Como escolher um concurso público?
Por que você deveria considerar uma carreira em serviço público?
Você quer que seu trabalho diário se sinta significativo e contribuir para algo maior que você.
Você tem uma paixão por uma determinada missão ou tópico, possivelmente por razões pessoais.
Você está motivado pelos benefícios ou vantagens de certas configurações de trabalho, como excelentes planos de aposentadoria, estabilidade na carreira, ou uma cultura vibrante em uma área que só existe no setor público
Seja qual for sua escolha, é importante saber escolher o concurso público que irá atender suas necessidades de carreira e pessoais.
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Então você quer fazer a diferença no mundo com o seu trabalho, mas não há certeza de onde?
Tradicionalmente, o serviço público referiu principalmente para carreiras no governo, mas ao longo dos anos a definição se expandiu para incluir outros setores que trabalham para a melhoria da sociedade, como empresas públicas. Dependendo do que você quer fazer e qual impacto você quer fazer você pode funcionar:
Carreira no setor público
Os órgãos públicos são financiados pelos impostos e prestam serviços no interesse de todos os cidadãos, como a educação pública (incluindo escolas públicas e universidades), proteção ambiental, saúde pública, infraestrutura (como estradas, pontes e eletricidade) , serviços de emergência, segurança pública e militar, pesquisa científica e previsões meteorológicas.
Você pode trabalhar para uma entidade federal como a ANVISA, DNITT, ANEEL, o IBAMA, ou Polícia Federal. Ou você pode trabalhar para um governo estadual ou local em departamentos semelhantes e menores, ou para funcionários eleitos ou os tribunais.
Funcionários públicos – como funcionários dos Correios, professores de escolas públicas, policiais e assistentes sociais do condado – também são funcionários do governo. Certos trabalhos existem apenas ou principalmente no governo.
Você pode também trabalhar em uma empresa pública, como a CAIXA, Banco do Brasil, CEMIG, Petrobras, entre outras. São as chamadas estatais, que podem ser municipais, estaduais, ou federais.
Qual o tipo de trabalho você pode fazer no serviço público?
Existem centenas de diferentes tipos de empregos em serviço público.
Como em qualquer local de trabalho, funções como recursos humanos, TI, contabilidade e finanças, marketing, comunicações, divulgação comunitária e assuntos públicos são necessários para manter uma organização funcionando sem problemas.
Mas há alguns outros tipos de funcionários que são particularmente na demanda no reino do serviço público, incluindo:
1. Administradores
Os administradores se concentram em projetar e entregar o serviço principal da organização. Isso pode incluir a realização de avaliações das necessidades e pontos fortes da comunidade, planejamento e implementação de um programa e realização de avaliações da eficácia de um programa.
2. Especialistas técnicos
Enquanto você não verá “especialista técnico” como um título de trabalho com muita frequência, muitos trabalhos em serviço público exigem treinamento ou credenciais específicos que se alinham com a missão particular e o trabalho da organização.
Por exemplo, uma organização educacional contratará professores, terapeutas, assistentes sociais e bibliotecários; Uma organização ambiental pode contratar um biólogo de pesca, um educador ambiental, um especialista em sustentabilidade, um cientista ambiental e um guarda florestal.
Um governo municipal pode contratar um planejador urbano, um engenheiro civil, um especialista em preparação de emergência e um especialista em tratamento de água. O que você faria nessas posições, é claro, varia amplamente, mas é uma parte vital da força de trabalho do serviço público.
3. Profissionais do direito
Algumas organizações contratam analistas de políticas, especialistas de defesa, e outros cujos papéis incluem analisar os possíveis impactos da legislação proposta em termos de efeitos na comunidade ou pelo custo para os contribuintes. Outras são responsáveis por garantir que o sistema jurídico se mantenha funcionando, como o Ministério Público e os vários tribunais.
Essas funções geralmente exigem algum treinamento extra em análise de políticas ou administração pública, bem como habilidades de comunicação analíticas, escrita e persuasivas políticas. Um analista de políticas poderia trabalhar em governos, organizações sem fins lucrativos, ou mesmo com empresas lucrativas, enquanto um especialista em defesa (incluindo um organizador comunitário, diretor de defesa, especialista em defesa de políticas ou lobista) seria mais provável de trabalhar para uma organização sem fins lucrativos ou advocacia.
Como escolher sua carreira no concurso público?
Aqui estão alguns passos sugeridos para te ajudar na escolha da carreira pública a seguir, para que você possa criar seu foco.
1. Decida qual missão você quer cumprir
Comece estreitando as missões ou questões que você é mais apaixonada. Pense em quais problemas você deseja resolver ou quais tópicos te excitam. Mesmo um conceito amplo como conservação ambiental, falta de moradia ou educação ajudará. Em seguida, identifique os setores públicos que se concentram nesses problemas.
2. Decida qual trabalho você quer fazer
Pense em que função ou ocupação de trabalho você gostaria de ter dentro do serviço público. Para começar, considere suas habilidades e interesses. Quais são algumas tarefas que você realmente gosta (ou acha que gostaria de gostar)
Então, faça alguma pesquisa para ver se essas ocupações existem nas organizações que se concentram em sua missão ou área de tópicos. Procure nos sites dos órgãos públicos para entender a estrutura de funcionamento.
3. Descubra quais qualificações você precisará
Depois de saber quais os cargos podem fazer sentido para você, descobrir se você precisa construir suas habilidades para obter esse trabalho ou obter treinamento especial. Você pode ler algumas descrições de trabalho para procurar habilidades principais. Você também pode usar o LinkedIn para procurar pessoas que têm os tipos de papéis que você está interessado em perseguir e ver o que eles estudaram e que outros treinamentos, habilidades ou experiências eles têm.
4. Faça algum networking, entrevistas informativas e exploração de carreira
Networking é crucial. Procurando por pessoas em sua organização ou campo escolhido no LinkedIn e outros sites de redes sociais podem ajudá-lo a explorar um campo de carreira. Conversar com aqueles já em serviço público (por exemplo, através de entrevistas informacionais) lhe dará insight que ajudará você a decidir exatamente o que você quer fazer. Além disso, especialmente em organizações sem fins lucrativos, responsabilidade social corporativa e trabalho com funcionários públicos, fazendo conexões é vital para encontrar e pousar as posições que você deseja.
5. Procure por posições abertas
Vários sites reúnem os concursos que estão em aberto e os que serão abertos em breve. Além disso, cada estado e agência do governo local tem seu próprio site de contratação, e certas profissões também têm sites de trabalho específicas para ocupações em seu campo.
E aí, qual carreira pública vocês procuram? Compartilhem nos comentários o que desejam como carreira e como chegaram nessa conclusão.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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