Refeição na empresa, é obrigatório? E se não for, o que fazer?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

A alimentação do funcionário não é uma obrigação do empregador em fornecer aos seus empregados. Isto é diferente do vale transporte, que é uma obrigação do empregador o fornecimento.

Em outras palavras, não há lei que especifique que o empregador precisa fornecer alimentação aos seus funcionários.

Porém, a resposta ainda tem que considerar mais alguns elementos.

Entendendo a refeição na empresa: por que oferecer?

É mais fácil dar uma refeição a uma pequena força de trabalho, mas existem maneiras de alimentar equipes grandes. A alimentação gratuita no local de trabalho é um grande incentivo para seus funcionários, especialmente quando eles estão dedicando tempo extra. Você pode oferecer comida de graça e continuar a encorajar escolhas saudáveis, limitando o que está disponível. Você pode fornecer itens no local de trabalho que estimulem seus funcionários a tomarem decisões melhores no que diz respeito a uma alimentação saudável.

A alimentação gratuita no local de trabalho é um incentivo que a maioria dos funcionários pode apoiar. Iogurte e granola no café da manhã, um almoço leve e saudável, café e chá disponíveis a qualquer hora – o que mais se pode pedir?

No entanto, comida de graça nem sempre é fácil de balancear, especialmente dependendo do tamanho da sua empresa. Se pergunte: em que número de funcionários vale a pena fornecer almoço ou jantar gratuitamente e diariamente para seus funcionários?

Nossa resposta? Embora seja mais fácil dar uma refeição a um número menor de funcionários, há muitas maneiras de oferecer comida, mesmo se você tiver uma força de trabalho considerável.

Alimentação na empresa

Salvo situações específicas, a empresa não é obrigada a fornecer alimentação para seus funcionários. (Foto: www.nutritionsolutions.ca)

Dicas para oferecer comida no local de trabalho

Como com qualquer coisa, a maneira como você aborda o fornecimento de comida de graça no escritório pode tornar isso positivo, mas quando executado de maneira inadequada, pode rapidamente se tornar negativo.

Sempre que você puder, certifique-se de que a comida que está fornecendo é saudável. Quer você tenha um refeitório, uma máquina de venda automática ou apenas comida disponível na sala de descanso, mantenha opções mais saudáveis ​​do que não saudáveis. Você pode ter algumas opções que têm um sabor ótimo, mas permanecem do lado mais saudável. Se esses forem os únicos lanches disponíveis, seus funcionários os comerão. Concentre-se em barras de granola, caixas de cereais, iogurte e mistura para trilhas.

Quando você tem uma reunião, nem sempre opte por alimentos leves, para não atrapalhar a concentração dos funcionários.

Já que você lidera sua organização, também deve liderar com a maneira como se alimenta. Você pode modelar melhores hábitos alimentares e seus funcionários podem começar a seguir sua liderança. Faça o seu melhor para ficar longe de fast food.

Certifique-se de que sua sala de descanso tenha uma geladeira. Isso permite que seus funcionários tenham um local para armazenar alimentos saudáveis ​​que trazem de casa. Forneça-lhes um micro-ondas onde possam aquecer os alimentos. Isso não apenas os incentiva a fazer escolhas saudáveis ​​de casa, mas também podem economizar dinheiro por não comer fora todos os dias.

Incentive seus funcionários a fazerem uma pausa e se levantarem para ir até o local onde a comida está localizada. Isso os impede de comer em suas mesas e também incentiva o movimento.

Se você quiser comemorar os aniversários ou eventos especiais que acontecem no escritório, escolha um dia por mês para comemorar todas essas ocasiões especiais. Isso limita o número de itens como bolos ou sobremesas que estão disponíveis no escritório.

Talvez você possa ter uma vendinha de alimentos naturais em sua empresa. Eles poderiam vir regularmente e oferecer frutas e vegetais frescos. Isso ajuda a apoiar os agricultores locais e dá a seus funcionários a chance de comprar frutas frescas e até mesmo aprender quando comprar certos itens.

Promova uma alimentação saudável e boas escolhas em seu escritório. Você pode educar os funcionários sobre como fazer escolhas melhores. Você pode receber um boletim informativo, palestrantes ou até mesmo um e-mail regular com dicas úteis sobre como fazer escolhas mais saudáveis.

Vale refeição: quem tem direito? O benefício alimentação pode ser obrigatório?

O vale refeição ou benefício alimentação pode ser obrigatório em acordos trabalhistas e convenções trabalhistas. Converse com o sindicato da categoria para saber se é obrigatório o fornecimento de vale refeição ou vale alimentação.

No caso do funcionário trabalhar viajando, a empresa é obrigada a compensar, complementar ou arcar com todos os custos de alimentação do funcionário.

Em contratos de trabalho negociados do trabalhador com o empregados, pode ser negociado um vale alimentação ou refeição.

Lanches de escritório

Em vez de refeições completas no ambiente de trabalho, forneça lanches para seus funcionários comerem ao longo do dia. Isso é possível para empresas de todos os tamanhos. Você pode preparar frutas e iogurtes, caldo de barras de granola ou nozes e verificar se há bebidas disponíveis. Dica profissional: o café é tão importante quanto a água, não importa o quão nervoso ele deixa seus funcionários.

O fornecimento de lanches saudáveis ​​grátis é especialmente eficaz para estabelecer um ambiente de trabalho consciente da saúde, o que acaba tornando os trabalhadores mais felizes e produtivos. Quando os funcionários estão alimentando seus corpos com combustível, eles ficam mais enérgicos e alertas, e prontos para enfrentar suas listas de tarefas.

No entanto, às vezes todos nós precisamos de um estimulante. Doces, biscoitos e batatas fritas, embora não sejam as melhores opções alimentares, são ótimas guloseimas se consumidas com moderação.

Alimentação em ocasiões especiais

Ofereça à sua equipe passeios ou peça um bufê para ocasiões especiais. Aniversários, promoções, novas contratações e datas comemorativas são todos motivos de comemoração. A frequência dessas refeições da empresa é com você (e seu orçamento), mas não há certo ou errado. Seus funcionários não apenas apreciarão a refeição grátis, mas também terão a chance de se relacionar com seus colegas de trabalho e se conectar com você em um ambiente casual.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário