Muitas empresas querem saber como acompanhar o horário dos funcionários sem enlouquecer. Há tantas coisas para acompanhar, e com mais regulamentações acontecendo diariamente no setor, não é de admirar que a equipe da folha de pagamento e os recursos humanos estejam sobrecarregados. Ausências de funcionários e horas extras acidentais são as maiores dores de cabeça para os responsáveis ​​pela manutenção dos horários.

Ponto manual: ate quantos funcionários?

O controle de ponto é recomendável para todas as empresas. Legalmente, no entanto, o controle de ponto só é obrigatório para empresas que tem a partir de 20 funcionários. O método de controle de ponto pode ser manual, mecânico ou eletrônico, desde que sigam às portarias e regulamentações que existem sobre o uso destes métodos de registro de ponto.

Registro de ponto manual

Você pode seguir o caminho antiquado de escrever tudo. Lembre-se de que pode ser um grande trabalho manter manualmente um registro preciso que cubra cada funcionário. Com esse sistema, você também precisa considerar quem será o responsável por anotar os horários. Os funcionários são confiáveis para anotar seus horários? É praticamente desnecessário dizer que o sistema de “honra” está cheio de brechas e oportunidades convenientes para as mentiras brancas em benefício dos funcionários.

Outro problema que ocorrem com o registro manual de horas em uma planilha ou folha de ponto é a legibilidade. Dependendo do escritor, às vezes as pessoas podem até achar difícil ler seus próprios textos quando retornam a ele. E folhas de ponto não podem ter rasuras, o que pode significar que um funcionário pode ter de reescrever todo o ponto.

Registro de ponto

Monitore o horário de trabalho dos funcionários com as ferramentas apropriadas para evitar problemas. (Foto: Timely)

Ponto mecânico

O ponto mecânico faz marcações mecânicas, seja através de marcações com furos em papéis ou a impressão em um registro de ponto. Este tipo de ponto está caindo em desuso por conta dos custos de manutenção e propensão a erros, mas ainda podem ser um método prático e mais rápido do que o método manual.

Ponto eletrônico no trabalho

Um método popular usado por grandes empresas e corporações é o uso de um crachá de identificação de funcionário, seja esta tecnologia Rf-ID ou um código de barras. Até mesmo dados bio-métricos, como impressões digitais e digitalizações de retina, podem ser usados ​​para funcionários em pontos eletrônicos. Na maioria das vezes, esses sistemas sofisticados são configurados para enviar e receber dados para um sistema de software incorporado.

Mas, observando as despesas do sistema mais básico, como o descrito, você deve considerar o custo do hardware e do software, sem mencionar o treinamento da equipe, a manutenção contínua e a solução de problemas. É possível usar um sistema com apenas um leitor biométrico ligado a um computador, baixando os custos do sistema.

Sistema automatizado de relógio de ponto

Todas as soluções de tecnologia avançada não surpreendem que você possa realmente usar um relógio de ponto online para permitir que os funcionários entrem e saiam e mantenham um registro de tempo online. Usando um aplicativo da Web sofisticado você pode não apenas manter um registro de tempo online, mas também tem a capacidade de gerar relatórios de folha de pagamento e ter uma programação online robusta dos seus funcionários.

Usar um aplicativo da web, principalmente os que são gratuitos, é a maneira mais barata e prática de começar a acompanhar melhor as horas e saber que está pagando cada funcionário corretamente. Com o tempo, você pode fazer programas que integrem este registro de ponto mais facilmente.

Embora possa parecer fácil registrar horas anotando-as, você está se preparando para potencialmente perder dinheiro com pagamentos em excesso e imprecisões. Escolha o caminho mais fácil, inscrevendo-se hoje em um sistema de relógio de ponto online gratuito hoje para aprender a usar na prática.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)