O que é COREN? Quem precisa ter?
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde devem conhecer bem a fundo o que é o COREN e sua função. Por isso, reunimos todas as informações necessárias sobre essa entidade para buscar melhorar a compreensão sobre ela.
O que é COREN?
COREN é uma sigla para Conselho Regional de Enfermagem. Cada estado brasileiro tem seu próprio COREN, sendo cada um uma Autarquia Federal responsável por fiscalizar e disciplinar o exercício profissional da Enfermagem no Brasil.
Os CORENs são representantes estaduais do COFEN, o Conselho Federal de Enfermagem. Em cada estado, o COREN garante que a legislação e o código de ética dos profissionais da área, bem com as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, sejam bem aplicados e respeitados por todos.
Leia também
Para que serve o COREN?
Um profissional de enfermagem só pode trabalhar na área de saúde se tiver um número de registro no COREN. Apenas profissionais habilitados e regularizados no COREN podem exercer funções de enfermagem. Agentes fiscalizadores do COREN garante que em instituições de saúde, faculdades, cursos técnicos, e demais áreas onde há o trabalho do enfermeiro, que todos os requisitos exigidos por lei sejam garantidos. Acima de tudo, o COREN preza que o código de ética profissional seja respeitado por todos os profissionais.
Fiscalizar e disciplinar, nesse contexto, significa que o COREN pode também punir os profissionais de saúde que não respeitarem o código de ética profissional, as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, e toda a legislação vigente. Essa mesma função é exercida por outras entidades em outras categorias, como os CREA para a Engenharia e a OAB em relação aos advogados.
O Conselho Regional de Enfermagem existem em todos os estados, e fiscaliza a profissão do enfermeiro e do técnico de enfermagem. (Foto: Educative)
Quem precisa de COREN?
Precisam possuir COREN e carteira profissional da categoria de enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem que já possuem diploma. Profissionais que não atendem a esses requisitos estão exercendo ilegalmente a profissão, e podem ser punidos por isso. A mudança de quadro (técnico para auxiliar, auxiliar para enfermeiro, etc) deve ser comunicado ao COREN para que a mudança seja realizada no registro.
Como fazer o COREN?
Para fazer o COREN, são necessários os seguintes documentos originais e xerox:
Diploma do curso
Cópia do Perfil do curso
Cópia do Histórico do Curso
Cópia Certificado de Escolaridade (Fundamental e Médio)
Cópia RG
Cópia CPF
Cópia Titulo de Eleitor
Cópia Quitação C/Serviço Militar (sexo masculino)
Cópia Guia de Recolhimento Bancário
Cópia Comprovante Residência (atual)
Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento
2 Fotos 3×4 (recentes, iguais e sem uso)
Além dos documentos, os profissionais do COREN devem pagar anualmente taxas diferentes para cada tipo de cargo exercido, sendo o cargo de enfermeiro o qual cobra as taxas mais caras.
Posso trabalhar sem ter COREN?
Se você é técnico, auxiliar, ou enfermeiro, você só pode trabalhar na área de saúde se tiver o seu COREN em dia. Para que isso aconteça, é preciso já ter se formado, possuir seu diploma e efetuar o pagamento do COREN adequadamente.
Esperamos ter sanado toda e qualquer dúvida sobre o COREN, sua função, e quais os profissionais que precisam do registro nessa entidade. Mas se ficou alguma coisa se vocês querem dar sugestões, criticar, ou contribuir para nosso blog, deixem nos comentários sua participação. É com a ajuda de vocês que conseguir escrever artigos cada vez mais informativos.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Qual o melhor curso técnico para fazer no momento? Quais mais empregam?
Como tirar segunda via de documentos?
Recurso seguro desemprego negado! Motivo 510, 801, 520, etc…
Recebi advertência no trabalho! Tenho direito a uma cópia?