O Brasil é uma sociedade punitiva. É muito estranho ainda para o trabalhador e empregador brasileiro mudar a mentalidade para algo mais positivo e recompensador. Porém, as grandes empresas já comprovaram que quanto mais saudável e recompensador o ambiente, melhor desempenho terão os funcionários.

Não é necessária uma ocasião especial para que isso seja feito. Quando valorizamos alguém em público e temos um ambiente saudável, aquela pessoa ficará muito feliz pela sua afirmação como um bom funcionário. Pequenos elogios espalhados durante o ano podem ser a motivação que seus funcionários precisem para continuar um bom trabalho.

Na hora de chamar a atenção de alguém, faça isso longe de outras pessoas, nunca em público. Assim, você pode mostrar exatamente o que deu errado e o que pode ser melhorado. Não se esqueça de ser bem pontual nesse aspecto. Uma visão generalista pode deixar a pessoa sem saber exatamente o que fazer e para onde ir.

A felicidade na vida profissional

Cresce a cada dia o número de funcionários que desiste de uma empresa ou trabalho por causa de estresse ou ambiente negativos, cheios de fofocas ou reprimendas contra os colegas de trabalho. É importante elogiar seus colegas de trabalho e buscar melhores formas de criar um ambiente positivo de trabalho. (Foto: frankmansen.hubpages.com)

Se mesmo assim, você ainda não sabe como mostrar sua apreciação para seus funcionários ou colegas de trabalho, existem algumas formas de fazê-lo que sempre irão funcionar:

  1. Elogie algo que ele tenha feito e que ficou bom, identificando as ações que você admiráveis e positivas para o ambiente de trabalho
  2. Agradeça e mostre sua apreciação pelo trabalho e contribuições. Não esqueça de pedir por favor. Todo mundo gosta de um ambiente de trabalho educado.
  3. Pergunte sobre a família de seus funcionários e colegas de trabalho. Conversem sobre hobbies, finais de semana, shows ou espetáculos que eles foram. Mostre interesse genuíno. As pessoas gostam de se sentirem valorizadas, principalmente quando valorizamos coisas que eles gostam.
  4. Ofereça aos funcionários a opção de flexibilizar os horários, quando possível. Se a presença dos funcionários é extremamente necessária, organize um calendário com o grupo para que todos possam ter a possibilidade de um horário mais flexível.
  5. Ao conhecer seus funcionários e amigos de trabalho, fica mais fácil para dar aquele presentinho simples, mas que deixa a pessoa feliz porque você lembrou dos gostos dela.
  6. Bônus financeiros são boas formas de agradecer aos funcionários, sempre que possível. Sejam eles por desempenho, semestrais ou anuais, encontre uma forma de premiar seus funcionários pelo bom trabalho.
  7. Todo mundo gosta de comida. Leve os funcionários para um almoço em ocasiões especiais como um aniversário ou sem razão alguma, de surpresa. Escolha um restaurante legal para que todo mundo aprecie a comida. Ou traga alguns petiscos ou doces. Afinal, quem não gosta de um chocolate?
  8. Crie tradições como churrascos de final de mês, jogo de futebol da semana ou amigo oculto da empresa. Uma outra opção é que os funcionários passem a fazer trabalhos voluntários. Cuidado para não exagerar nestes eventos.
  9. Mude uma vez por mês alguém de departamento e deixe-o viver um pouco aquela rotina. Assim, você cria um ambiente onde as pessoas entenderão como o ambiente de trabalho funciona, sem cobrar demais ou de menos uns dos outros. Desta forma, você também talvez descubra alguns talentos escondidos em outros departamentos.
  10. Dê oportunidades. As pessoas querem chances de treinamento. Querem participar em comitês especiais onde seus talentos são percebidos. Leve seus funcionários para eventos filantrópicos, esportivos ou mesmo crie seus eventos onde os funcionários mostram outros de seus talentos. Isso os deixará cada vez mais motivados e felizes para trabalhar em sua empresa.

A apreciação do trabalho de seus funcionários e amigos de trabalho nunca é ruim. De fato, em muitas organizações, é uma mercadoria escassa. Faça do seu ambiente de trabalho uma exceção, usando todas as oportunidades para demonstrar sua gratidão aos empregados. Um ambiente positivo é a diferença entre as boas empresas e as ruins. Pense nisso e mude sua forma de lidar com os funcionários.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)