LinkedIn é rede social profissional muito usada entre as pessoas que buscam novas oportunidades de carreira, aumento da rede de contatos, ou consumo de informações com relação ao ambiente corporativo e áreas de atuação relacionadas.

Assim, a rede passou a ser ferramenta de destaque de recrutamento e avaliação dos candidatos, pois um perfil pode mostrar mais informações acerca do profissional comparando com um currículo clássico composto de papel. Na seqüência estão dispostas as dicas de como fazer seu perfil do LinkedIn para conseguir um bom emprego.

Preenchimento completo do perfil e foto

É importante observar que quanto mais completo estiver o perfil da pessoa, melhor será a relevância da página dela, quando alguém fizer uma busca pelo site.

A dica é a pessoa usar as palavras chaves e termos populares na própria área de atuação, pois assim com o outro profissional fazendo pesquisa que combine com as características dela, esta pessoa será achada de forma mais fácil. Mais uma dica é ter uma foto, pois um perfil com foto é 14 vezes mais visualizado do que um perfil sem a foto.

Fazer novas conexões e participar de grupos

É interessante fazer novas conexões, pois as redes sociais compõem ótima ferramenta para melhora do próprio network. O ideal é realizar uma busca no LinkedIn por indivíduos que já trabalharam ou estudaram com a pessoa, e iniciar a fazer conexões novas.

Encontrar emprego e vagas de trabalho pelo LinkedIn

Ser escolhido no LinkedIn entre milhões de pessoas não é fácil! Image courtesy of pakorn at FreeDigitalPhotos.net Image courtesy of pakorn at FreeDigitalPhotos.net

E quanto mais indivíduos a pessoa tiver como conectados ao perfil, melhor será a visibilidade. Mais um ponto importante é a pessoa manter contato com as próprias conexões.

O indicado é integrar grupos e seguir empresas e influenciadores. Para os que estão no LinkedIn buscando conhecimento, há possibilidade de integrar grupos de discussão acerca da área de atuação, ou temas de interesse. Em tais grupos, o usuário ou mais profissionais podem realizar compartilhamento de artigos, ou o próprio trabalho.

Conferir as vagas e manter o perfil atualizado

Para os que buscam nova oportunidade de trabalho, é importante prestar atenção em sugestões de vagas que o LinkedIn realiza na página. A rede apresenta mecanismo que cruza informações de vagas de emprego publicadas por empresas com aquelas dos usuários.

O profissional também pode realizar a própria busca pelas vagas abertas no sistema. É essencial manter o perfil atualizado e ativo, pois o perfil no LinkedIn, com muitas ferramentas e várias finalidades de uso, apenas será útil se o indivíduo conseguir manter o mesmo atualizado e tiver uso frequente.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)