De carros a móveis, indo até também a sapatos, vendedores auxiliam os clientes na compra de muitos itens diferentes. As vendas podem ser uma escolha de carreira exigente, muitas vezes necessitando de trabalho nos fins de semana e à noite. Os vendedores podem ganhar a vida através de salários, comissões ou ambos.

Quanto ganha um vendedor?

O salário de um vendedor está relacionado diretamente com a área na qual ele faz suas vendas. Enquanto um vendedor de roupas pode ganhar pouco mais de um salário mínimo, um vendedor de veículos pode ter um salário chegando a quase R$3.000, sem contabilizar comissões e outros benefícios.

É importante salientar que o modo como um vendedor recebe seu salário também varia, podendo ter um salário base maior ou menor de acordo com a metodologia de pagamento, que descreveremos em mais detalhes abaixo.

Como um vendedor recebe seu salário?

Enquanto alguns vendedores ganham um salário fixo, muitos são compensados ​​através de uma comissão com base no seu volume de vendas. Este sistema de remuneração por desempenho pode causar variações significativas nos lucros com base em fatores como o desempenho da economia e capacidade de vendas do vendedor individual. Há também sistemas mistos de pagamentos.

Conhecendo o mercado para conquistar clientes

Até mesmo um vendedor de sapatos precisa se manter atualizado com novas tecnologias, modelos e informações, de modo a conquistar e convencer melhor os seus clientes. (Foto: blogs.ubc.ca)

Como funciona o sistema variável de pagamento?

Vendeu, ganhou. Não vendeu, não ganhou. É o modelo geralmente usado para representantes comerciais ou vendedores autônomos, algo comum para vendedores de produtos de beleza. Não há vínculo empregatício neste caso e a empresa não pode estabelecer metas e cobrar coisas, como mínimo de horas a serem trabalhadas e por aí vai.

Como funciona o sistema fixo + variável de pagamento?

É estabelecido o vínculo empregatício com a empresa, onde o vendedor recebe um salário base que é fixo e comissões sobre vendas, metas alcançadas e sistemas de premiação, onde o vendedor vai ganhando “pontos” por metas pessoais atingidas e recebe um bônus correspondente. Geralmente, os salários fixos são mais baixos e a renda variável é maior, em uma proporção de 30% da remuneração para o salário fixo e cerca de 70% para a comissão, podendo varias de acordo com a área de vendas, região e o perfil do próprio vendedor.

Como funciona o sistema misto de pagamento?

São empresas que tem representantes comerciais e vendedores. Os representantes são responsáveis por levar os produtos a clientes intermediários, enquanto o vendedor é responsável por levar o produto ao cliente final. Aqui, podem ocorrer bônus e comissões tanto para metas cumpridas pelos representantes quanto pelos vendedores, incentivando o trabalho em equipe.

Considerações Finais

Geralmente, o trabalho no comércio de roupas e acessórios de moda é o que tem os menores salários, enquanto a área de tecnologia e o setor automobilístico proporcionam as melhores remunerações. Cabe salientar que é uma carreira que vai exigir muito de você, principalmente na tarefa de assumir e cumprir metas de vendas.

Você já trabalhou como vendedor ou trabalha na área? Como é a carreira? Acha a remuneração justa?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)