Comprar um relógio de ponto não é tão simples quanto comprar um computador. Assim como na compra de um computador , ao adquirir um relógio de ponto é necessário entender um pouco sobre a qualidade do hardware (placas, processador, elementos físicos em geral) bem como do firmware e do software que será instalado. A diferença principal é que ao adquirir um relógio de ponto você dependerá da empresa que lhe vendeu enquanto possuir o equipamento.

Há algumas dezenas de fabricantes de relógios de ponto no Brasil e centenas de revendedores. Muitas das empresas que fabricam somente comercializam o relógio de ponto através de revendas. O processo de credenciamento de tais revendas junto a estes fabricantes não segue uma norma rígida, na maior parte das vezes. Logo é possível que ao adquirir o relógio de um revendedor ele feche as portas e você fique sem assistência. Neste caso pode ser que a fábrica do equipamento sequer tenha condições de lhe prestar a assistência desejada.

O mais importante de tudo ao adquirir um relógio de ponto é o plano de suporte oferecido pelo fornecedor. Não há mágica neste processo. Os softwares precisam de atualizações. As peças mecânicas e eletrônicas dos relógios certamente darão algum defeito e alguma dia precisarão de manutenção. Este serviço é importante e precisa de pessoal especializado para que seja feito seu causar prejuízos à sua empresa. Portanto, ao comprar um relógio pesquise muito sobre o suporte técnico oferecido pela empresa.

Suporte técnico em relógios de ponto

Software de ponto: você sempre vai precisar do suporte!

Algumas perguntas que você pode fazer ao comprar um relógio de ponto, relacionadas ao suporte técnico:

– Existe suporte pela internet?
– Caso haja um problema no relógio de ponto e ele precise ser levado à manutenção, terei outro à disposição neste período?
– Existem visitas gratuitas incluídas no valor mensal do plano de suporte?
– Quais outros clientes já possuem o relógio e como eles são atendidos pelo suporte?
– Quanto tempo em média dura a manutenção de um relógio?
– Os dados existentes nos relógios são preservados quando eles são enviados á manutenção? ( Na maior parte das vezes isto é plenamente possível. )

A qualidade técnica do relógio de ponto também é essencial e isto somente poderá ser conhecido a partir de referências. Procure na internet sobre problemas ocorridos nos modelos de relógios de ponto da empresa. Vá no Google mesmo e procure defeitos, problemas e clientes insatisfeitos. Leia tudo que encontrar antes de se decidir. Um relógio de má qualidade irá sempre demandar mais suporte e ficará inoperante por mais tempo.

Procure saber se o relógio é fabricado mesmo no Brasil. Vários equipamentos importados e apenas revendidos por aqui são de difícil utilização e não podem ser modificados caso haja necessidade de se adaptar a alguma nova legislação. O ideal é procurar uma empresa que fabrique e que ofereça o suporte técnico diretamente, mesmo que a compra seja feita a partir de um revendedor terceirizado.

Você já tem um relógio de ponto no momento? Conte sua experiência com o suporte técnico!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)