O que é o cargo operador de loja?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Operadores de loja, também conhecidos como operadores de caixa, ou caixas, operam caixas registradoras em pontos de venda na maioria das grandes lojas, registrando e recebendo o pagamento das mercadorias compradas. São o ponto de entrada na carreira em muitos supermercados. Mas o que fazem estes profissionais?

O que é um operador de loja?

Os operadores de loja passam os itens por um leitor eletrônico de código de barras ou digitam os preços manualmente. A caixa registradora geralmente totaliza os preços e pode calcular a mudança. As operadoras aceitam pagamentos em dinheiro, cheque e cartão de crédito e são responsáveis ​​pelo processamento dos cartões de fidelidade e quaisquer descontos ou vouchers de crédito.

Os operadores podem pesar itens como frutas e vegetais e embalar produtos em sacos. Em algumas lojas, eles podem mudar de caixa e equilibrar a caixa. Eles são responsáveis ​​por manter sua área de trabalho arrumada e abastecida com trocos, rolos de caixa, sacolas de compras e outros itens.

Eles podem ter outras funções dentro da loja, como colocar fora de estoque ou trabalhar na área de atendimento ao cliente. Em grandes lojas e supermercados, é provável que haja uma função separada de enchedor de gôndolas.

Em algumas lojas, como lojas de departamentos ou varejistas independentes, o trabalho de um operador de caixa pode ser combinado com as funções de assistente de vendas.

Trabalhando como operador de loja

Ser operador de loja é uma boa opção para começar uma carreira na área, e ganhar um dinheiro para seu sustento. (Imagem: Fifty2Fridays)

Como é o ambiente de trabalho da função do caixa de loja?

Um caixa em tempo integral geralmente trabalha 40 horas por semana, o que inclui alguns fins de semana. As lojas podem estar abertas das 8h às 22h, e algumas agora estão abertas 24 horas, então o trabalho por turnos pode ser necessário. Frequentemente, há oportunidades de meio período. Horas extras também podem ser possíveis.

Passa-se muito tempo sentado. A maioria das lojas fornece um uniforme.

O que preciso no curriculo para caixa de loja ou operador de loja?

Para ser um operador de checkout, você deve:

Ter boas habilidades de atendimento ao cliente

Ter uma personalidade educada e amigável e a capacidade de lidar com clientes difíceis de maneira discreta

Ter boas habilidades de comunicação oral

Seja honesto – você vai lidar com uma grande quantidade de dinheiro

Ter boas habilidades com numeramento

Tenha uma aparência elegante e arrumada

Tenha resistência

Qual o CBO de operador de loja?

Para operadores de loja é usado o CBO 5211 na hora de registrar as informações, ainda tem as separações e classificações diferentes:

O número 5 é para trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.

52 é para vendedores e prestadores de serviços do comércio.

521 é para vendedores e demonstradores.

Finalmente, 5211 para operadores do comércio em lojas e mercados, sendo as seguintes subcategorias:

5211-05 – Vendedor em comércio atacadista

5211-10 – Vendedor de comércio varejista

5211-15 – Promotor de vendas

5211-20 – Demonstrador de mercadorias

5211-25 – Repositor de mercadorias

5211-30 – Atendente de farmácia – balconista

5211-35 – Frentista

5211-40 – Atendente de lojas e mercados

Direito trabalhista do operador de caixa

O operador de caixa é regido pela CLT, o que garante os benefícios aos todos os trabalhadores tem acesso. Salvo alguns adicionais e mudanças que podem ocorrer devido a acordos coletivos com sindicatos, os direitos básicos de todos os trabalhadores são:

Registro

Exames de admissão e de demissão

Folga remunerada

Salário em dia

Férias remuneradas

13º salário

Vale-transporte

Licença-maternidade e paternidade

FGTS

Hora extra

Estabilidade

Adicional noturno

Faltas descontadas

Aviso prévio

Onde encontrar oferta de emprego para operador de loja?

O setor de varejo emprega milhões de pessoas no Brasil e no mundo, sendo um setor que está sempre se expandindo. A maioria dos operadores de caixa trabalha em grandes múltiplos, como conhecidos supermercados de alimentos e lojas de ferramentas e melhorias para imóveis. Muitas vezes estão situados em locais fora da cidade, portanto, pode ser necessário transporte.

Muitas lojas incentivam o desenvolvimento da equipe e pode ser possível mudar para um cargo de supervisão e de lá para uma posição de gerência. As empresas maiores oferecem as melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário