RH 4.0, o que é?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

A Indústria 4.0 representa uma grande transformação na forma como os negócios abordam a manufatura. Essa quarta revolução industrial já reduziu as necessidades de recursos humanos de muitas empresas por meio da automação. Da mesma forma, a troca de dados entre sistemas diferentes aumentou drasticamente a eficiência e os processos de tomada de decisão.

Embora o mundo veja ainda mais mudanças nos próximos anos, grande parte da tecnologia necessária já existe para substituir metade de todas as atividades atuais relacionadas ao trabalho. Enquanto isso, setores como defesa e aeroespacial podem se aproximar da digitalização total em breve.

Ninguém pode saber com certeza o que acontecerá quando as empresas precisarem de menos recursos humanos para operar. No entanto, uma coisa que sabemos é que, como resultado, seu trabalho como profissional de RH terá uma aparência dramaticamente diferente. Aqui estão alguns exemplos das mudanças que você deve esperar para o RH 4.0.

1. Pessoas nos recursos humanos da indústria 4.0

Sem dúvida, muito da importância da Indústria 4.0 reside em seu impacto nas pessoas. Para começar, um número crescente de trabalhadores está descobrindo que seus conhecimentos, habilidades e outras capacidades não são mais necessários. Enquanto isso, as pessoas que continuam empregáveis ​​têm expectativas crescentes sobre seus termos de emprego e condições de trabalho.

No ambiente corporativo, essa automação e outras tecnologias em evolução estão mudando as necessidades das organizações. Para começar, os proprietários e gerentes de negócios precisarão reavaliar sua estrutura e redefinir quais tarefas eles têm que requerem envolvimento humano. Como resultado, eles podem descobrir que precisam ajustar drasticamente suas práticas de contratação.

A Indústria 4.0 também afeta os profissionais de RH. Para começar, eles precisam trabalhar em estreita colaboração com as empresas para ajudá-los a identificar suas necessidades de pessoal e, em seguida, encontrar e contratar as pessoas necessárias. No processo, os departamentos e agências de RH devem adotar novas tecnologias para se manterem competitivos em seu campo.

Em outras palavras, ao lidar com a reinvenção da indústria de recursos humanos, você deve lidar com empregadores, funcionários e colegas que também estão passando por uma reviravolta em suas vidas profissionais. No entanto, priorizando consistentemente as necessidades das pessoas em vez de processos e outras considerações, você pode prosperar durante a revolução atual.

Novo RH na prática

O RH 4.0 proporciona uma experiência mais integrada e tecnológica para a empresa e seus funcionários. (Foto: People Matters)

2. Recrutamento é um dos desafios do RH 4.0

A Indústria 4.0 está afetando todos os setores em todos os níveis. Essa interrupção agora afeta todos os aspectos do RH, incluindo os processos de recrutamento. Se as equipes e agências internas de RH não se adaptarem, perderão sua vantagem competitiva. Portanto, para continuar combinando os melhores talentos aos empregos disponíveis, você precisará abraçar essa evolução.

Por exemplo, a disponibilidade de novos dados ajudará as agências a entender o que torna uma empresa atraente para os candidatos a empregos. Consequentemente, o RH terá a capacidade de desempenhar um papel fundamental na formação da cultura e dos valores corporativos. Da mesma forma, os profissionais de RH potencialmente aprenderão mais sobre onde e como se conectar com clientes em potencial qualificados para qualquer vaga de emprego específica.

Tecnologias como inteligência artificial (IA) e programação neurolinguística (PNL) irão ajudá-lo a filtrar montanhas de currículos. Da mesma forma, você terá a capacidade de obter informações sobre o desempenho histórico de ocupantes anteriores para refinar seus parâmetros de recrutamento.

À medida que você se torna mais proficiente em unir organizações com recursos humanos apropriados, você se tornará fundamental na redução dos custos de recrutamento. Em outras palavras, o RH 4.0 oferece a oportunidade de criar vantagens competitivas sustentáveis ​​para você e sua empresa.

3. Trabalho em equipe na revolução 4.0

No passado, todas as tarefas de RH em uma organização eram realizadas por equipes internas ou agências externas. Agora, a Indústria 4.0 está disponibilizando tecnologias que incluem praticamente todas as áreas de uma empresa no processo de contratação.

Para ajudar vários departamentos a coordenar suas atividades com equipes e agências de RH, os profissionais de RH precisarão aprender sobre as tecnologias digitais e usá-las para trabalhar com mais eficiência. Isso envolve o uso de ferramentas de colaboração e comunicação, bem como manutenção de registros digitais e análises de negócios.

O trabalho do profissional de RH inclui mais do que encontrar e contratar o talento certo. Também envolve outras tarefas, como integração e treinamento. Para começar, você pode automatizar e personalizar a experiência inicial de novos funcionários.

Os programas de treinamento e desenvolvimento contínuo também podem se beneficiar das tecnologias digitais. Por exemplo, táticas como gamificação podem motivar os funcionários a manter um alto nível de competência. Além disso, existem muitas tecnologias de aprendizagem online que permitem que os trabalhadores estudem para aprender novas habilidades em sua própria programação usando seus dispositivos móveis.

Resumindo, a Indústria 4.0 já trouxe muitas mudanças para o mundo dos negócios, e muitas mudanças estão a caminho. Como um profissional de RH, você precisa pesquisar e adotar tecnologias inovadoras que o ajudarão a trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente como uma agência ou equipe de RH.

Não é preciso dizer que parte do seu trabalho envolverá descobrir e atender às necessidades e expectativas em constante mudança de seus clientes e recrutas. Além disso, você pode esperar que a nova revolução industrial abra novas oportunidades para fornecer gerenciamento de desempenho contínuo e treinamento que o ajudará a se manter relevante para os empregadores e funcionários que você atende todos os dias.

Quais outros desafios acham que envolvem esta revolução da indústria 4.0? Como o RH pode agir?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário