A capacidade de assumir riscos ao sair da sua zona de conforto é a principal maneira pela qual crescemos. Mas muitas vezes temos medo de dar o primeiro passo. Na verdade, as zonas de conforto não são realmente sobre o conforto, são sobre o medo. E você deve quebrar as correntes do medo para sair dela. Uma vez que você faz isso, você aprenderá a desfrutar do processo de correr riscos e crescer pessoalmente e profissionalmente.

Pode parecer baboseira de auto ajuda, mas não é. Há ciência por trás de sair da zona de conforto, e isso se torna cada vez mais uma necessidade no ambiente altamente competitivo em que vivemos. Portanto, vamos dar as dicas essenciais para que você saia da zona de conforto e comece a conquistar novos horizontes.

Sair da zona de conforto começa por conhecer o que está fora dela

Em outras palavras: quais são as coisas que você acredita que valem a pena, mas tem medo de se fazer por causa do potencial de desapontamento ou fracasso? Desenhe um círculo e escreva essas coisas fora do círculo. Este processo não só permitirá que você identifique claramente seus desconfortos, mas também seus confortos. Escreva os confortos identificados dentro do círculo, que são coisas que você já faz rotineiramente, sem ter que se preocupar muito com o sucesso ou fracasso.

Aprender como sair da zona de conforto é tornar claro o que você quer superar

Pegue a lista de desconfortos e aprofunde-a. Lembre-se, a emoção primária que você está tentando superar é o medo. Como esse medo se aplica de forma exclusiva a cada situação? Seja muito específico. Você tem medo de se aproximar das pessoas e se apresentar em situações sociais? Por quê? É porque você está inseguro sobre o som de sua voz? Você está inseguro sobre sua aparência? Ou, você tem medo de ser ignorado? Anote tudo para poder ter um guia visual do que precisa ser superado.

Para sair da zona de conforto é essencial sentir conforto com o desconfortável

Uma maneira de sair da sua zona de conforto é expandi-la, literalmente. Faça como objetivo evitar fugir do desconforto. Por exemplo, pense no tema de conhecer pessoas em ambientes sociais. Se você começar a se sentir um pouco em pânico quando conversar com alguém que acabou de conhecer, tente ficar com ela um pouco mais do que você faria antes de se retirar para sua zona de conforto. Se você permanecer tempo o suficiente e praticar com bastante frequência, a situação começará a ficar menos desconfortável.

Saindo da zona de conforto

Sair da sua zona de conforto e assumir mais riscos é um passo importante rumo a novos objetivos e conquistas na carreira. (Foto: 1213)

Para sair da zona de conforto, veja tudo como um aprendizado

Muitos de nós temos tanto medo do fracasso que preferimos não fazer nada do que dar uma chance aos nossos sonhos. Comece a tratar o fracasso como uma oportunidade. O que você aprendeu com a experiência? Como você pode levar essa lição para sua próxima aventura e aumentar suas chances de sucesso?

Dê pequenos passos para sair da sua zona de conforto

Não tente sair de sua zona de conforto com grandes saltos, pois provavelmente você irá se sobrecarregar e voltar para ela. Dê pequenos passos em direção ao medo que você está tentando superar. Se você quiser falar em público, comece por aproveitar todas as oportunidades para falar com pequenos grupos de pessoas. Você pode até praticar com familiares e amigos.

Conviva com tomadores de riscos para sair da zona de conforto

Não há substituto para esta etapa. Se você quiser se tornar melhor em alguma coisa, você deve começar a sair com as pessoas que estão fazendo o que você quer fazer e começar a emulá-las. Quase inevitavelmente, sua influência começará a afetar o comportamento.

Seja honesto consigo mesmo quando você está tentando criar desculpas

Não diga que você simplesmente não tenho tempo para certas atividades agora. Em vez disso, seja honesto e diga que tem medo de fazer tal atividade. Não crie desculpas, apenas seja honesto. Você estará em um lugar melhor para confrontar o que realmente está incomodando você e aumentará suas chances de avançar para conquistar novos e eficientes hábitos.

Identifique como sair da zona de conforto irá beneficiar você

O que a capacidade de falar em público fará para o seu crescimento pessoal e profissional? Mantenha esses benefícios potenciais em mente como motivações para impulsionar o medo. Novamente, use um papel para escrever esses benefícios e tenha um lembrete visual do que você está tentando conquistar.

Não se leve muito a sério na superação da zona de conforto

Aprenda a rir de si mesmo quando comete erros. A tomada de riscos envolverá inevitavelmente falhas e contratempos que, às vezes, prejudicam toda sua motivação. Aproveite o processo de pisar fora de seus limites seguros. Aproveite a diversão de descubra coisas sobre você que talvez você não conhecesse antes. Tudo isso vai melhorar aspectos na sua vida que você sequer imaginava existirem.

Como você fez para sair da zona de conforto? Quais passos seguiu para conquistar novos horizontes?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)