Como fazer entrevista online: dicas e como agir!

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

As entrevistas de emprego podem ser assustadoras, especialmente se o seu empregador em potencial quiser bater um papo cara a cara online. Nos últimos anos, as entrevistas de emprego online tornaram-se mais populares e muitas empresas estão usando tecnologia regularmente para conduzir entrevistas preliminares.

O que é a entrevista online?

Embora as entrevistas online sejam semelhantes às reuniões presenciais tradicionais, elas apresentam algumas diferenças importantes para as quais os candidatos devem estar preparados. Por exemplo, dependendo do tipo de entrevista online da qual você está participando, há alguns casos em que você está apenas gravando suas respostas em vez de conversar com uma pessoa ao vivo do outro lado. Isso pode ser estressante para alguns candidatos.

Passar por uma entrevista de emprego online pela primeira vez pode ser assustador, mas não se preocupe! Aqui estão dicas para ajudá-lo a ter sucesso:

Teste o computador antes entrevistas online de emprego

Nos dias de hoje, a tecnologia pode ser opressora e, especialmente com as entrevistas online, você precisa se sentir confortável usando o método que seu possível funcionário preferir (Zoom, Skype, FaceTime etc.). Quando estiver confortável com o programa que usará, é uma boa ideia testar sua conexão com a Internet, bem como seus recursos de áudio e som para garantir que tudo funcione corretamente.

Dica profissional: antes de fazer logon, pergunte ao entrevistador qual é o formato. Aqui estão algumas perguntas para se certificar de que você está preparado:

É uma entrevista de áudio ou áudio e vídeo?

Há alguém do outro lado do vídeo ou as perguntas são pré-gravadas?

Se eles forem pré-gravados, quantas chances terei de gravar minha resposta?

O que eu faço ou para quem devo ligar se começar a ter dificuldades técnicas?

Uma das melhores dicas para entrevista online é escolher um bom lugar

Certifique-se de que não está muito escuro, mas também fique longe das luzes do teto durante a entrevista, se possível. Se possível, tente se acomodar perto de uma janela. A luz natural é melhor porque a iluminação ruim pode distrair. Um clarão pode tornar difícil para o entrevistador ver você – e você sempre quer colocar seu melhor pé (ou, neste caso, rosto) para frente!

Dica profissional: encontre um bom local para conduzir sua reunião online no dia anterior para ter certeza de que você não está com pressa antes da entrevista.

Entrevista de emprego online

Faça uma entrevista de emprego online corretamente para garantir mais chances. (Foto: Physician Assistant Education Association)

Elimine as distrações para agir bem na entrevista de emprego

Silencie tudo que possa interferir em sua conversa, incluindo notificações por telefone e e-mail em seu computador.

Dica profissional: certifique-se de que não haja ninguém por perto quando terminar a entrevista, incluindo animais de estimação. Os entrevistadores me disseram que fizeram gatos atravessarem a tela do computador e fecharem a sessão, um homem meio vestido andando pela sala ao fundo e pilhas de roupa suja à vista de todos. Não coloque sua carreira em risco por não estar preparado!

Sente-se e se vista profissionalmente

Mesmo que você não vá se encontrar com seu entrevistador pessoalmente, certifique-se de se vestir para o sucesso e sentar-se ereto. As primeiras impressões são importantes e sua aparência é crucial para fazer uma boa impressão.

Dica profissional: não se esqueça de sorrir! Esteja você conversando com uma pessoa real ou gravando suas respostas, sorria como faria durante uma entrevista pessoal.

Acalme seus nervos antes da entrevista

Pratique seus principais pontos de conversa se estiver nervoso e lembre-se de diminuir o ritmo – pode ser fácil falar com as pessoas em chamadas online.

Dica profissional: embora esta entrevista em particular seja hospedada online, não se esqueça de revisar suas habilidades tradicionais de entrevista. Você vai querer ter respostas preparadas para algumas das perguntas e exemplos mais comuns da entrevista, caso eles peçam detalhes.

Olhe seu entrevistador

Mesmo no ambiente online, o contato visual é importante. Em vez de olhar para a pessoa na tela, olhe diretamente para a webcam e continue engajado.

Dica Profissional: se você se sentir desconfortável, coloque uma foto de alguém que você conhece ao lado da webcam. Assim, você se sente como se estivesse conversando com um amigo. No geral, isso o deixará mais confortável.

Mais importante ainda, não se estresse muito! As conferências online são comumente usadas na primeira rodada de entrevistas com os candidatos porque economizam tempo e dinheiro da empresa e nivelam o campo de jogo para os candidatos. A boa notícia é que haverá (muito provavelmente) uma entrevista pessoal na próxima rodada, dando a você a chance de conhecer seu empregador em pessoa.

E a melhor parte de uma entrevista online? Você não precisa se preocupar com um aperto de mão firme!

E se ainda tiver dúvidas, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário