O que é arqueologia? O que faz?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

A arqueologia é um dos cursos que você pode escolher para uma carreira no futuro. É a melhor opção? Bem, não podemos decidir isso por você. O que podemos fazer é descrever em detalhes essa carreira e deixar que você faça sua escolha consciente de sua opção.

Arqueologia: o que é?

A arqueologia é o estudo do passado humano antigo ou recente através de restos materiais. É também uma sub-disciplina da antropologia, que é o estudo de todas as culturas humanas. Os especialistas são chamados de arqueólogos.

Significado de arqueologia

A palavra “arqueologia” foi derivada da palavra grega “arkhaiologia”, que significa história antiga. Em termos curtos, a arqueologia é o estudo da história humana.

Leia também

A arqueologia inclui o estudo de artefatos, arquitetura, biofatos (ecológicos) e paisagens culturais.

Qual a diferença entre arqueologia e paleontologia?

A paleontologia é o estudo científico da vida no planeta Terra, principalmente através do estudo de fósseis. O termo decorre da palavra grega Palaios, que também significa ” antiga ” e ” antiga ”, mas tem sido usada desde o século XVII em referência à vida fossilizada antiga. Portanto, como a arqueologia, a paleontologia também pode ser interpretada como o estudo da vida antiga.

Embora os objetivos dos arqueólogos e paleontologistas sejam diferentes, e os dois grupos geralmente não trabalham juntos, eles compartilham alguns traços funcionais. Ambos os grupos se sobrepõem às técnicas de pesquisa comuns, ferramentas usadas e estratégias de escavação. Além disso, como os dois ramos da ciência se concentram fortemente na escavação de restos, ambos os ramos da ciência usam ferramentas como pás, pincéis, espinhas, espadas e peneiras para filtrar e encontrar objetos de interesse. Ambas também exigem uma quantidade extensa de pesquisa antes do início da escavação, o que pode incluir a análise de documentos antigos e expedições passadas, bem como pesquisas de terra para determinar os locais de escavação.

Arqueologia e paleontologia também se sobrepõem a outros campos da ciência, como geologia e antropologia. Os geólogos, por exemplo, podem informar arqueólogos e paleontólogos sobre os tipos de rochas que permanecem encontradas. Por outro lado, a escavação de objetos pode informar os geólogos sobre os tipos de rocha e sedimentos que continham fósseis e artefatos. A antropologia, que é o estudo dos seres humanos em geral, também se sobrepõe muito à arqueologia: ao entender o relacionamento dos seres humanos e seus recursos, ambos os grupos podem aprender sobre a cultura humana.

Carreira na arqueologia

A arqueologia pode ser o caminho e sua vocação na sua vida. (Imagem: Pinterest)

O que fazem os arqueólogos?

Os arqueólogos são os cientistas que estudam os restos de grupos de pessoas e civilizações passadas. Eles estudam as coisas que as pessoas de muito tempo atrás deixaram para trás, como suas casas, roupas, ferramentas, ossos, pratos, etc.

O arqueólogo reúne os diferentes tipos de evidência de passado humano de vários lugares e observa e examina o resultado. Se você quer se tornar um arqueólogo, deve possuir conhecimento em profundidade de história e geografia.

A responsabilidade de um arqueólogo é pesquisar em vários locais usando diferentes métodos e instrumentos, manipular os dados usando desenho, notas e fotografia.

Tipos de arqueologia

Arqueologia pré-histórica – Focaliza -se no estudo da cultura passada que não tinha nenhuma linguagem escrita.

Arqueologia Histórica – É o estudo de culturas ou civilizações que existiam durante o período da história registrada.

Arqueologia Subaquática – Estuda o restante físico das atividades humanas sob a superfície dos oceanos. Também inclui tecnologia marítima.

Arqueologia Urbana – Arqueologia Urbana é um ramo de arqueologia especializado em grandes cidades e cidades com longas histórias estratigráficas de trabalho. Alguns arqueólogos também usam a arqueologia urbana para se referir a qualquer arqueologia realizada em áreas urbanas.

Habilidades necessárias para se tornar um arqueólogo

Entusiasmo e zelo, além de acompanhar os desenvolvimentos em arqueologia

Abordagem bem organizada, com atenção efetiva aos detalhes da profundidade

Fortes habilidades de trabalho em equipe, principalmente no momento do trabalho de campo

Auto-motivação e foco

Habilidades extras de comunicação e capacidade de trabalhar efetivamente com outros profissionais

Mestre em usar várias ferramentas e instrumentos

Paciência e dedicação

Ter boas habilidades de TI

Uma mente analítica e de paz, com um grande interesse na arqueologia

Cursos em arqueologia

Agora, vamos falar sobre cursos neste campo.

Existem muitos cursos como diploma, bacharel, mestrado e cursos de doutorado estão disponíveis neste campo.

Para os cursos de mestrado, os alunos devem ter um diploma de bacharel no campo relacionado, como arqueologia, cultura de história indiana, antropologia etc. Para o diploma de pós -graduação, os alunos devem ter um mestrado em história ou arqueologia indiana antiga/medieval.

1. Cursos de graduação:

Diploma em arqueologia

Bacharel em Artes na Cultura e Arqueologia da História

Bacharel em Artes em Arqueologia e Museologia

2. Cursos de mestrado

Arqueologia

História antiga  e arqueologia

Mestre em Ciência em Arqueologia

Mestre em Filosofia na História, Cultura e Arqueologia antiga

Diploma de pós-graduação em arqueologia

Doutor em Filosofia em História, Cultura e Arqueologia antiga

Carreira e funções em arqueologia

Os estudantes qualificados podem se inscrever em vários perfis de emprego em setores governamentais e privados. Depois de obter um diploma de pós-graduação em arqueologia, você pode se inscrever como professor em várias universidades ou instituições.

Como arqueólogo, você pode trabalhar em museus privados ou de propriedade do governo para a manutenção e a administração segura de artefatos de museus.

Nesta profissão de arqueologia, os empregos são oferecidos àqueles que têm interesse em conhecer o passado dos humanos, animais ou civilização que existiam há milhares de anos. Os aspirantes podem encontrar emprego nos setores governamentais através de concursos públicos.

Um detentor de graduação em arqueologia também pode funcionar como guia turístico, gestor de heranças culturais, pessoas de recursos dos organizadores de viagens no turismo. Os graduados em arqueologia têm grande escopo para empregos, bem como pesquisas em várias faculdades e universidades.

Trabalhos que você pode obter com um diploma neste campo incluem:

Arqueólogo

Inspetor de Edifícios Históricos/Oficial de Conservação

Curador de museu/galeria

Gerente do patrimônio

Conferencista

Especialista em documentação

Oficial de Educação do Museu

As principais empresas de recrutadores são:

Pesquisa Arqueológica

Agências de patrimônio nacional

Conselho de Pesquisa Histórica

Museus governamentais e privados e galerias culturais

Universidades e faculdades

Deveres de um arqueólogo incluem:

Preservar, restaurar e limpar artefatos.

Coletar dados sobre o sítio arqueológico.

Coletar artefatos feitos de pedra, metal, ossos e preserve -os.

Criar desenhos e mapas de perfis de unidades, superfícies de estrato, recursos e descobertas.

Arqueologia e o salário

No brasil, como arqueólogo iniciante, você pode esperar um salário entre 3 e 4 salários mínimos mensais.

Profissionais experientes e bem qualificados podem esperar pacotes salariais com uma média de 5 salários mínimos.

Os pacotes salariais também dependerão da educação, área de trabalho, setor, nível de habilidades, experiência e muitos outros fatores. Um diploma de doutorado é necessário para uma carreira melhor e um bom pacote de salários neste campo

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e opiniões sobre essa carreira!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário