Auto sabotagem: o que é? Como evitar?
Embora pareça surpreendente, algumas pessoas minam suas próprias boas intenções e objetivos de longo prazo. A auto-sabotagem ocorre quando as pessoas impedem seu próprio sucesso.
Quando as pessoas tomam essas etapas destrutivas, seu comportamento prejudicial pode impactar negativamente quase todas as partes de suas vidas, incluindo seus relacionamentos e carreira.
Por que as pessoas entram em um ciclo da auto sabotagem?
As pessoas frustram seu progresso por várias razões. Eles podem consciente ou inconscientemente cometer atos de auto-sabotagem
Leia também
- Como lidar com pessoas que sempre são do contra?
- Como se tornar um analista comportamental? O que faz?
As causas variam de questões infantis a efeitos anteriores do relacionamento. Outras razões para esse tipo de comportamento destrutivo variam de baixa auto-estima e problemas de enfrentamento a problemas com dissonância cognitiva, que serão explicados abaixo.
Auto-sabotagem consciente e inconsciente
Pessoas que auto-sabotagem podem estar cientes de suas ações. Por exemplo, alguém que está acima do peso e, de uma dieta, pode sabotar conscientemente seus bons esforços, comendo uma caixa de sorvete inteira.
Ou eles podem inconscientemente agir. Uma pessoa perde um prazo de trabalho. Na superfície, parece que ele estava atrasado. Mas a verdade é que ele tem medo do fracasso. Ele se auto-sabotam perdendo a data de entrega, assim, ele frustra seu objetivo de subir na empresa.
Infância difícil e auto sabotagem
Crescer em uma família disfuncional pode contribuir para seus atos de auto-sabotagem. Sem um estilo de anexo seguro, você pode ter um estilo de fixação ambivalente ou evitado. Nosso engajamento mais antigo com os cuidadores afeta a maneira como nos conectamos a outras pessoas.
Se seus pais lhe disseram que você nunca chegará muito longe, talvez você se prejudique para ficar aquém.
Dificuldade em relacionamentos e a auto sabotagem
Se você é constantemente colocado você constantemente, você ainda pode se sentir vulnerável. Talvez eles tenham dito que estavam perdendo tempo tentando avançar com alguém como você.
Agora você está em um ótimo relacionamento, mas trai seu parceiro. Ou termina sem motivo. Você não se sente bem o suficiente ou teme se machucar novamente.
Com base em um estudo recente sobre auto-sabotagem, psicólogos especializados em relacionamentos românticos identificaram as principais questões para a prevalência de auto-sabotagem em relacionamentos românticos.
Os motivos incluíam estilos de apego inseguros, baixa auto-estima, medo de se machucar, medo de compromisso, crenças do relacionamento prejudiciais e problemas de enfrentamento quando se trata de assuntos do coração.
Baixa autoestima e auto sabotagem
Pessoas com auto-imagem negativa e baixa auto-estima são especialmente vulneráveis à auto-sabotagem. Eles se comportam de maneiras que confirmam crenças negativas sobre si mesmas. Portanto, se eles estão próximos de ter sucesso, ficam desconfortáveis.
Disseram a eles a vida toda que falharão. Ou às vezes eles se diziam a vida toda que falhariam.
Dissonância cognitiva e auto sabotagem
Pessoas que mostram esse comportamento lutam contra a dissonância cognitiva ou o desconforto mental que você pode ter segurando duas ideias conflitantes ao mesmo tempo. Os seres humanos gostam de ter consistência entre suas crenças e ações.
Por exemplo, você está se casando com alguém ótimo, mas vem de uma família disfuncional. Seu pai saiu e sua mãe passou de um relacionamento abusivo para outro. Você, portanto, não acredita em um casamento estável e amoroso. No entanto, você continua planejando o casamento e envia convites.
Aqui está um exemplo relacionado ao trabalho: você está prestes a conseguir um ótimo cliente e ganhar mais dinheiro do que nunca. Em vez de fazer o que é preciso para se impulsionar, você se segura porque não se sente digno.
Então, você fica bêbado na noite anterior à reunião do cliente e sente falta inteiramente. Em vez de seguir em frente, você toma ações para estragar tudo por si mesmo.
A auto-sabotagem pode levar a lutas crônicas com comida, licor, drogas, jogos de azar e lesão por si mesmo. Esse comportamento destrutivo também pode retirar as pessoas de sua motivação e deixá -las ansiosas.
Formas de auto sabotagem
Os profissionais de saúde mental identificaram maneiras comuns pelas quais as pessoas sabotam. Três maneiras fáceis de identificar incluem procrastinação, perfeccionismo e auto-medicação.
1. Procrastinação
Pessoas que se auto-sabotagem frequentemente procrastinam. A procrastinação é uma maneira de mostrar aos outros que você nunca está pronto e adiou um bom resultado. É porque as pessoas temem decepcionar os outros, fracassar ou ter sucesso.
2. Perfeccionismo
Segurar-se a um padrão impossível causará atrasos e contratempos. Embora pareça uma estratégia positiva buscar as coisas como planejadas sem problemas, o perfeccionismo dificulta o sucesso.
Quando algo dá errado, como inevitavelmente, os perfeccionistas são desfeitos. Eles acabam se sentindo envergonhados. Propenso à depressão, eles sentem que estão decepcionando todos.
3. Auto-medicação
Para lidar com a constante batalha entre querer ter sucesso e o roteiro que toca em seus cérebros dizendo que não pode ser, muitos se acalmam através de drogas, álcool e lesão por si mesmo.
Como parar de se auto sabotar?
Se você está trabalhando com um terapeuta ou conselheiro, seu melhor conselho é procurar orientação para eles. Se você deseja algumas dicas sobre como interromper esse comportamento negativo, aqui estão algumas coisas que você deve considerar para impedir que você cause mais danos.
1. Examine as causas raiz
Procure padrões em sua vida. Você foi propenso a frustrar seus bons esforços repetidamente? Esses atos ocorreram antes de você ter sucesso ou quando estava perto de alcançar seus desejos pessoais?
Como mencionado, esse comportamento pode resultar da infância. Alguns pais, ou não sabem que não têm melhor ou com medo de que seus filhos fiquem desapontados, dizem aos filhos para não pensarem em grande. Talvez eles tenham dito: “Quem é você para acreditar que pode ir para a faculdade? Você precisa trabalhar como o resto de nós”.
2. Pare de procrastinar
Comportamento comum exibido por aqueles que auto-sabotagem são a procrastinação. Se você continuar adiando algo o que é importante para você, pode ser mais fácil emocionalmente do que alcançar uma meta que lhe disseram que você nunca alcançaria.
A incompatibilidade entre onde você está e o que foi perfurado em sua cabeça por anos pode causar desconforto incrível. Então, você se auto-sabota.
Foi realizado um estudo recente sobre a procrastinação dos alunos em ambientes acadêmicos. Os cientistas encontraram um fator comum na procrastinação envolveu uma falta de auto-regulação. Isso se deve ao fato de os estudantes terem um grande grau de liberdade, tentações e distrações e longos prazos.
Influência de pares ou fatores sociais também influenciaram a procrastinação. Finalmente, a falta de habilidades na área de habilidades de estudo também contribuiu para a procrastinação.
2. Pare de olhar apenas para o quadro geral
Quando você atira em algo grande, como se tornar um dos principais vendedores onde você trabalha, um gol gigante pode parecer esmagador.
Para evitar atos de auto-sabotagem, não fique pendurado em minúcias. Aqueles que se auto-sabotam às vezes perdem muito tempo com detalhes sem importância.
Outro exemplo: se você está tentando ficar saudável, não tome decisões para tudo ou nada. Não jogue a toalha se perder a academia uma semana. Comece de volta na próxima.
Faça pequenas mudanças incrementais e age sobre elas lentamente. Dessa forma, você pode impedir que sua mente sabotagem pisque o freio. Tome mais ações pequenas que não o atrapalham.
3. Pare de pensar de forma perfeccionista
Pessoas auto-sabotadas são frequentemente perfeccionistas. Talvez você pense demais em todos os detalhes, e tudo deve estar certo.
Procure lutar pela excelência, não à perfeição. Faça pequenas melhorias e observe o progresso no caminho para alcançar o objetivo desejado.
É preciso trabalho para a auto-sabotagem acontecer
Esse comportamento negativo é demorado e exige muito trabalho. Pesquisas recentes mostram que a auto sabotagem exige muitos recursos.
As pessoas tendem a mais se prejudicarem não quando estão cansadas, mas quando tem pico de recursos cognitivos à sua disposição. Portanto, é preciso muita energia para continuar esse comportamento.
Como saber se você está se auto sabotando?
Se você acha que você se auto-sabota, pergunte a si mesmo:
Seu comportamento está alinhado com seus objetivos?
Caso contrário, o que está impedindo você de tomar medidas para realizar seus sonhos?
Seu comportamento está alinhado com os valores que você acredita atualmente?
Caso contrário, o que está impedindo você de tomar ações alinhadas com esses valores?
Você sente desconforto ou desconforto quando progride? Se sim, cavar mais fundo:
Esse desconforto é baseado no que os outros lhe disseram que limitaram suas aspirações?
Esse desconforto é baseado no medo do fracasso e na preocupação de parecer tola?
Esse desconforto é baseado no medo do sucesso?
Você está preocupado em alcançar mais do que pensou ser possível?
Se você faz melhor ou conseguir mais, acredita que o sucesso é mais do que merece?
Tratamento para a auto-sabotagem
Aqueles que auto-Handicap podem ter dificuldade em regular suas emoções e comportamentos. A desregulação comportamental e a desregulação emocional são frequentemente causadas por trauma ou negligência infantil. Essa desregulação pode promover reações prejudiciais.
Pessoas que se auto-sabotagem podem encontrar ajuda para vários problemas, incluindo abuso de álcool e drogas, compulsão alimentar, explosões raivosas e auto-mutilação.
As seguintes terapias também ajudaram aqueles que se auto-sabotagem:
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) usa técnicas eficazes para aliviar as distorções cognitivas. O uso dessas técnicas ajuda a substituir padrões de pensamento negativos e melhorar seu bem-estar geral.
A terapia comportamental dialética (DBT) funciona bem em problemas que envolvem emoções intensas. Isso pode abranger comportamentos impulsivos, problemas de controle de impulso e dificuldades para se dar bem com outras pessoas. Você aprenderá a regular melhor suas emoções com esse método.
Como você se trata? Quais estratégias usa para evitar a auto sabotagem?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como lidar racionalmente com suas emoções no ambiente de trabalho?
Empregado bom mas irresponsável: o que fazer neste caso?
Como lidar com pessoas manipuladoras no trabalho?
O que são valores pessoais? Exemplos!