Está na mídia, na boca do povo, em avaliações de órgãos internacionais, e parece que só nossos legisladores não percebem. Todo mundo já sabe: abrir uma empresa no Brasil demora muito, e custa muito caro. São licenças, taxas, alvarás, cartórios, advogados, contadores, juntas comerciais…A lista de entidades envolvidas na abertura de uma empresa é absurda. Mesmo quando é uma empresa SIMPLES ou MEI, o tempo para abertura de uma empresa ainda é surpreendentemente grande, em relação a outros países semelhantes ao Brasil.

Mas, além de votar em políticos que pensem no futuro dos empresários no Brasil, o que podemos fazer? Temos que lidar com a situação hoje e tentar nos planejar melhor para empreender e abrir uma empresa. Para ajudar os empreendedores e futuros empreendedores do país, pesquisamos o tempo necessário para abrir uma empresa no país, incluindo licenças, alvarás, documentos, e mais.

Quanto tempo demora abrir uma empresa?

Depende de dois fatores principais: o estado onde você deseja abrir a empresa e o porte da empresa. Por exemplo, para abrir um MEI, você só precisa preencher alguns dados online, e ir até a prefeitura da sua cidade para assinar alguns documentos. Para SIMPLES, o processo é semelhante, mas demora mais por conta de alvarás e licenças, quando necessárias.

É seguro afirmar um prazo médio de 40 dias para abrir uma empresa no SIMPLES ou de pequeno porte. Inclua, pelo menos, mais 30 dias, se for necessário obter uma licença ambiental, ou licença da Polícia Federal. Ah, e se você precisa regularizar um imóvel para seu negócio, inclusive com plano de prevenção a incêndio, pode ser até 6 meses para o processo. Falo isso por experiência (estou há 1 ano tentando regularizar imóvel).

Dificuldade em abrir negócio no Brasil

São 11 procedimentos, uma média de 83,6 dias, e um custo de 4,2% do capital social da empresa, ou seja, do capital que você tem para abrir a empresa. Demora para abrir empresa no Brasil, é caro, e muito burocrático. (Foto: Senado Federal)

Quais são as etapas para abertura de uma empresa?

Lógico, o primeiro passo é fazer o plano de negócio para sua empresa, mas isso não entra no tempo que demora para abrir uma empresa. Focando apenas na parte legal, de documentação, registros, etc, primeiramente você deve elaborar um Contrato Social (sociedade) ou fazer um requerimento de empresário para empresa individual.

Então, você deve ir até a Junta Comercial, dando entrada com o Contrato Social ou requerimento, para obter o NIRE e o CNPJ.

Por último, com o CNPJ em mãos, você deve obter a Inscrição Municipal na Prefeitura da sua cidade. Pode ser necessário obter certificado digital e assinatura digital, para emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

Para que todas essas etapas sejam feitas sem erros, sugerimos que você contrate os serviços de um bom contador, para auxiliá-lo no processo de abertura da empresa e agilizar a abertura.

Licença para abrir empresa: quais eu preciso?

Existem três tipos básicos de licença, de acordo com a atividade exercida pela empresa: licença ambiental para indústrias, licença do Ibama para reflorestadoras/pecuária, ou liberação da Polícia Federal, para empresas de segurança privada. Empresas do ramo alimentário e agropecuária ainda podem ter a necessidade de licenças sanitárias, além de licenças ambientais específicas.

Como abrir empresa mais rápido?

Com o plano de negócios em mãos, a forma mais rápida de abrir sua empresa é com a ajuda de um contador. Não, não é propaganda. É experiência própria.

Quando fui abrir minha empresa, passei alguns dias quebrando a cabeça para aprender o que tinha que fazer, como fazer, e onde fazer. Quando lembrei que um colega de Pilates era contador, entrei em contato com ele, expliquei minha situação e, em menos de uma semana, eu já estava com CNPJ em mãos.

Tudo bem que meu caso era abertura de MEI, mas ele também me explicou que se fosse comércio o MEI não seria uma boa opção, me explicou como eu faria para abrir minha empresa e depois passar ela pra SIMPLES, quando ela crescer. Até conversei com ele sobre esse artigo, e ele me explicou bem que um erro comum das pessoas é abrir a empresa sem conversar com um contador antes. Detalhe: essa “consultoria” para abrir empresa, na maioria dos contadores, é de graça. Só tome cuidado na hora de procurar legislação específica e enquadramento tributário para empresas tecnológicas, porque ainda não há leis específicas para elas (startups também estão inclusas).

Agora, se você quer abrir por conta própria, se prepare bem. Principalmente na hora de licenciar e regularizar o imóvel para sua empresa, se planeje para os piores prazos possíveis.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)