SINE é a sigla para Sistema Nacional de Emprego. Tal sistema é na verdade um órgão do governo federal do Brasil, sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é intermediar a mão-de-obra para empresas através de agências espalhadas por todo o país e pelo site do SINE , controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

Além disso, o SINE previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações. Porém, tais trabalhos foram diminuídos devido ao grande fortalecimento do Sistema S no Brasil (SEBRAE, SENAC, SENAI e demais órgãos relacionados), apesar do governo ter dificuldade em assumir isso.

Podemos resumir então o trabalho do SINE como:

Requerimento do Seguro-Desemprego ou da Carteira  de Trabalho;

Oferta de cursos de qualificação profissional (mas recomendamos os equivalentes do Sistema S);

Intermediação de Mão-de-Obra;

Apoio ao Programa de Geração de Emprego e Renda.

Como o SINE é descentralizado, ele é de responsabilidade de cada estado para ser gerido. Isso acaba gerando diferentes métodos para se conseguir emprego. Em algumas cidades, é necessário que você compareça à agências físicas do SINE levando seu currículo, carteira de trabalho e dados pessoais para cadastro e possível contratação.

SINE

O SINE tem como público alvo o trabalhador das classes menos favorecidas do Brasil, mas isso não impede que qualquer cidadão possa conseguir seu primeiro emprego pelo sistema. (Foto: capebe.com.br)

O trabalhador pode também fazer seu pré-cadastro na página do Portal do Trabalhador, se candidatando à vagas de emprego e só indo até a agência do SINE para pegar a carta de encaminhamento. Mas o que é essa carta de encaminhamento?

Toda vaga de emprego oferecida pelo SINE vem junto com esta carta de encaminhamento para o empregador, que comprova que aquela pessoa passou por uma primeira triagem e tem o perfil para aquela vaga específica que a empresa precisa.

No SINE são oferecidas vagas para cargos técnicos na indústria e prestação de serviços, incluindo os serviços domésticos. Não espere por salários muito altos no SINE nem a oferta de vagas em empresas de médio e/ou grande porte. Estas preferem fazer seus próprios processos seletivos sem a intermediação do SINE, que é mais buscado pelas micro e pequenas empresas que tem poucos recursos para investir em um processo seletivo e a divulgação de vagas no mercado.

Para conseguir um emprego com maior facilidade, além de fazer uma pesquisa prévia pelo portal, é necessário que você faça um currículo limpo, apenas com as informações mais importantes de sua formação e focado em uma área específica. Se você quer se candidatar a mais de uma área, faça um currículo diferenciado para cada área, com uma formatação diferente. Em alguns casos, são os detalhes que garantirão a vaga de emprego para você ou pelo menos a entrevista.

O SINE é uma das melhores oportunidades para arruma um emprego ao chegar em uma nova cidade. Eu mesmo já consegui um emprego como professor de inglês no SINE. Quem sabe você não consegue o seu primeiro emprego por lá também?

9 comentários para “SINE – Como conseguir um emprego lá?”

  1. Kamila Kelly

    Queria saber no mínimo quanto seria essa carta de encaminhamento?

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Gratuita, Kamila.

      Responder
  2. Daniele

    Na minha cidade em Rondonopolis no Mato Grosso privatizaram o Sine e estão cobrando a taxa de utilização do serviço de 31, 00 reais mensais ou trimestrais de 89, 00. Pode isso? Que eu saiba quem está desempregado não tem dinheiro para pagar pra trabalhar

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Não, Daniele. Há algum erro nisso.

      Responder
  3. Mikaelly

    Como faço para pegar a carta? Qualquer pessoa pode pegar?

    Responder
  4. Francis

    Mesmo com carteira assina pode se candidatar a vaga no sine?

    Responder
  5. Renata

    Uma empresa ligou para meu marido atraves do Sine.
    Como saber se a empresa existe mesmo e que a vaga não é falsa.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)