Um representante de vendas pode vender produtos em nome de um fabricante ou atacadista, trabalhando diretamente para essa empresa. Alternativamente, um representante comercial pode trabalhar para uma agência de vendas independente cujos clientes são os fabricantes e atacadistas. Ele ou ela demonstra produtos e/ou serviços aos clientes, mostrando qualidades e vantagens dos produtos.

Qual a formação que um representante comercial precisa?

Embora essa ocupação não tenha quaisquer requisitos de educação formal, muitos empregadores preferem contratar candidatos a emprego que tenham obtido um diploma de ensino superior. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que vendem produtos técnicos e científicos. Muitas pessoas que trabalham nesta profissão ter se formaram em marketing ou administração.

Requisitos de um representante comercial

Representantes de vendas bem sucedidas devem ser orientados a objetivos, persuasivos, ter boa comunicação, habilidade na resolução de problemas, uma personalidade agradável e boa aparência. Alguns representantes de vendas que trabalham em atacado e fabricação de obtém certificações de qualidade, quando é preciso treinamento formal, estudos e passar por um teste. Geralmente é o caso de empresas que buscam certificações ISO e outras para exportação dos produtos. Além disso, pode ser necessário que o representante comercial tenha carteira de motorista para viagens.

Dialogando para conquistar espaço

Entenda que um representante comercial deve ser um mestre em dialogar, intermediando a empresa com seus clientes finais ou intermediários. (Foto: www.mistertopten.com)

Crescimento na carreira para um representante comercial

Um representante de vendas de sucesso pode ser atribuído a um território maior ou conta maior, o que dá a ele ou ela a oportunidade de ganhar comissões maiores. Um representante comercial experiente que é empregado por um fabricante ou atacadista pode ser promovido a supervisor de vendas, gerente de distrito, ou vice-presidente de vendas.

Quanto ganha um representante comercial?

O salário mensal médio bruto de representantes comerciais é de R$2.222,91. Vale lembrar que muitos representantes comerciais ganham auxílios para alimentação, bônus, comissões plano de saúde, cartão da empresa, custos para gasolina/manutenção do carro e outros.

Um dia na vida de um representante comercial

Em um dia típico, as tarefas de um representante comercial podem incluir:

  • Entrar em contato com clientes novos e existentes para discutir as necessidades e explicar como estas necessidades podem ser satisfeitas por produtos e serviços específicos;
  • Responder à perguntas dos clientes sobre os produtos, preços, disponibilidade, usos de produtos e condições de crédito;
  • Dar preços, condições de crédito e outras especificações;
  • Enfatizar as características do produto com base em análises de necessidades dos clientes e no conhecimento técnico das capacidades e limitações do produto;
  • Negociar preços e condições de vendas e contratos de serviço;
  • Viajar para cidades da área de abrangência do representante;
  • Fazer inventário dos produtos/serviços em mãos e que já foram vendidos.

Informações importantes sobre a carreira de representante comercial

Com um salário médio alto, é importante lembrar que esse valor varia muito. Representantes de áreas como alimentos e bebidas, maquinários e veículos, construção civil, equipamentos, telefonia, tecnologia e equipamentos médicos tem salários e comissões geralmente mais altas, dado que o alto volume de vendas ou o alto preço dos produtos e serviços oferecidos.

Representantes comerciais que trabalham com carteiras de clientes já formadas tem uma vantagem para aumentar as vendas, além do renome da empresa pesar bastante na hora de convencer a compra do produto/serviço.

Boa qualificação do representante comercial e formação continuada são pontos positivos, incluindo aqui a motivação, o que também impacta diretamente no maior salário. Foco e disciplina são essenciais para ser bem sucedido nessa carreira.

Vale lembrar também que muitos representantes tem um salário fixo e ganham um extra de comissão por venda, de forma a motivá-los a vender cada vez mais.

Você é ou já foi representante comercial? Compartilhe sua experiência nessa carreira nos comentários abaixo!

3 comentários para “Quanto ganha um representante comercial?”

  1. Derli

    Boa tarde!
    É viável abrir um escritorio de representação comercial é trabalhar com preposto.

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Nosso artigo//www.pontorh.com.br/como-abrir-empresa-que-preciso-por-onde-comeco/ pode te orientar melhor, rumo a uma resposta.

      Responder
  2. Italo Fabuloso

    Muito show o post adorei a ideia de ser um profissional na area.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)