Como escolher o melhor cursinho para concursos?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Uma vez que você sabe mais ou menos o que você quer fazer e do tipo de estudo que você está procurando, você ainda pode encontrar um monte de cursos para escolher no assunto que você quer estudar. O mercado está lotado de cursos, tanto presenciais quanto online, para quem quer estudar para concursos. Alguns deles são realmente bons, enquanto outros só querem mesmo é o seu dinheiro. Saber como separar o joio do trigo pode te ajudar a investir melhor seu tempo e até seu dinheiro.

Exigências dos cursos para concursos

Verifique os requisitos de entrada para os cursos que você pretende fazer. Eles devem ser usados ​​como um guia para o padrão acadêmico do lugar. Alguns pedem ensino médio, outros, pelo menos uma graduação. Isso também está baseado no tipo de concurso para o qual você está estudando. Quando um curso é mais abrangente, aceitando mais pessoas, a tendência é que ele seja também mais demorado e lento, porque os professores terão de responder dúvidas de alunos que tem um conhecimento mais básico sobre o assunto. Estes cursos também tendem a atender de forma mais “genérica” seus alunos.

Existem cursos que também tem “turmas de elite” para os alunos que foram melhor colocados em simulados. Estes podem ser uma boa opção para quem sabe que pode mais, uma vez que estas turmas são mais exigentes e tem um tratamento diferenciado.

Compare o conteúdo dos cursos

Dê uma olhada em como os cursos são ministrados, procure cursos diferentes no assunto que você quer fazer e confira os detalhes. Seja o curso online ou presencial, confira se o curso cobre toda a matéria da área para a qual você pretende prestar concurso. Pergunte-se:

Compare cursos locais e online para ver o que cada um tem a oferecer como diferencial. Prefira sempre aquele que oferece o maior suporte pelo maior tempo possível: você irá precisar de muita ajuda e terá muitas dúvidas durante seus estudos. E no caso de concursos, todo tempo perdido com uma dúvida é precioso.

Salas cheias em cursinhos

Outra coisa da qual você deve fugir são as salas cheias. Ninguém tem uma qualidade de estudos com uma sala de mais de 60 alunos. (Foto: www.getthelowdown.co.uk)

Pesquise sobre o curso com amigos e online

Leia prospectos e sites, vá ao curso pessoalmente, converse com amigos que já fizeram o curso, vá ao PROCON da sua cidade para saber reclamações ou em sites que falam sobre o curso. Ao final desta pesquisa, você deve conseguir responder às seguintes perguntas:

Veja o que as outras pessoas pensam

Falar através de suas idéias com a família, amigos, professores ou conselheiros. Veja o que você encontra online sobre o assunto. Não podemos nos cansar de ressaltar a importância da pesquisa de qualidade e da adaptação do curso ao seu estilo de estudos.

Obtenha o ponto de vista do estudante sobre o curso. Às vezes, cursos aparentemente simples são aqueles com os melhores professores e suporte aos alunos. Confira sempre as taxas de aprovação e a satisfação dos alunos do curso.

Considerações finais

Mesmo após escolher um curso para concurso, vale lembrar que não adianta nada deixar tudo nas mãos do curso. Passar ou não dependerá de seus esforços pessoais e sua organização para os estudos. Não é difícil estudar. Vale lembrar também que em concursos, raramente você passará de primeira. Mas continue tentando, aprenda com a experiência e enfim, colha os frutos de seu trabalho.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário