Como passar no concurso da CGU?
A Controladoria Geral da União (CGU) é uma agência do governo federal encarregado de ajudar o presidente da República em questões do ramo executivo relacionado à defesa de ativos públicos e aprimoramento da transparência da gestão por meio de atividades de controle interno, auditorias públicas, medidas corretivas e disciplinares, prevenção de corrupção e combate e coordenando as atividades do controlador.
A CGU também é responsável por supervisionar tecnicamente todos os departamentos que compõem o sistema de controle interno, o sistema disciplinar e as unidades do ramo executivo federal do controlador, fornecendo orientação normativa conforme necessário.
Leia também
- Concurso da Polícia Penal: matérias e conteúdo da prova!
- O que estudar pro concurso do Banco do Brasil e da CAIXA?
Dentro da estrutura da CGU, há diversos servidores púbicos, geralmente da área do direito, mas há concursos para mais áreas.
Vamos entender um pouco sobre o Concurso da CGU e as dicas para passar com sucesso.
Concurso CGU: entendendo a agência do governo
O Controlador Geral é uma posição crítica no governo, porque é responsável por rastrear a eficácia das políticas de gastos. O controlador geral relata as descobertas da CGU ao Congresso. O Controlador Geral pode ser considerado o diretor financeiro (CFO) dos órgãos públicos.
Rotina de estudos para o concurso da CGU
Para passar em um concurso, mais importante até do que saber todas as matérias é desenvolver uma rotina de estudos clara para a prova.
1. Analise seus hábitos de estudo e estilo de aprendizado
Pense no que funciona e o que não funciona para você. Você pode estudar por longos quarteirões de tempo uma ou duas vezes por semana, ou é mais eficaz se estudar todas as noites por trinta minutos? Você é mais produtivo em uma determinada hora do dia? Você mantém o material melhor se estudar um assunto imediatamente após a aula ou precisar de uma pausa primeiro?
2. Avalie sua programação atual e gerenciamento de tempo
Use uma agenda digital ou em papel para bloquear todos os seus compromissos permanentes, incluindo aulas, trabalho e atividades extracurriculares. Isso permitirá que você verá quanto do seu tempo já é falado e a que horas você tem disponível para estudar.
Se sua programação deixar pouco espaço para estudar, pode ser necessário avaliar o que você pode reduzir ou como pode reorganizar sua programação para ter mais tempo aberto para estudar.
3. Planeje quanto tempo você precisa estudar para cada matéria
Antes de escolher um concurso, você poderá acessar o conteúdo de editais anteriores, descobrindo as matérias para estudar. Instrutores de cursos para o concurso da CGU fornecerão programas para as aulas que você está fazendo.
Os programas geralmente incluem as datas de quaisquer exames ou projetos importantes. Você pode usá-los como guias para calcular quanto tempo reservar para cada classe, pois alguns cursos podem ser mais intensivos que outros.
Também ajudará você a agendar suas sessões de estudo para garantir que você tenha tempo suficiente para concluir todas as suas tarefas e se preparar para os exames.
4. Desenvolva uma programação
Agora que você entende quanto tempo precisa para estudar e quanto tempo você tem disponível, pode agendar suas sessões de estudo. Adicione suas sessões de estudo ao seu calendário como quaisquer outros compromissos. Isso garante que você se lembre que este é o tempo reservado especificamente para o estudo.
Planeje qual assunto você estudará em que dia, para garantir que você dedique tempo suficiente a cada assunto. Por exemplo, segundas e quintas -feiras podem ser reservadas para matemática, enquanto as terças e sextas -feiras podem ser dedicadas ao inglês.
Se sua agenda estiver ocupada, talvez seja necessário ser um pouco flexível e criativo para encontrar tempo para estudar. Por exemplo, se você viajar para a escola via transporte público, poderá usar esse tempo para leitura. Ou talvez seu trabalho permita que você estude quando não estiver ocupado.
5. Avalie seu calendário semanal
Identificar seus objetivos de aprendizado para cada classe ajudará você a determinar quanto tempo você precisa gastar estudando. No início do termo, pense no que você deseja realizar em cada matéria. Talvez você queira dominar uma habilidade específica ou melhorar sua nota em simulados. Esses são objetivos abrangentes para ajudar a motivá-lo durante o período.
Então, no início de cada semana, determine por que você precisa estudar e o que planeja realizar em cada sessão de estudo.
Embora seja tentador pular sua sessão de estudo quando a prova da CGU estiver distante, você reduzirá seu tempo de preparação de testes futuros lendo com antecedência e se preparando para palestras.
6. Atenha-se à sua programação
Um plano de estudo funciona melhor quando é seguido de forma consistente. Você deve tentar desenvolver um plano de estudo que possa seguir para a duração de cada termo. Você precisará ajustar seu plano conforme necessário quando mudar suas classes a cada termo. Lembre-se, o mais importante é manter o seu plano.
O que estudar para o edital do concurso da CGU?
Perceba que você pode fazer mais de um concurso da CGU para diferentes áreas, sendo não apenas o nível médio mas também o nível superior, tanto especializado quanto generalista.
Cargo de nível médio – Técnico federal de finanças e controle:
- Língua portuguesa
- Noções de administração geral
- Noções de administração financeira e orçamentária
- Raciocínio lógico-quantitativo
- Noções de tecnologia da informação
- Noções de direito administrativo:
- Língua inglesa
- Noções de direito constitucional
- Controladoria-Geral da União: organização, competências e sistemas estruturantes
Cargo de nível superior – Auditor federal de finanças e controle:
- Fundamentos de auditoria governamental
- Direito constitucional
- Língua portuguesa
- Língua inglesa
- Controladoria-Geral da União: organização, competências e sistemas estruturantes
- Administração financeira e orçamentária
- Administração pública e políticas públicas
- Direito administrativo
Conhecimentos especializados em auditoria e fiscalização:
- Finanças públicas
- Auditoria governamental e controle interno
- Avaliação de políticas públicas
- Contabilidade aplicada ao setor público
Conhecimentos especializados em correição e combate à corrupção:
- Direito civil e processual civil
- Direito empresarial
- Direito penal e processual penal
- Direito administrativo sancionador
Conhecimentos especializados em tecnologia da informação
- Infraestrutura tecnológica
- Segurança da informação
- Desenvolvimento de sistemas:
- Bancos de dados
- Ciência de dados
Conhecimentos especializados em contabilidade pública e finanças:
- Contabilidade aplicada ao setor público
- Auditoria governamental
- Finanças
- Estatística
- Análise de demonstrações financeiras
Sugerimos que você dedique seu tempo igualmente para as matérias acima. E o edital geralmente destaca os livros e publicações para estudar as matérias. Online, você poderá encontrar vários simulados e provas antigas para praticar. A cada novo simulado, você terá um feedback do que precisa melhorar, e poderá estruturar suas horas de estudos para isso.
Esperamos ter te ajudado nos estudos para o concurso da CGU. Caso precise de ajuda, deixe nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como escolher um curso preparatório para concursos públicos?
Como passar no concurso da Polícia Federal?
O que significa homologar em um concurso? Qual o prazo?
10 materiais de concurso que todo concurseiro precisa ter