Um teste psicotécnico revela personalidade e aptidão de uma pessoa. Os testes psicométricos são geralmente administrados durante um processo de contratação, mas são famosos também nos testes que avaliam os futuros condutores no Brasil. Focando nos testes do mercado de trabalho, o objetivo do empregador é encontrar futuros colaboradores que adquirem características de personalidade específicas. Perguntas sobre o teste psicométrico geralmente envolvem aquele que faz o teste usar o pensamento crítico. O examinado deve responder às perguntas de forma honesta ao completar o teste. As respostas ao teste psicométrico são analisados ​​por uma pessoa treinada, capaz de analisar os dados e dar um resultado bem próximo da realidade.

Compreenda a finalidade de um teste psicométrico

Um teste psicométrico dado pelo empregador é geralmente sob a forma de um teste de personalidade e prova de aptidão. Durante uma entrevista, muitos empregadores não são capazes de recolher todas as informações que eles querem saber sobre o candidato. Um teste psicotécnico ajuda os empregadores a aprender mais sobre os potenciais candidatos. O teste de personalidade vai dar uma visão empregador sobre a personalidade e características do candidato. A prova de aptidão avaliará a capacidade de uma pessoa para realizar tarefas de trabalho.

Algumas estratégias podem te ajudar a passar mais fácil nos testes.

Pesquise e entenda melhor os exames psicotécnicos

Procure testes psicométricos práticos na internet com o objetivo de obter conhecimento sobre o exame. Rever a prática de aptidão e testes de personalidade online pode ajudar um candidato a aliviar a ansiedade do teste por saber o que esperar dos exames e assim, te ajudar a ter um melhor resultado.

Funcionamento da mente

O psicotécnico tenta compreender um pouco do funcionamento da mente humana, dando respostas objetivas sobre elementos subjetivos de nossa psique. (Foto: blog.theworksrec.co.uk)

Complete dois ou três testes psicométricos práticos

Absorva as perguntas do teste e responda honestamente. O candidato ao teste psicotécnico deve usar o tempo dado para refletir sobre as perguntas e respostas para saber mais sobre si mesmo. Testes usam normalmente uma escala, com escolhas graduais para perguntas e afirmativas, tais como a escala concordo plenamente, concordo, neutro, discordo ou discordo totalmente como uma resposta a uma pergunta do teste. Exemplos de questões de personalidade são “Eu gosto de conhecer novas pessoas” ou “Eu às vezes cometo erros”. “Você pode terminar uma tarefa que você começa” seria um exemplo de uma questão de aptidão.

Não se estresse sobre fazer o teste psicotécnico

Não há respostas certas ou erradas para os testes de personalidade. As únicas respostas erradas são as respostas falsas. O empregador irá perceber se as respostas foram fabricadas para a resposta perfeita ou os resultados dos testes.

Faça o teste psicotécnico e responda honestamente

As respostas do teste irão revelar uma representação da personalidade do candidato. Como estamos falando de critérios subjetivos, não existe uma regra que irá te ajudar a passar ou não em um teste psicotécnico. A calma e a sinceridade serão suas armas para sua aprovação no psicotécnico e conseguir a vaga sonhada no emprego.

Um comentário para “Como passar no teste psicotécnico?”

  1. Benedito Irivaldo Vado de Souza Souza

    Foi uma leitura muito gostosa e interessante…alem dos esclarecimentos da importancia do exame psicotécnico o melhor foi que me preparou e me encheu de calma para o teste…meus agradecimentos…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)