Então as coisas não deram certo com o seu último trabalho. Acontece. Mas o que vai acontecer quando esse potencial novo empregador der uma ligação para seu antigo patrão?

Referências negativas de ex funcionário

Infelizmente, para o empregado, referências negativas são muito mais comuns do que se imagina. Cerca de metade das verificações de referências de trabalho terminam com comentários negativos sobre o funcionário.

Em um mundo perfeito, um empregador anterior simplesmente confirmaria as informações da carteira de trabalho, terminando com um feedback geral sobre o antigo emprego. Mas isso nem sempre acontece. Então, como você sabe se as referências estão prejudicando suas chances de caçar emprego? O seu antigo empregador pode falar negativamente de você?

Empregador pode falar mal de empregado

As referências negativas podem prejudicar suas chances de arrumar um emprego. Só que há um limite sobre como seu antigo empregador pode dar essas referências, e você precisa conhecer melhor esses limites para ter seus direitos garantidos. (Foto: www.fastcompany.com)

Como saber se seu antigo empregador está dando referências negativas sobre seu trabalho?

O sinal indicador mais comum é quando você está passando para a segunda fase de entrevistas de empregos e sem motivos aparentes, a oferta acaba, ou você não recebe nenhum feedback de seu emprego atual. Pode ser o seu currículo ou pode ser o mercado em si, mas se está acontecendo repetidamente, pode ser algo causado por uma referência negativa.

Quando um empregador chega ao fim do processo seletivo, ele começará a procurar razões para tirar alguém de sua lista. Se eles ouvirem algo que não é favorável sobre você, eles raramente darão ao candidato a chance de se explicar.

Isso pode deixá-lo em uma situação que você tenha que adivinhar quem é que está causando o problema. Há vários casos de antigos empregadores que dão uma referência escrita favorável e se contradizem mais tarde ao telefone. Se você suspeita que está recebendo más referências, remova a dúvida por verificar suas referências prévias diretamente com os antigos empregadores. Existem empresas especializadas, inclusive, para fazer verificações e ligando para os empregadores anteriores, pedindo para falar com supervisores ou profissionais de recursos humanos, solicitando referências.

Enquanto profissionais de RH são treinados para dar informações limitadas, não assuma que significa que as observações não podem ser prejudiciais a você. Um potencial empregador pode perguntar: “você recomendaria esse profissional?”, ou “é um profissional que merece uma oportunidade de emprego?” Mesmo se as respostas diretas forem evitadas, às vezes há pistas no tom de voz que podem arruinar suas chances de recontratação.

Ex-empregador não pode denegrir imagem de ex-empregado perante terceiros

Em alguns casos, uma referência negativa pode ser ilegal. Difamação do indivíduo, como algo como “eu não iria contratar esse cara nunca, ele é estúpido e incompetente”, é uma forma de calúnia e pode acabar levando o antigo empregador para responder perante a justiça.

A difamação está em fornecer informações falsas ou discriminatórias que prejudicam a reputação do indivíduo. O problema é que isso é um terreno muito subjetivo. Quando é uma avaliação honesta, sem ofensas pessoais, e críticas apenas ao trabalho, não é uma avaliação ilegal.

Se você acredita que seu antigo empregador está tentando interferir com a sua obtenção de um novo emprego, você também pode processar seu antigo empregador por perseguição. Porém, tenha em mente que esses casos são difíceis de provar. Você tem que mostrar que um empregador está ativamente tentando evitar que você arrume um novo emprego.

Denegrir imagem de ex funcionário: o que fazer quando isso acontece?

Denegrir, para esse tópico, não é apenas para situações ilegais. Estamos falando das situações legais também. Para referências negativas que não ultrapassam os limites legais, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com seu antigo empregador e perguntar por que eles estão dando referências negativas. Explore com esse antigo empregador a possibilidade dos próximos feedbacks que ele der para possíveis empregadores ser mais neutra, garantindo mais chances de emprego.

No caso de comentários negativos e que parte de análises objetivas da qualidade do trabalho e passam para ofensas pessoais, você deve entrar em contato com seu antigo empregador através de seu advogado, com um comunicado formal nomeando a pessoa que fez o comentário negativo, e sugerindo ao empregador anterior para evitar comentários pessoais. Esse tipo de contato funcionam a maioria das vezes para cessar comentários extremamente negativos.

O que fazer para evitar comentários negativos de empregador?

Você nunca deve pedir a um potencial empregador para não entrar em contato com um ex-supervisor, pois isto é um sinal vermelho na contratação. Como você está praticamente obrigado a fornecer suas informações, seja proativo antes de deixar um emprego e pergunte ao seu chefe o que ele ou ela iria dizer sobre isso. Se há questões não resolvidas, faça o possível para resolvê-las antes de sair de uma empresa

Referências tendem a dar a mesma informação repetidamente. Se você tem uma referência ruim, identifique-a o mais cedo possível para eliminar ou minimizar os danos para a sua carreira. Mas lembre-se que o antigo empregador ainda poderá informar análises objetivas sobre o seu tempo com ele, e isso não é nada ilegal.

Você já teve problema para arrumar um emprego por causa de más referências? Como foi lidar com isso? Você ainda se sente prejudicado por más referências?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)