Tipos e modelos de relógio de ponto biométrico

Em Relógios de ponto por André M. Coelho

Você tem problemas com o controle de horário de trabalho dos funcionários? Procurando maneiras de reduzir os custos da organização do trabalho? Um relógio de ponto biométrico pode ser exatamente o que você precisa. E há maneiras relógios de ponto biométricos reduzem os custos da folha de pagamento;

Eliminar o roubo de ponto por amigos e colegas marcando o ponto por outros.

Eliminar o roubo de ponto por preenchimento de horas não trabalhadas.

Eliminar marcações de ponto fora dos horários.

Impedir erros de folha de pagamento

Antes de entrarmos nos detalhes, vamos passar no básico.

Leia também

O que é biometria

A biometria é a coleta e análise dos atributos físicos ou comportamentais de um indivíduo. O atributo medido deve ser exclusivo dessa pessoa. Quando usado com biometria, o atributo ou característica é chamado de “identificador”.

Os identificadores incluem impressões digitais, digitalizações faciais, varreduras de íris, geometria de veia de mão ou DNA. Identificadores comportamentais incluem padrões de digitação, padrões de íris ou marcha (a maneira como você anda). Alguns atributos – como voz – são físicos e comportamentais.

Como funciona um sistema biométrico?

Qualquer sistema biométrico requer um dispositivo, software e banco de dados. O dispositivo coleta o identificador. O software converte as informações coletadas em um formato digital. A maioria dos sistemas criptografa as informações para segurança e conformidade legal. O banco de dados armazena as informações.

Como a biometria é utilizada?

A biometria é utilizada ​​para autenticação de segurança e / ou transações. Um sistema biométrico é uma maneira eficaz de verificar a identidade de uma pessoa. Consequentemente, eles são usados ​​em aeroportos, investigações forenses, prédios seguros e gerenciamento de força de trabalho.

Para nossos propósitos hoje, discutiremos como você a usa no gerenciamento da força de trabalho.

Escolhendo o relógio de ponto

Um bom relógio de ponto biométrico fará um controle organizado de sua empresa e dos funcionários no ambiente profissional. (Imagem: divulgação)

O que é um relógio de ponto biométrico?

Os relógios de ponto biométrico identificam os funcionários e acompanham suas horas de trabalho. Os funcionários marcam as horas dentro e fora no relógio biométrico. Os relógios de ponto biométrico podem ser colocados na entrada do local de trabalho ou na entrada de departamentos específicos dentro da instalação.

Alguns aplicativos e softwares de gestão de ponto de funcionários têm capacidade biométrica. Por isso, permite que os funcionários cliquem em um dispositivo móvel. Além disso, os relógios biométricos podem sincronizar com o software de ponto e participação do funcionário.

Quais são os diferentes tipos de relógios de ponto biométrico?

Os relógios biométricos são distinguidos pelo tipo de atributo que usam. Identificadores comuns incluem:

Relógio de ponto de impressões digitais

Relógio de ponto com dgitalizadores de íris

Relógio de ponto com reconhecimento facial

Relógio de ponto com geometria de mão.

Alguns relógios de ponto biométricos são projetados para espaços de trabalho específicos. Por exemplo, marcadores de ponto portáteis resistentes à água e sujeita para locais de obras.

Como um relógio de ponto biométrico ajuda o meu negócio?

Os relógios biométricos fornecem muitos benefícios. Em primeiro lugar, eles reduzem os custos de mão-de-obra impedindo o roubo de ponto do funcionário. Em segundo lugar, eles reduzem erros de folha de pagamento. Em terceiro lugar, eles aumentam a segurança. Por fim, eles simplificam a conformidade.

Como os relógios biométricos impedem o roubo de ponto do funcionário?

Os funcionários roubam o ponto de algumas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, com pontos de papel, é fácil para um funcionário adicionar alguns minutos antes ou depois de cada turno. (‘Meu gerente não sabe a hora exata que cheguei.’) Estes minutos somam. Consequentemente, até mesmo um pequeno empregador pode perder até quatro horas por semana por funcionário.

Em segundo lugar, e talvez mais prejudicial, os funcionários também cometem roubo de ponto com amigos marcando o ponto. É quando um relógio de funcionários para um funcionário que não está no trabalho. Em alguns casos, o funcionário acaba aparecendo. No entanto, existem vários casos de funcionários pagos por turnos completos inteiros. O esquema impede que o funcionário ausente receba uma advertência ou suspensão. Consequentemente, também garante que seu salário não seja reduzido.

Um relógio de ponto biométrico pode cortar seus custos de folha de pagamento em 10% (ou mais) impedindo o roubo de ponto.

Como os relógios biométricos melhoram a precisão da folha de pagamento?

Agora que falamos sobre problemas de folha de pagamento causados ​​intencionalmente, vamos falar sobre erros não intencionais. As pessoas também fazem erros de folha de pagamento não intencionalmente. Estes incluem erros de matemática em timecards de papel, erros de entrada de dados e lapsos na memória.

Para ilustrar, vamos considerar quantas pessoas tocam cada ponto com um sistema tradicional. Até três: 1) o empregado, 2) o gerente e 3) um membro da equipe do Departamento Pessoal/RH ou folha de pagamento. Claramente, cada etapa manual é vulnerável ao erro humano.

Além disso, quando um erro de ponto não é capturado e corrigido, isso desencadeia um cheque de pagamento impreciso. Quando o funcionário informa ao gerente ou equipe de RH sobre o erro, eles precisam emitir outro pagamento. Além disso, eles podem precisar corrigir cálculos imprecisos. Isso não é tudo, o erro pode afetar os benefícios das horas extras.

Considere também que, se um funcionário com ponta não for pago com precisão, pode colocá-lo em um território mínimo de salário esboçado. Certamente, em todos os casos, é um incômodo para o funcionário, gerente e equipe de administração.

Como os relógios de ponto biométrico melhoram a eficiência?

Imagine um grande armazém com centenas de funcionários. Com um relógio de perfuração da velha escola, cada trabalhador tem que encontrar seu cartão e colocá-lo na máquina. Então eles retornam seu cartão para o rack. Isso só pode levar alguns segundos, no entanto, multiplicar que por 50 funcionários e dezenas de turnos semanais. Consequentemente, isso resulta em produtividade perdida todos os meses. Também é frustrante para os funcionários que têm que esperar em uma linha toda vez que eles entram ou saírem.

Em contraste, muitos relógios de ponto biométricos não exigem que o funcionário toca no relógio. Por exemplo, com um relógio de varredura facial, o funcionário está na frente do relógio por meio de uma varredura de meio segundo. Certamente, acelera a linha no relógio. Além disso, os relógios livres de mãos simplificam se você estiver usando luvas. Ou transportar equipamentos em fábricas ou ambientes industriais. E eles ajudam a manter a esterilidade em laboratórios, hospitais e espaços de fabricação de “sala limpa”.

Como os relógios de ponto biométrico melhoram a segurança?

Além dos benefícios discutem até agora, os relógios biométricos podem melhorar a segurança. Proprietários de empresas que precisam de acesso seguro podem usar um relógio biométrico. Eles podem colocar um em cada ponto de entrada no prédio. Ou eles podem colocá-los nas entradas para áreas dentro. Por exemplo, aqueles com documentos ou equipamentos sensíveis. De fato, um relógio biométrico só permite o acesso por funcionários autorizados.

Como é uma sincronização de relógio de ponto biométrico com software?

Agora que discutimos o hardware, vamos entregar nossa atenção ao software de ponto e atendimento. Software de cronometração sincroniza com relógios biométricos e não biométricos.

Estes incluem relógios de cartão de proximidade, relógios PIN ou portais da Web. Certamente, quando você sincroniza o software de cronometramento com um relógio biométrico, você ganha mais controle. Você também automatiza muitos processos de força de trabalho demorado.

É assim que funciona:

O funcionário registra o ponto biométrico

O relógio identifica o funcionário e registra o ponto.

O software adiciona as horas trabalhadas no poonto (virtual) do empregado.

No final do período da folha de pagamento, o software importa os dados de horas para o sistema de folha de pagamento.

Os sistemas fazem muito mais. Na verdade, eles dão-lhe superpotências de ponto . Vamos olhar para alguns dos controles extras deles:

Rastreamento de Refeições / Lanches

Rastreamento de pontualidade

Notificações perdidas de ponto

Alertas de horas extras.

Mensagens inteligentes.

Configurações de conformidade personalizáveis

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário