Passar sono faz mal, e só piora com o tempo. Não importa o quanto você lutar contra o sentimento de sono durante o dia, ele insistirá em  voltar. Aprender como melhorar o sono no trabalho irá te ajudar a encontrar as causas dessa sonolência e evitar que o sono acabe custando seu emprego. Sua vida está em jogo também, principalmente se você mexe com veículos ou máquinas pesadas durante o trabalho. E no longo prazo, o sono e as noites mal dormidas podem resultar em doenças graves, como obesidade, diabetes, e muitas outras.

Qualquer problema de sono que dure mais do que uma ou duas semanas precisa de uma consulta e orientação médica. As dicas aqui dadas são para aliviar um pouco o problema, de forma emergencial. Um médico especializado em medicina do sono é que poderá indicar, com certeza, as causas do seu sono, e te indicar um tratamento duradouro e adequado para sua insônia e sonolência.

Tome um café da manhã estimulante para atacar o sono

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Adotando uma alimentação saudável durante o café da manhã, você pode esperar uma mente mais alerta e corpo mais preparado ao longo de todo o dia. Tome nota de que o que você precisa não é apenas energia, mas energia que dura por um longo tempo. Por esta razão, você deve comer uma refeição que é uma combinação de carboidratos e proteínas. Enquanto os carboidratos acumulam energia, proteína vai te dar resistência. Tome uma vitamina de frutas com linhaça entre o café da manhã e o almoço para ajudar na próxima dica.

Almoce menos para ter menos sono

Fuja do fast food e dos pratos de pedreiro. Se você sente muito sono depois do almoço, significa que você está fazendo uma alimentação desregulada. Com um café da manhã saudável, você estoca comida de aumento de energia no início do dia, e a vitamina com linhaça entre o café e o almoço, vai ajudar a fazer a digestão dos nutrientes mais lenta, te dando uma sensação maior de saciedade. Assim, você acaba comendo menos no almoço, por estar com menos fome. Isso pode ser o pontapé inicial para começar a caprichar nas saladas e carnes magras para o almoço, pois esses ingredientes ajudam a manter o organismo funcionando bem e não “pesam” tanto na sonolência da tarde.

Cuidados com o sentir sono durante o trabalho

Se você é uma pessoa que fica sonolenta durante o trabalho, saiba que, com certeza, alguma coisa está errada no seu estilo de vida. Trate antes que fuja do controle. (Foto: www.thecherryshare.com)

Beba mais água durante o dia

A desidratação pode causar sonolência. Por isso, mantenha uma garrafinha de água com você todos os momentos do dia. Se você não é muito fã de beber água, esprema alguma fruta cítrica, como laranja ou limão, misture na água, coloque um pouco de adoçante e beba. Além de ter vitaminas, vai te motivar a se hidratar mais vezes durante o dia.

Quem canta o sono espanta

Músicas animadas, com letras motivadoras. Se você não pode cantar no trabalho, use um fone de ouvido e uma lista de músicas que te deixe de bom humor. Isso vai te ajudar a manter uma energia maior por mais tempo, além de ajudar na concentração.

Faça pausas no trabalho para tomar ar fresco

Andar e respirar ar fresco pode ajudá-lo a lutar contra a vontade de dormir. Não basta plantar-se em sua estação de trabalho ou ficar enfiado dentro de um armazém ou espaço confinado durante todo o dia. Saia e tome algum ar fresco. Isso deve estimular uma melhor circulação sanguínea, fazendo você se sentir mais desperto e ainda mais saudável. Faça um alongamento, enquanto estiver nesse intervalo, para ajudar seu organismo e te ajudar a afastar qualquer coisa negativa do trabalho.

Chicletes e balas sem açúcar para combater a sonolência

Se o ar fresco não combater a sonolência, você pode realmente precisar de hálito fresco. Sim, você leu certo. Porém, evite doces açucarados, para fugir das cáries.

Fuja do açúcar

Desconfie de lanches vendidos em fast food ou lanches pré-embalados. A maioria deles tem alto teor de açúcar. Enquanto você pensa que uma dose de açúcar pode mantê-lo acordado, seu efeito geralmente dura apenas meia hora. Então, procure alimentos mais nutritivos, como alimentos de grãos integrais, frutas, legumes e verduras. Iogurte natural também é uma boa pedida!

Distribua a cafeína durante o dia

Ao invés de tomar grandes quantidades de café por vez, vá com calma. Tome um copinho de manhã, um copinho antes do almoço, e um copinho depois do almoço. Assim, você distribui melhor essa dose de energia que muitos precisam para espantar o sono e melhorar a produtividade durante o dia.

Durma melhor

Se você acha que pode ir longe tendo apenas duas horas de sono, pense novamente. Enquanto um monte de truques acima podem funcionar bem com você, o truque mais eficaz ainda é o mais prático e básico: dormir o suficiente todas as noites, com uma cama confortável, travesseiros de qualidade e também com o acompanhamento médico e profissional adequado para sua saúde. Evite a balela de “8 horas de sono por dia”: cada pessoa é diferente, e o ciclo de sono de muitas pessoas gira entre 7 e 10 horas de sono para acordarem ativas.

Como você faz para melhorar seu sono no trabalho? O sono já te atrapalhou com seu chefe?

Um comentário para “Como fazer para passar o sono no trabalho?”

  1. Camila

    Muito bons esses truques para se manter atento e acordado no trabalho! Pessoalmente, eu bebo bastante água e chá e mastigo também chiclete. Tento me desconectar do computador pelo ao menos uma vez durante a manhã e a tarde por cinco minutinhos para dar uma andadinha pelo corredor. Volto pronta para afrentar o resto do dia!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)