5 técnicas de venda online
O sucesso da sua empresa depende, em última instância, da sua capacidade em vender. Sem essa habilidade essencial, você pode despedir-se do seu trabalho e declarar falência. Vender como um todo não é fácil, mas e a venda online? Reunimos 5 técnicas de vendas surpreendentemente simples que o ajudarão a fechar ainda mais negócios no mundo da internet.
Técnicas de vendas online: Redes Sociais ao invés de e-mails
Como uma pessoa de vendas, seu principal objetivo é atingir seu público alvo diretamente, de uma maneira eficiente. Esses clientes recebem centenas de emails por dia, então as chances de sua mensagem se perder em um mar de mensagens genéricas é enorme. Porém, as Redes Sociais estabelecem um contato mais direto com seu público alvo, em publicações que geralmente não poderão ser “deletadas”. As pessoas tendem a ser mais sociáveis nesses ambientes, então, se você fizer a matemática, há uma maior probabilidade de obter uma resposta se interagir com seu público alvo diretamente pela internet.
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Táticas de venda online: mensagens personalizadas
Não é nenhum segredo que o mundo dos negócios está transbordando de e-mails de spam, e é provável que suas mensagens de vendas promocionais também sejam classificadas como spam. O Gmail e o Outlook são mais inteligentes do que antes, eles sabem quando seu email foi enviado para vários usuários, e eles agora sabem enviar essas mensagens diretamente para a pasta de spam. Você estava se perguntando por que seus emails de vendas não ganharam nenhum retorno? Bem, essa é sua resposta. As mensagens personalizadas são a maneira mais rápida e fácil de conquistar um cliente potencial. E como isso é feito? Bem simples: trate seus clientes como se fossem colegas ou amigos. Escolha adjetivos e pronomes que funcionam como se você estivesse falando diretamente com eles. Mostre produtos e serviços que sejam relevantes a esses clientes, não apenas um catálogo genérico. Quanto mais você investir na personalização, melhores são as chances de você desenvolver mais vendas.
Vendas pela internet exigem várias interações com potenciais compradores
Isso pode soar como uma ideia louca, mas é hora de você tratar suas perspectivas como se fossem seus amigos. Por que isso? Bem, porque os amigos ajudam-se mutuamente quando necessário. Ao se conectar com seus clientes potenciais, gostando de suas postagens, compartilhando posts e felicitando-os pelas realizações recentes, você está nutrindo um relacionamento pessoal com seus clientes. Sites sociais como LinkedIn, Twitter e Facebook podem aumentar seu alcance e permitir que você direcione diretamente suas vendas aos clientes interessados. Ao descobrir os interesses e passatempos de seus clientes potenciais, você pode estimular conversas interessantes que levam a mais vendas.
Foco na personalização dos produtos e serviços
O foco na personalização de produtos e serviços é incrivelmente importante, mas a maioria dos vendedores subestima o poder de compra que esse tipo de atitude pode gerar. Ao agir valorizando as experiências boas e ruins de seus clientes, você pode direcionar seu negócio para um caminho melhor. Por exemplo, ao ouvir uma reclamação de um usuário pelas Redes Sociais, entrar em contato com ele, e dar um brinde ou vale presente pela dor de cabeça que ele teve, você abre a possibilidade desse cliente falar bem de seu negócio para outras pessoas e para que ele volte a comprar seus produtos e serviços.
Vendas pela internet exigem muita pesquisa
Mesmo as pessoas que estão apenas pesquisando produtos e serviços sem a intenção de comprar tendem a adotar certos comportamentos específicos. Esses comportamentos variam entre cada perfil de comprador, e sempre há uma técnica para convencer esses clientes a comprarem online. É sua função, como vendedor, pesquisar essas técnicas e adaptar seus negócios às necessidades do mercado de vendas pela internet. Tais necessidades mudam com frequência, assim como as estratégias que atingem seu público alvo. Por isso, vendedores devem manter o foco e procurar, de todas as maneiras, estar sempre um passo à frente dos concorrentes ao entender as necessidades do público alvo primeiro.
Quais outras técnicas de vendas online vocês conhecem? Como vocês aumentaram seus resultados de vendas online?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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