Concurso para o IBAMA: vagas e o que estudar!

Em Concursos Públicos por André M. Coelho

O governo, influenciadores e outras organizações dão muita atenção à conservação da natureza, abrindo espaço para oportunidades de emprego. Um oficial do IBAMA é uma carreira que se concentra em preservar a vida selvagem e defender as leis e regulamentos ambientais.

Aprender sobre como esse setor funciona pode ajudá-lo a ter sucesso nesse campo. E entender como é o concurso para o IBAMA, bem como as vagas e o que estudar.

O que estudar para o concurso do IBAMA: técnico e analista

Existem basicamente 3 níveis de cargos públicos para o IBAMA.

Leia também

O primeiro é de Técnico Ambiental, de nível médio. O cargo de Analista Ambiental, para graduados do ensino superior. O cargo de Analista Administrativo, para graduados do ensino superior.

O que cai no concurso para técnico ambiental do IBAMA

Língua Portuguesa

Noções de Informática

Legislação Geral e do Setor de Meio Ambiente Ética no Serviço Público

Matemática

Noções de Administração Pública

Meio Ambiente

Noções de Gestão de Pessoas nas Organizações

Legislação e Normas Ambientais

Noções de Administração Financeira e Orçamentária

O que cai no concurso para Analista Ambiental do IBAMA?

Conhecimentos básicos:

Conhecimentos Específicos:

Concurso público do IBAMA

O concurso para o IBAMA pode te trazer estabilidade e um bom cargo para atuar na proteção da natureza no Brasil. (Imagem: IBAMA)

O que cai no concurso para Analista Administrativo do IBAMA?

Conhecimentos Básicos

Conhecimentos Específicos

Como estudar para a prova do IBAMA?

Você pode começar a pensar no exame desde o início dos estudos ouvindo dicas e estudando cursos e materiais online.

Revise suas anotações após cada sessão de estudos para ter um conjunto claro e completo para estudar.

Comece a revisar mais quatro semanas antes da prova do concurso.

1. Organize seu tempo de estudos para concurso

Preencha um planejador de estudo semanal e use-o para organizar seu tempo.

Faça uso de curtos tempos de estudo. Quinze minutos podem ser ideais para revisar as notas de aula ou procurar cartões de anotação. Use o tempo gasto no ônibus ou no trem para revisar os materiais do seu curso.

Não estude por mais de 50 minutos sem intervalo. É melhor estudar por períodos curtos intensos com concentração sustentada do que longos blocos de tempo quando você está cansado e não está funcionando com eficácia.

Trabalhe quando você pode estudar com mais eficiência. Você está mais alerta de manhã ou à noite? Agende horários de estudo que se adequam aos seus ritmos pessoais.

Não estude quando estiver realmente cansado. É melhor ter uma noite sólida de sono após um curto período de estudo do que continuar até as 2 da manhã. Você não se lembrará muito e será menos eficaz no dia seguinte.

2. Organize seu material de diferentes conteúdos para a prova do IBAMA

Reúna os materiais para cada assunto. Certifique-se de ter um conjunto completo de notas e cópias de materiais. Certifique-se de que eles correspondam aos tópicos do esboço do curso.

Se você perdeu alguma matéria, descubra se elas foram gravadas e o acompanham. Pegue cópias emprestadas de notas de aula de outro aluno e revise os slides e folhetos de aula disponíveis.

Certifique-se de ter cópias de quaisquer leituras ou materiais extras distribuídos nas aulas. Depois de ter um conjunto completo de materiais do curso, você pode estudar por tópico.

3. Reescreva suas anotações para o concurso

Reescrever suas anotações ajuda você a se lembrar delas. Não apenas copie suas notas originais. A chave é ler e pensar sobre o conteúdo de suas anotações, o que você observou e por quê e como resumir suas anotações de maneira eficiente e memorável. Em seguida, reescrevam -os com suas próprias palavras.

Quando terminar de estudar uma seção de anotações, faça perguntas relacionadas ao material para ver se você se lembrava do que acabou de ler. Pode ajudar a responder às suas perguntas em voz alta, como se você estivesse tentando explicar isso a outra pessoa.

4. Classifique o que você não entende do concurso público

Esclareça o significado de quaisquer palavras ou conceitos que você não entende antes de tentar estudá-las. Se você não estiver claro sobre o que as informações significam, memorizá-las não ajudará.

Priorize os assuntos mais difíceis primeiro em cada sessão de estudo. Aloque mais tempo para estudar os assuntos que você acha mais difíceis.

5. Defina limites para os estudos para concurso

Definir períodos de estudo. Os curtos períodos de estudo são melhores para concentração sustentada. Informações de blocos. Não tente estudar o curso inteiro de uma só vez. Divida o assunto em tópicos e pretende estudar um ‘pedaço’ em cada sessão de estudo.

6. Defina metas de estudo para o concurso do IBAMA

Defina uma meta para cada sessão de estudo para ajudá-lo a acompanhar o que está revisando. Anote -os assim que iniciar sua sessão de estudo ou defina -os no final da sessão de estudo para a próxima vez.

Vou ler e resumir os capítulos 3 e 4 do livro de raciocínio lógico

Vou trabalhar em cinco equações do livro de matemática

Aprenderei os principais conceitos que foram discutidos nas aulas 1 e 2 do curso preparatório para o concurso.

Estude para se adequar ao seu estilo de aprendizado

Se você é um aluno visual, diagramas e fotos podem ajudá-lo a se lembrar.

Os alunos auditivos podem se beneficiar de ouvir gravações de aulasou fazer suas próprias gravações de anotações que podem ouvir mais tarde.

Algumas pessoas acham útil explicar as principais idéias em voz alta enquanto se movem.

Explore maneiras diferentes de ajudá-lo a se lembrar de fatos -chave e aumentar sua compreensão dos principais conceitos.

Ficou alguma dúvida deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário