Diante de receber uma pergunta após a outra em relação a sua carreira, uma entrevista de emprego pode assumir rapidamente a sensação de um interrogatório. Mas os empregadores não são os únicos que conseguem perguntar durante a entrevista.

Em algum momento, os candidatos a emprego podem fazer perguntas que surpreendem os empregadores, desde as expectativas de porque seu chefe em potencial gosta de trabalhar para a empresa até o passado de quem já teve o mesmo posto que você está buscando. Ao fazer perguntas instigantes, você pode não só coletar informações valiosas, mas também distinguir-se dos outros candidatos.

Por que é importante perguntar durante as entrevistas de emprego?

Perguntar significa que você está pensativo sobre o processo e que está muito interessado na posição, porque você teve tempo para pensar em questões que seriam substanciais. Porém, para fazer as perguntas, assim como as respostas da entrevista, você precisa estar preparado. E para se preparar, você precisa responder algumas perguntas antes de fazê-las aos seus futuros empregadores.

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer, responder e dicas para interpretar as respostas do seu entrevistador e assumir a postura correta para saber se é o emprego certo para você ou se você deve deixar para a próxima.

Assumindo uma postura ativa na entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego, perguntar antes de obter a vaga pode demonstrar um grande interesse em assumir aquela posição. (Foto: jobs.aol.com)

Como essa posição de trabalho evoluiu desde que foi criada?

Conseguir um breve histórico sobre o papel deve esclarecer se a posição se expandiu ao longo dos anos ou foi um beco sem saída para os funcionários. Se o entrevistador diz que a posição se expandiu para além do seu escopo original (e continua a fazê-lo), significa uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. Se a posição se manteve estática durante anos, não espere crescer na empresa. Dependendo de suas ambições de carreira, a última resposta não é necessariamente ruim, e responder essas perguntas antes da entrevista te darão um norte para onde você deseja ir com sua carreira.

O que funcionários anteriores fizeram para serem bem sucedidos nessa posição?

Saber como a organização mede conquistas ajudará você a entender quais são as expectativas e se você tem o conjunto de habilidades necessárias. Mas não diminua suas realizações passadas só porque o seu caminho para o sucesso não condiz com o adotado pela empresa. Você também não quer ser estreitamente definido por aquilo que outras pessoas fizeram. Como você é uma pessoa diferente, você pode abordar as coisas um pouco diferente.

Você pode ouvir uma descrição que destaca os atributos positivos e negativos de seu antecessor. Isso pode ser um bom indicador da cultura da empresa. Normalmente, o que uma pessoa tem feito para ser bem sucedida é o que a organização tende a fazer para ser bem sucedida, direcionando também quais habilidades você teria de trabalhar para crescer na empresa (e se vale a pena o investimento).

O você mais gosta em trabalhar aqui?

Seu provável futuro chefe pode retransmitir o que ele ou ela valoriza mais e o que o levou ao seu sucesso pessoal com a organização. Em seguida, você pode refletir internamente se vocês partilham os mesmos valores e pode imaginar-se trabalhando lá. Seu entrevistador pode recomendar a empresa para tudo, de benefícios até os bônus de fim de ano. Por outro lado, se eles estão lutando para chegar a algo positivo sobre por que eles gostam de trabalhar lá, as chances são boas que você não vai ser capaz de chegar a nada de positivo depois de ter trabalhado lá também. E aí, você precisará assumir uma postura diferente na entrevista para não ser muito rude e nem recusar a oferta de qualquer jeito.

Qual é a principal prioridade para a pessoa nesta posição durante os próximos três meses?

Esta questão é útil para que você saiba no que focar, se você começa na posição de trabalho. Sem uma clara expectativa, você não vai saber o que fazer ou como fazer a impressão direita durante seus primeiros dias no trabalho. Você pode ser dito que você precisa completar 15 tarefas, em vez de duas ou três. Se estas são todas grandes iniciativas que eles querem que você encare, provavelmente não é factível/realizável, e pode demonstrar que a empresa exige muito mais do que o suporte que fornece.

Aproveitando vaga de emprego melhor

Você quer ter dúvidas durante seu emprego ou sanar todas elas antes de obter a vaga? Esteja seguro da posição que você está obtendo para melhor aproveitar a oportunidade. (Foto: www.qptech.ie)

Quais são as qualidades dos gestores de sucesso nesta empresa?

Se você está sendo entrevistado para uma posição gerencial, você vai querer o conhecimento das habilidades e competências essenciais que a empresa valoriza em um líder. Se excelentes habilidades com pessoas e multitarefa estão no topo da lista, enfatize como você demonstrou esses traços em toda a sua carreira. Você pode obter uma resposta ao longo destas linhas: “Os melhores gerentes em nossa organização são pensadores independentes, são bons professores e completamente alinhados com a direção que a empresa está”. Se ele ou ela não pode nomear uma única estrela no gerencial estável, isso é problemático e fala sobre uma fraca organização sobre os progressos e as promoções, ou seja, muitas chances da empresa estar cheia de funcionários indicados aos cargos, o clássico “QI”.

Se oferecido o cargo, você pode me dar exemplos de como eu iria colaborar com o meu gerente?

Como um funcionário de nível de entrada, você pode querer trabalhar com a gestão como um meio de mostrar suas habilidades e subir. Mas há uma diferença entre simplesmente receber ordens e trabalhar ativamente com um superior que está preparando você para algo melhor. Encontrar a forma como uma organização utiliza pessoas no nível pessoal é fundamental. É um ambiente ditatorial ou um colaborador? O empregador pode ser curto em exemplos ou rejeitar a noção de trabalhar com gestão completamente. Mas vá fundo na questão, pois pode haver uma razão legítima para trás do por quê a empresa não promover a colaboração.

Quais são alguns dos desafios que terá de enfrentar a pessoa que preencher essa posição?

Você deve isso a si mesmo para saber o que você está enfrentando. Isso apenas lhe dá um choque de realidade. As desvantagens podem ser diferentes, dependendo se a posição é de nível básico ou gerencial. Como gerente, você pode supervisionar um departamento que funciona com um orçamento apertado. Como um funcionário de nível mais baixo, você pode trabalhar em horários estranhos ou ficar preso com as atribuições que não têm substância e não são tão desafiadoras. O entrevistador pode apontar as partes menos ofensivas do trabalho. Mas, se ele ou ela nega qualquer desvantagem que seja, deve levantar dúvidas sobre a sua credibilidade. Qualquer patrão que lhe diz que não há desafios está mentindo. É simples assim.

Você tem hesitações sobre minhas qualificações?

Fazer uma pergunta como esta permite que o entrevistador saiba que você é seguro o suficiente para discutir abertamente suas vulnerabilidades. Ela também sinaliza a confiança e a capacidade de ser treinado. Vontade de aprender é um atributo extremamente atraente. Na sua insistência, o entrevistador pode expressar preocupações sobre a falta de formação em determinadas áreas ou lacunas no mercado de trabalho. Em vez de passar por cima de suas deficiências, enfrente-as e coloque uma defesa respeitável e razoável. Você pode ser capaz de chegar a uma resposta satisfatória, mesmo que seja antes da entrevista, para que você já providencie as melhoras para estas lacunas.

Considerações Finais

Tanto durante a entrevista quanto antes, o preparo através destas perguntas não irá garantir sua vaga, mas te colocarão mais perto do emprego que você sonha, direcionando melhor sua carreira e impressionando melhor seus futuros empregadores.

Se você tem dúvidas ainda, deixe suas perguntas nos comentários.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)