Se você já trabalhou em alguma empresa, deve ter ouvido falar de um Código de Conduta. Tais códigos são, essencialmente, normas que devem ser seguidas por todos os funcionários para que a identidade da empresa não seja perdida. Além disso, um Código de Conduta garante também um ambiente saudável em que todos são respeitados, protegendo também a empresa de maus profissionais

O que é Código de Conduta?

Um Código de Conduta é uma coleção escrita de regras, princípios, valores e expectativas, comportamentos e relacionamentos dos funcionários que uma organização considera significativos e acredita serem fundamentais para o sucesso da operação.

Um Código de Conduta enumera os padrões e valores que tornam uma organização notável e que permitem que ela se destaque de organizações similares. O Código de Conduta é nomeado por uma organização para refletir a cultura presente na organização e fazer uma declaração que todos os funcionários e outras partes interessadas ouvem.

O código de conduta escrito fornece orientação para funcionários, clientes e quaisquer outras partes interessadas sobre o que é considerado mais significativo, valorizado e desejável em relacionamentos, interações e na visão de mundo da organização.

O objetivo do código de conduta de uma empresa

Embora o Código de Conduta seja um título popular para este documento escrito e sua série de expectativas, outras empresas o chamam de Código de Ética nos Negócios, Código de Conduta Ética nos Negócios e Código de Ética e Padrões.

Não importa como a organização o chama, o Código de Conduta serve como uma estrutura para a tomada de decisões éticas dentro de uma organização. O Código de Conduta é uma ferramenta de comunicação que informa as partes interessadas internas e externas sobre o que é valorizado por uma organização específica, seus funcionários e gerência.

O Código de Conduta é o coração e a alma de uma empresa. Pense em um Código de Conduta como uma visão detalhada do que uma organização acredita e como os funcionários de uma organização vêem a si mesmos e seu relacionamento entre si e com o resto do mundo. O Código de Conduta ilustra como os funcionários, clientes, parceiros e fornecedores podem esperar ser tratados como resultado.

Como é criado um Código de Conduta?

Todo tipo de organização desenvolve um Código de Conduta. As empresas desenvolvem um Código de Conduta para promulgar princípios e ética que os tornarão atraentes para clientes, funcionários e outras partes interessadas.

As organizações sem fins lucrativos criam um Código de Conduta por esses motivos e para garantir que funcionários e clientes entendam e confiem em sua missão de serviço. As associações profissionais desenvolvem um Código de Conduta por razões semelhantes e sugerem padrões de comportamento ético em todo o setor e no comportamento profissional de seus membros. O Código de Conduta deve orientar todas as interações e representações.

Código de conduta de funcionários

Um bom código de conduta ajuda a orientar funcionários para o melhor comportamento em diversas situações. (Foto: Monday.com)

Códigos de conduta ganham fama por suas empresas

Vários exemplos de um Código de Conduta foram tão poderosos para orientar o comportamento, os padrões e a ética de uma organização que se tornaram famosos por si mesmos.

Na Johnson & Johnson, por exemplo, Robert Wood Johnson, presidente da empresa de 1932 a 1963 e membro da família fundadora da organização, escreveu seu famoso “Credo” em 1943, um Código de Conduta simples e bem estabelecido no mercado, que funciona até hoje.

O Código de Conduta da IBM oferece descrições extensivas de cada princípio para que pessoas e funcionários entendam claramente as expectativas da empresa.

Código de Conduta para Fornecedores de uma Organização

Um Código de Conduta também pode ser um documento que detalha as expectativas e exigências de uma organização de seus vendedores, fornecedores e parceiros. Também chamado de código de ética do fornecedor, o Código de Conduta estabelece as bases para o relacionamento da organização com seus parceiros.

Por exemplo, o Código de Conduta de Fornecedores da Apple (e da Indústria de Eletrônicos) declara que “a Apple está comprometida com os mais altos padrões de responsabilidade social e ambiental e conduta ética. Os fornecedores da Apple devem fornecer condições de trabalho seguras, tratar os trabalhadores com dignidade e respeito, aja de maneira justa e ética e use práticas ambientalmente responsáveis ​​onde quer que produzam ou executem serviços para a Apple “.

Outro componente frequente do Código de Conduta para os fornecedores é que eles são desencorajados a oferecer presentes a funcionários que, por seu Código de Conduta, não podem aceitá-los, para que não haja uso questionável de seus serviços.

Como desenvolver e integrar o código de conduta?

Um Código de Conduta é escrito por uma equipe de liderança sênior; desenvolvido por uma seção transversal de funcionários de várias funções; ou projetado pelo desenvolvimento da organização, comunicações corporativas, marketing, relacionamento com fornecedores e / ou equipe de Recursos Humanos, dependendo da organização e seu modo interno de operação e estilo de gerenciamento.

Um Código de Conduta desenvolvido por um executivo poderoso e estimado, geralmente também o proprietário, ou por uma seção transversal de funcionários sem a influência de um executivo, é mais fácil de incorporar e integrar. É mais provável que afete as crenças e o funcionamento reais de uma organização.

O Código de Conduta provavelmente alcançará a implementação e a integração completas dentro da organização quando mais partes interessadas estiverem ativamente envolvidas em sua criação. O envolvimento dos funcionários cria a propriedade dos funcionários, que é a alma da implementação de um Código de Conduta por uma organização.

Como o processo recomendado para o desenvolvimento, alinhamento e comunicação dos valores de uma organização ou a integração de um plano estratégico, a participação contribui para a integração bem-sucedida de um Código de Conduta. Use as mesmas etapas recomendadas para o seu processo para desenvolver seu Código de Conduta.

Divulgue o Código de Conduta

Um Código de Conduta é publicado e divulgado a seus funcionários e às partes interessadas existentes e em potencial, como membros do conselho de administração, clientes, parceiros, vendedores, fornecedores, funcionários em potencial e público em geral. É a imagem que a empresa deseja transmitir a essas partes interessadas sobre quem é a empresa e o que elas podem esperar em termos de tratamento orientado a valor.

Frequentemente publicado no site da organização e em seu relatório anual aos acionistas, o Código de Conduta é um compromisso interno com um padrão de comportamento e crenças e uma declaração pública da posição da organização em um conjunto de padrões, valores, princípios e crenças.

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