Dos CEOs aos bombeiros até pilotos de corrida, a capacidade de manter a calma em uma situação difícil pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. A pesquisa mostrou que a mente funciona melhor quando está em um estado moderado de excitação (não muito estressada, mas também não muito calma). Então, como as pessoas bem sucedidas ficam calmas sob pressão?

As pessoas que aprendem como manter a calma em situações difíceis permanecem positivas

Ter uma atitude negativa sobre os desafios que você enfrenta é uma ótima maneira de causar uma avalanche e se sentir sobrecarregado. Olhe para os obstáculos como oportunidades para aprender e tarefas difíceis como chances de mostrar ao mundo (e especialmente ao seu chefe) do que você é feito. Esteja confiante em sua capacidade de superar qualquer obstáculo à frente.

Pessoas calmas em situações difíceis evitam a cafeína.

A última coisa que você precisa quando você tem muito para fazer é um excesso de cafeína no seu sistema. A cafeína só estimulará as áreas do seu cérebro que estão fazendo com que você se sinta sobrecarregado, em primeiro lugar. Opte pela água em vez disso. Se estiver com sono, mascar um chiclete pode ter o mesmo efeito de tirar seu cansaço.

Em situações difíceis, quem quer manter a calma faz piadas

Se você se encontrar no pit stop de uma corrida, é provável que os pilotos estejam brincando uns com os outros e sobre os perigos iminentes que enfrentam diariamente. Não é que eles não sentem medo; é que eles conseguem aliviar o medo e a tensão através do humor. O riso libera hormônios que acalmam e permitem que você fique no controle.

Como ser mais calmo

Manter a calma durante situações difíceis é uma habilidade importante que deve ser praticada para obter os melhores resultados. (Foto: Tiny Buddha)

Pessoas calmas identificam o estressor.

Identificar exatamente está fazendo você se sentir estressado é o primeiro passo para superar esses sentimentos. Ser capaz de identificar o inimigo permite que você descubra quais são suas fraquezas e qual dos seus pontos fortes é mais provável que seja útil em qualquer situação. Assim como com uma criança que tem medo do escuro, as coisas nunca são tão assustadoras quando você as entende perfeitamente.

Pessoas calmas em situações difíceis se dão um tempo para pensar

Tomar o tempo para se afastar de uma situação e relaxar pode ajudá-lo a reorientar seus pensamentos e ver as coisas com mais clareza. Dê uma volta, leia um livro ou assista a um filme. Apenas faça algo para tirar a cabeça da situação que está fazendo você se preocupar. Você será muito mais eficaz na resolução de problemas, uma vez que você tenha tomado tempo para refrescar sua mente.

Pessoas calmas reformulam a situação

Depois de tomar o tempo para pensar, você pode ter uma perspectiva completamente diferente em uma situação difícil. Abrace novas formas de pensar e veja problemas de todos os lados. Você pode perceber que você estava, de fato, tentando escalar o penhasco da montanha em vez de fazer a trilha mais fácil.

Pessoas calmas sempre fazem um plano

Depois de entender completamente o que você enfrenta, você pode desenvolver um plano passo a passo para chegar ao seu objetivo. Uma tática que as pessoas bem-sucedidas usam é pensar sobre o objetivo final que estão trabalhando e identificando cada passo que precisam alcançar no caminho para atingir o objetivo final. A partir daí, é fácil determinar quando cada etapa precisa ser completada para permanecer na pista certa. Nada ajuda você a ficar calmo como um plano claro de ataque.

Pessoas calmas dormem o suficiente

Só porque você tem prazos para os trabalhos e as pessoas para impressionar não significa que você possa sacrificar o sono para chegar lá. Não só perder o sono prejudicará a sua saúde, como vai acabar tornando-se geralmente menos eficaz. Uma mente cansada é aquela que não consegue pensar com clareza e é difícil ficar calmo quando você está vivendo com o cansaço mental. Só podemos aprender e adaptar quando estamos descansados.

Pessoas calmas pedem ajuda

Ter medo de pedir ajuda é uma maneira segura de se sentir sobrecarregado. Sentindo-se sobrecarregado é ruim o suficiente sem se sentir sozinho também. Aproveite as pessoas da sua rede que possuem habilidades e conhecimentos que você não tem. Na maioria das vezes, as pessoas estão felizes em ajudar da maneira que puderem. Sentindo-se como uma pessoa sempre apoiada é garantia de melhores chances de sucesso.

Pessoas calmas se preparam mentalmente

Antes de os projetos começarem, as pessoas bem sucedidas treinam seus cérebros para manter a calma quando a pressão está forte. Ela vem naturalmente com experiência, mas você também pode trabalhar com isso. Jogue jogos que incentivem a flexibilidade mental sob um limite de tempo. A Internet está cheia de quebra-cabeças e jogos que podem ajudar a manter o seu cérebro em forma de ponta e pronto para os próximos desafios.

Deixem nos comentários suas dúvidas!

Marcadores:

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)