Quando você pedir uma referência profissional, como você pede pela referência é realmente importante. Você precisa ter certeza de que a pessoa que está te recomendando para o emprego está disposta e é capaz de dar-lhe uma boa referência. Isso é muito importante, pois suas referências podem ser o que faz a diferença entre conseguir ou não um emprego.

Pedir referencia profissional: etiqueta!

A primeira coisa a saber é que você não deve dar o nome de alguém como uma referência sem a permissão dessa pessoa. É uma regra que deve ser estritamente respeitada. O indivíduo que está te dando uma referência precisa saber antes do momento em que eles possam ser contactados para uma referência profissional. Você deve conversar com ele também sobre as possíveis referências que serão dadas por ele.

Como funciona a referência profissional

A referência profissional é um dos seus cartões de apresentação em uma empresa. Só não espere ter uma carta branca para poder fazer qualquer coisa: uma referência profissional é sempre objetiva e sincera, incluindo seus defeitos. (Foto: teaching.monster.com)

Referências profissionais e pessoais: como pedir?

Você pode pedir uma referência por telefone, e-mail, carta, ou até pessoalmente. E-mails ou cartas são as melhores formas de pedir uma referência profissional ou pessoal porque se a pessoa não estiver confortável em te recomendar, será mais fácil para ela escrever do que falar pessoalmente.

Quando você pede por uma referência, não basta pedir “você poderia me dar uma referência?” ou “você poderia escrever uma carta de referência para mim?” Em vez disso, pergunte: “você conhece o meu trabalho bem o suficiente para me dar uma referência?”, ou “você se sente confortável me dando uma referência profissional”, ou “você acha que poderia me dar uma boa referência?” Desta forma, quem for te referenciar tem uma orientação se eles não acreditam que podem fornecer uma boa referência, eles poderão recusar.

Checagem de referência profissional

Quando a pessoa a quem você está pedindo uma referência responde positivamente a uma oferta para fornecer uma cópia atualizada de seu currículo, compartilhe seu currículo profissional e perfil em redes sociais profissionais, se você tem um, para fornecer informações sobre suas habilidades e experiências relevantes sobre seu histórico de emprego e as competências relevantes. Peça também um número de contato ou email para que os entrevistadores tenham como fazer uma checagem da sua referência profissional.

Perguntas para a referência profissional

É fácil solicitar uma recomendação, mas você precisa fazer as perguntas certas para confirmar essa boa referência. Quando você solicita uma recomendação profissional, peça a uma pessoa sobre a recomendação, e como elas vão te referenciar. Dessa forma, eles tem uma oportunidade de dizer se podem dar a referência, se são proibidas pelas políticas da própria empresa de dar referências, ou não se sentem conhecedoras o suficiente para recomendar o seu trabalho.

As perguntas para a referência profissional que devem ser respondidas, preferencialmente com números e dados para comprovar as afirmações, devem seguir mais ou menos nessa linha:

  • Qual o cargo ocupado na empresa e promoções que o profissional recebeu
  • Quais foram os motivos que levaram a contratação do profissional e promoções
  • Motivos para demissão (caso houver)
  • Eficiência nos diferentes cargos ocupados na empresa, preferencialmente com dados para comprovar
  • Quantas pessoas trabalhavam sob sua liderança ou no seu departamento
  • Pontos fracos profissionais
  • Pontos fortes do relacionamento social e integração na equipe
  • Conclusão com recomendação para o cargo solicitado

Pode haver mais perguntas específicas, e você deve complementar o pedido de referência profissional guiando quem for dar a referência a quais perguntas ela deve responder, obrigatoriamente.

Como pedir referências profissionais: por telefone pode?

Todo o guia acima vale também para quem está contratando. As referências devem ser respondidas em detalhes, e as mesmas perguntas feitas pelo possível futuro empregado a quem vai dar a referência devem ser repetidas, para confirmar as informações.

Não há nada de ilegal ou incorreto ao pedir referências profissionais. O que não pode acontecer é quem dar a referência ofender ou denegrir a imagem da pessoa que pediu a referência, pois isso é crime. A pessoa pode falar mal do profissional citando dados e situações profissionais, nunca críticas pessoais ou subjetivas. Afirmações como “o profissional tem um temperamento difícil”, podem ser aceitas.

Quantas referências profissionais pedir?

Em média, os empregadores esperam uma lista de três referências. Tenha pelo menos três ou quatro referências prontas para recomendar. A referência extra deve ser bem acessível, e usada apenas no caso do futuro possível empregador não conseguir entrar em contato os outros em tempo hábil.

Crie uma lista de referências profissionais

Depois de ter suas referências definidas, crie uma lista de referência com nomes, cargos e informações para cada uma das suas referências, facilitando o contato. Imprima a lista e leve para suas entrevistas, além de para enviar para os empregadores que solicitam por referências.

Você tem referências profissionais? Quais? Como você fez para obter suas referências? Como você administra as referências profissionais?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)