Gestão de frotas, o que é e como funciona?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Ferramentas de gerenciamento de frotas podem ajudar os gerentes de frota a obter visibilidade em tempo real em suas operações, aumentando a satisfação do driver e diminuindo o uso de combustível por meio de análises preditivas e relatórios precisos. É por isso que a maioria dos gerentes de frota confiam em software de gerenciamento de frotas ou automação de veículos para ajudar a apoiar suas operações do dia a dia.

O que é gerenciamento de frota?

Qualquer organização que precisa de veículos comerciais para funcionar se envolve em alguma forma de operações de frota e gerenciamento de frotas. O objetivo do gerenciamento da frota é supervisionar toda a manutenção de desempenho de frota, a fim de aumentar a produtividade e ajudar os negócios correrem o mais suavemente possível.

Os gerentes de frotas são responsáveis ​​pelas operações de frota e podem ser encarregados de responsabilidades que incluem manutenção de veículos, supervisionar o consumo de combustível e custos de combustível, gerenciamento de driver, utilização de ativos, planejamento de rotas e implementação de quaisquer programas que aumentem a produtividade da empresa e diminuem as instâncias de desperdício.

Empresas de gestão de frotas

As empresas de gerenciamento de frota costumam usar telemática de veículos ou software de gerenciamento de frotas, para aumentar a eficiência da frota e ajudar a reduzir os custos operacionais. As empresas de gestão de frotas geralmente auxiliam o trabalho do gerente de frotas, um profissional essencial.

O que faz um gerente de frota?

Um gerente de frota é responsável por cuidar das seguintes tarefas:

1. Segurança do motorista

Um grande desafio para empresas de frotas ou qualquer gerente de frota está mantendo os motoristas seguros. Garantir o comportamento do motorista seguro pode ser difícil, particularmente quando os gerentes de frotas estão centenas de quilômetros de distância do veículo em movimento. Há ferramentas úteis Os gerentes de frota podem usar – como os sistemas de traço ou sistemas de rastreamento de veículos – que trazem visibilidade em tempo real em um veículo remoto e fornecem evidências ou materiais para implementar o treinamento de driver.

2. Retenção de motorista

Escassez de motoristas são uma questão crescente na indústria de caminhões. Estabilizar e aumentar a retenção do motorista é algo que os gerentes de frota precisam sempre apontar. Ao criar programas de orientação, melhorar as condições do local de trabalho, ou simplesmente construir confiança mais forte entre o motorista e o gerente, os gerentes de frota olham para diferentes abordagens para garantir que os motoristas sejam felizes no trabalho.

Gestão de frota na empresa

Uma boa gestão de frota vai otimizar os recursos da empresa e facilitar na hora de reduzir custos. (Imagem: Jungleworks)

3. Rastreamento da frota

Para garantir a segurança do motorista, os gerentes de frota precisam saber exatamente onde os veículos individuais estão a qualquer momento. Embora isso possa parecer bastante simples, rastrear a localização do veículo pode ser um feito desafiador, se uma frota inclui 5 veículos ou 5.000. Os gerentes de frota costumam confiar na tecnologia GPS e outros sistemas de rastreamento GPS para saber onde seus veículos são e aumentam a visibilidade em suas operações de frota e segurança de veículos.

4. Conformidade do dispositivo de registro eletrônico

Os operadores de veículos comerciais precisam registrar horas de serviço eletronicamente. O mandato pretende substituir o registro de papel e reduzir instâncias de condução perigosa causada por drivers fatigados. Para frotas sujeitos ao mandato, os gerentes de frotas devem implementar sistemas compatíveis para garantir que eles tenham um registro preciso do tempo de trabalho dos funcionários.

5. Redução total de custos

Seja gestão de combustível ou redução dos custos operacionais, espera-se que os gerentes de frota identifiquem e saem de quaisquer despesas desnecessárias para ajudar a criar operações de frota mais econômicas e eficientes. Os custos operacionais, de combustível e de manutenção podem adicionar rapidamente. Quer esteja instando programas de eficiência de combustível (não importa se os preços dos combustíveis são altos ou baixos) ou rastreamento de ativos, é a responsabilidade do gerente da frota determinar soluções de economia de custos e ajudar a uma empresa a aumentar a produtividade.

6. Aquisição de veículos

A fim de efetivamente gerenciar uma frota, um gerente de frota precisa prever quantos e que tipo de veículos uma frota precisará para operar eficientemente. Pode parecer simplesmente comprar novos veículos quando a necessidade surgir, mas corretamente entender e prever a utilização do veículo da frota é fundamental para determinar corretamente uma estratégia de compra. A elegibilidade dos funcionários para uma classe de veículos, ciclo de vida do veículo e até mesmo o tempo de mercado são fatores significativos que contribuem para uma estratégia de aquisição de veículos sólidos.

Quais são os benefícios da gestão da frota?

Gerenciar uma frota de veículos pode ser desafiador, não importa o tamanho da frota. É por isso que a maioria dos gerentes de frotas confiam em software de gerenciamento de frotas ou telemáticos de veículos para ajudar a apoiar as operações do dia-a-dia em pelo menos alguns de seus veículos, de acordo com dados da pesquisa de benchmarking anual da frota do governo.

O software de gerenciamento de frotas pode ajudar os gerentes de frota a obter visibilidade em tempo real em suas operações, aumentando a satisfação do driver e diminuindo o uso de combustível por meio de análise preditiva e relatórios precisos.

busque um sistema que ajuda as empresas a melhorar a eficiência, segurança e qualidade de suas operações de frota com sensores e softwares conectados pela Internet. De transporte e logística à produção de alimentos e construção, o sistema de gerenciamento de frotas pode ajudá-lo a ficar em conformidade e simplificar suas operações de frota. E muitos permitem um uso gratuito para teste.

Ficoua alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário