O que é geração Y?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

A geração Y é conhecida como a geração que nasceu entre o início dos anos 1980 e o início dos anos 2000. Não há datas precisas para quando esta geração começa e termina e os especialistas também não concordam sobre quando a Geração Y começou.

Conhecer os aspectos desta geração no ambiente de trabalho proporciona excelentes oportunidades para tirar o melhor dos profissionais e atender às demandas deles no ambiente.

O que é a geração Y: millenials ou nativos digitais

Os membros / pessoas desta geração são chamados de Millennials ou Nativos Digitais. Eles não conhecem uma vida sem a internet. Sua socialização é feita via Facebook, Instagram e Cia, sendo essencial para eles. A geração do milênio, como é frequentemente chamada, cresceu com a internet e novas tecnologias como smartphones, laptops e mídias sociais. Consequentemente, eles supostamente lidam com novas tecnologias muito melhor do que a geração anterior. No entanto, nem sempre é esse o caso.

Geração millenials: o que buscam no ambiente de trabalho?

Há muitas coisas com as quais os Millennials se preocupam e não é tão simples fornecer todas essas coisas. Como mencionado antes, eles são realmente autoconfiantes e não têm medo de levantar questões se algo não estiver claro. Eles estão procurando mais do que apenas um emprego, eles estão procurando algo pelo qual valha a pena trabalhar. Além disso, eles não são motivados apenas por dinheiro.

Então, o que torna uma organização um empregador atraente para a geração Y?

Oportunidades para mais desenvolvimento

Benefícios fornecidos pela empresa

Arranjos de trabalho flexíveis

Bons colegas para trabalhar

Salário competitivo

Oportunidades de ir / trabalhar no exterior

Valores corporativos que correspondem a eles

A reputação de empregador

Se você deseja atrair pessoas da Geração Y, você precisa satisfazer suas necessidades e expectativas. Hoje é importante lutar por colaboradores altamente qualificados e ter uma estratégia de trabalho para manter o pipeline repleto de talentos. Vai ser mais difícil encontrar “boa equipe”. Portanto, novas abordagens de recrutamento terão / surgirão.

Definição da geração Y

A geração Y é altamente ligada à tecnologia, e trabalha geralmente bem em equipe. (Imagem: GrandPrixTimes)

Características da geração Y

As pessoas da Geração Y podem ser descritas como autoconfiantes e ambiciosas. Às vezes, as pessoas pensam que não são autoconfiantes, mas sim arrogantes. O sucesso na carreira da geração Y não é tão importante para eles quanto sua família e seus amigos. Além disso, estão em busca de novos desafios e têm grandes expectativas. A geração Y muitas vezes tem expectativas excessivas, então acontece que a realidade é pior do que suas expectativas. As pessoas ficarão infelizes nesse caso.

Algumas outras características da Geração Y são:

Eles procuram um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, horários de trabalho flexíveis e políticas de diversidade fortes.

Eles também esperam subir rapidamente na organização e subir na hierarquia muito rápido.

As responsabilidades corporativas devem atender às expectativas da geração do milênio ou eles deixarão seu empregador.

Eles cresceram com novas tecnologias. Consequentemente, eles são afins ao mundo digital e vão tirar proveito disso.

Pessoas da Geração Y são movidas por imagens. Portanto, é importante que eles representem sua imagem por meio de declarações pessoais ou qualquer outra coisa.

O aprendizado e o desenvolvimento pessoal são mais importantes para eles do que recompensas financeiras.

O uso constante de mídias sociais / redes sociais em qualquer lugar e a qualquer momento é impressionante.

A Geração Y é mais experiente em tecnologia. Os Millennials, como também são chamados, cresceram com mais tecnologia do que qualquer outra geração. Este grupo cresceu com tecnologia e mídia social e tem uma forte capacidade de trabalhar e alavancar a moeda de uma economia global baseada no conhecimento.

A geração Y se sente mais confortável com diversos grupos étnicos. O uso diário da Geração Y de e-mail, mensagens de texto e redes sociais deve segui-los até o local de trabalho e fez da Geração Y um grupo extremamente social e interconectado. Eles se sentem confortáveis ​​em colaborar com colegas de trabalho virtualmente e pessoalmente, mas suas interações sociais não são limitadas pela geografia. Além disso, a Geração Y é muito mais étnica e racialmente diversa do que as gerações anteriores, o que criará locais de trabalho mais diversificados e inclusivos nos próximos anos.

A Geração Y tem paciência limitada com o status quo. Os membros da Geração Y cresceram encorajados por seus pais a não levar o mundo pelo valor de face. Eles aprenderam a questionar praticamente tudo e às vezes são chamados de “Geração por quê”. Este grupo está sempre procurando novas maneiras de abordar os negócios como de costume e não está satisfeito com respostas como “Porque é assim que sempre foi feito.” Embora possa haver a percepção entre os adultos mais velhos de que essa disposição de desafiar o status quo como uma falta de respeito pela autoridade ou uma abordagem sabe-tudo para a vida profissional, muito dessa disposição de desafiar os negócios como de costume decorre do fato de que membros da Geração Y cresceram em um mundo de constantes mudanças tecnológicas e sociais. Eles percebem que fazer as coisas da maneira que sempre foram feitas simplesmente não vai continuar a funcionar.

A Geração Y são os inovadores de negócios de hoje. O mundo dos negócios do futuro pertencerá à Geração Y, e as empresas que buscam ter sucesso nesse novo mundo devem incluir a Geração Y no planejamento. A velocidade com que a economia global e o mundo dos negócios estão mudando não pode ser exagerada. A Geração Y pode liderar as transformações dessas empresas em organizações globalmente competitivas baseadas no conhecimento.

O que esperar de um profissional da geração Y?

A Geração Y é a geração de crescimento mais rápido quando se trata de negócios, líderes de equipe e líderes de negócios. Embora “conhecimento de tecnologia” seja o termo mais comum usado para descrever esta geração, muitas outras características foram usadas para descrever a Geração Y, incluindo as seguintes.

Em vez de trabalhar por longos turnos na esperança de subir na hierarquia corporativa, a geração do milênio prefere horários de trabalho flexíveis e uma vida profissional / doméstica mais equilibrada. Esta geração cresceu em lares com pais sobrecarregados, o que os levou a ter uma nova perspectiva em relação à vida profissional. Esta geração desfruta de um ambiente de trabalho gratificante, bem como de uma vida familiar plena.

O trabalho em equipe está no topo da lista da geração do milênio. A maioria prefere colaborar por meio de reuniões regulares da equipe. Eles querem ser incluídos e envolvidos e esperam transparência dos colegas e da gerência.

Esta geração é rápida para responder a uma mensagem de texto, mensagem do Facebook ou e-mail. Mesmo que eles possam adiar um telefonema por um tempo, eles retornarão sua ligação. Quando se trata de seu ambiente de trabalho, a geração do milênio prefere se comunicar por e-mail, o que é considerado mais rápido e eficaz.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário