O que é ciência da computação? Qual o salário?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Você assiste filmes, joga videogames, trabalha, estuda, e lê no seu computador. Mas você já se perguntou como os computadores realmente funcionam ou o que é a ciência da computação? Uma definição de ciência da computação simples é:

A ciência da computação é o estudo de computadores, incluindo teoria computacional, design de hardware e software, algoritmos e como os humanos interagem com a tecnologia.

Se você estiver interessado em uma carreira desafiadora e recompensadora, você pode querer considerar se tornar um cientista de computadores.

O que é ciência da computação?

Cientistas de computação são solucionadores problemáticos. Quando um cientista de computador recebe um problema, eles coletam informações e se comunicam com computadores usando linguagens de programação e lógica (por exemplo, scripts). Eles criam um conjunto de regras ou instruções para o computador executar e resolver o problema. Leia para saber mais sobre o que é a ciência da computação, a importância e os benefícios da ciência da computação, ferramentas profissionais e recursos, e como buscar uma carreira na ciência da computação.

O que faz a ciência da computação?

Mesmo quando pensamos que “desconectamos” da sociedade, há dispositivos correndo em segundo plano em todas as nossas casas e em nossos bairros. É seguro dizer que vivemos em um mundo que depende muito da tecnologia. Nesta sociedade, dois tipos de pessoas surgiram: Aqueles que permitem a tecnologia realizar suas vidas e aqueles que criam tecnologia que muda vidas. De que lado você preferiria estar?

Os cientistas de computação resolvem problemas complexos, como predizem desastres naturais, mapeando padrões de surtos virais, melhorando nosso sistema de saúde e tornando a educação acessível. Por exemplo, a educação on-line era algo que as pessoas uma vez zombaram, e agora, as pessoas podem aprender quase qualquer coisa online a partir de tutoriais do YouTube para plataformas de aprendizado gratuitas.

Ciência da computação como carreira

A ciência da computação é uma área onde é possível crescer rápido na carreira e conquistar muito espaço. (Imagem: Marbella)

Qual o salário de ciência da computação?

A maioria das empresas são empresas de tecnologia em alguma capacidade, seja uma loja física ou uma loja online, movendo-se para o espaço de comércio eletrônico ou usando um aplicativo para obter sua comida favorita entregue à sua porta. A tecnologia de ciência da computação melhorou nosso acesso para tudo.

O salário pode depender da experiência e da indústria, mas cientistas da computação estão entre os profissionais mais bem pagos da indústria.

Dependendo do tamanho da empresa, o profissional da área pode ganhar:

Um trainee ganha entre 2 e 4 salários mínimos.

Um junior ganha entre 3 e 6 salários mínimos.

Um pleno ganha entre 4 e 7 salários mínimos.

Um senior ganha entre 5 e 10 salários mínimos.

Um master ganha entre 6 e 12 salários mínimos.

Claramente, há uma necessidade de habilidades técnicas relacionadas à ciência da computação, já que as empresas atualizam seus modelos de negócios. Uma carreira na ciência da computação, especialmente o desenvolvimento de software, é um espaço inovador e pode ser um trabalho emocionante para aqueles que aproveitam a aprendizagem ao longo da vida. E o crescimento dessa área continua a cada dia mais.

Ferramentas e Recursos de Ciência da Computação

Neste ponto, você pode estar se perguntando por onde começar. Quais ferramentas você estará usando, o que você aprende em ciência da computação e existem recursos que podem ajudá-lo a começar?

Você pode começar com um curso de informática gratuito completo com tutoriais, blogs e uma comunidade útil. À medida que você começa sua jornada, você poderá usar sites de perguntas e respostas, ajudando novatos e programadores experientes a descobrir soluções e se conectar com seus pares.

Se você está procurando uma abordagem mais estruturada e acadêmica, há diversos cursos online de faculdades de renome disponíveis gratuitamente. É uma ótima introdução sobre como pensar como um programador e entender as teorias importantes da ciência da computação. A abordagem autodidata trabalhou para muitos entusiastas da ciência da computação, mas a educação tradicional também ajudou os profissionais a tomar sua carreira para o próximo nível.

O que se estuda em ciência da computação?

Se a ciência da computação parece ser um bom ajuste, o primeiro passo é obter um diploma de bacharel em ciência da computação ou major em uma haste ou campo relacionado a negócios com uma concentração na ciência da computação. Fora da educação tradicional, você pode trabalhar em projetos para aplicar o que você já conhece e usa alguns dos recursos neste artigo para começar a resolver problemas e lançar sua carreira.

Se você não estudou a ciência da computação durante seus estudos de graduação ou se sentir preso em seu atual papel relacionado à ciência da computação, você poderia buscar um mestrado em informática online. Um mestrado em ciência da computação pode aprofundar sua compreensão das teorias e aplicação da ciência da computação, aumentar o seu potencial de ganho e permitir que você busque uma especialização em um campo sob demanda, como a ciências cibernéticas ou a ciência dos dados.

Há muita coisa que você pode fazer com um diploma de ciência da computação, mas é importante determinar qual parte da ciência da computação lhe interessa: o lado teórico ou o lado prático.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário