investimentos anjos de altos valores de grandes empresários e empresas nacionais e internacionais.

Para conquistar o investidor anjo, é preciso, porém, de muito preparo. O profissional que busca o investimento anjo deve pesquisar quais tem sido os perfis de investimentos dos grupos de investidores nos últimos anos. Devem perceber os padrões, as empresas que receberam os investimentos, e quais são os grupos que investem no tipo X ou Y de empresa. Assim, é possível direcionar melhor os esforços e planejamento para a obtenção do investimento anjo certo, sem gastar energia demais nos grupos que não querem seu perfil de empresa.

Claro, tudo isso só pode ter início em um lugar: seu plano de negócios. Para você conseguir que um investidor olhe para seu negócio com outros olhos, seu plano de negócios precisa estar perfeito, com planejamento objetivo de curto, médio, e longo prazo, bem como informações completas de como o investimento será usado pela empresa para o crescimento. Investidores anjo são detalhistas, e querem investir em negócios que estão prontos ou que estão preparados para começar o quanto antes.

Procuro investidor anjo: e agora?

Com o material pronto e o conhecimento do funcionamento da mentalidade de um investidor anjo, fica mais fácil começar sua jornada na busca de um investidor anjo. Pode demorar meses, e até anos, para que os investidores anjo aceitem investir no seu negócio. O importante é não deixar que as negativas te desmotivem. Busque entender porque os investidores não quiseram financiar sua ideia, e fortaleça ainda mais seu projeto. Veja os obstáculos e falhas como oportunidades para o crescimento.

Como você pretende conseguir um investidor anjo? Já conseguiu ou ainda falta muito? Quais os passos você está seguindo para conquistar essa etapa da abertura de uma empresa?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)