O recrutamento externo permite avaliar um conjunto mais profundo de candidatos talentosos para o trabalho que você precisa preencher. Diferentes métodos podem ser usados para garantir que seu recrutamento seja bem sucedido e você consiga os melhores funcionários para sua empresa. Vamos mostrar como fazer o recrutamento bem sucedido pra sua empresa.

O que é recrutamento externo?

O recrutamento externo funciona avaliando um conjunto disponível de candidatos a emprego fora de sua organização para verificar se há ou não candidatos suficientemente qualificados ou qualificados que podem preencher as vagas existentes na sua empresa. Devido às vantagens que o método traz, é comumente usado por empresas em todo o mundo. No entanto, também é importante saber que ele também traz algumas desvantagens antes de decidir fazer isso para sua empresa. Aqui estão os prós e contras do recrutamento externo:

Vantagens do recrutamento externo

Várias vantagens podem tornar o recrutamento externo mais atrativo:

1. Pode trazer novas habilidades e informações para a mesa.

Ao contratar candidatos externamente, você terá melhores possibilidades de identificar e encontrar pessoas capazes de fornecer novas habilidades e contribuições para o crescimento da sua organização. Isso significa que o recrutamento externo pode tornar as coisas mais claras e melhores para os seus resultados.

Recrutamento externo

O recrutamento externo pode ser a solução que trará os melhores nomes para sua equipe. (Foto: Thanuja MBA)

2. Promove uma melhor concorrência.

Recrutar novos talentos fora da sua empresa lhe dará a chance de enfrentar uma concorrência melhor. Na maioria dos casos, as empresas procuram candidatos com a capacidade de lidar com certos empregos qualificados e aqueles com capacidade de assumir riscos. E através desse método, você poderá atender a esses tipos de características nos candidatos através do processo de entrevista.

3. É uma boa maneira de obter idéias de outros negócios ou indústrias.

Um fator inteligente que você poderá observar de candidatos a emprego externos é que essas pessoas poderão oferecer idéias novas e exclusivas para você, obtidas com o trabalho para outras empresas no passado. Isso significa que você poderá obter informações sobre outros aspectos em seus concorrentes e em outros setores.

Desvantagens do recrutamento externo

Agora as desvantagens do recrutamento externo:

1. Recruta candidatos com entendimento limitado da sua empresa.

Quando você contrata um candidato por meio de um processo de recrutamento externo, há uma enorme possibilidade de que esse indivíduo tenha menos chance de entender o ambiente da sua organização, o que pode fazer uma grande diferença em suas atividades futuras. Isso também significa que surgirão algum tipo de problema que você precisará corrigir para ajudá-lo a entender como as coisas são feitas.

2. É demorado.

Uma enorme desvantagem do recrutamento externo é que ele consome mais tempo, pois você precisa postar anúncios de sua campanha de recrutamento e passar por um número enorme de candidatos, a fim de selecionar o melhor candidato para a vaga que você deve preencher. Como envolve vários processos, o recrutamento externo demora um pouco mais do que a contratação interna.

3. Ele vem com questões de desajuste.

Também existe a possibilidade de o novo funcionário não conseguir se ajustar ao novo ambiente e aos funcionários existentes. Isso pode resultar em situações desfavoráveis, como pessoas saindo da sua organização.

Como em qualquer método de contratação, o recrutamento externo traz vantagens e desvantagens. E quando você tem uma vaga de emprego em sua organização, é melhor ponderar essas coisas antes de prosseguir.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)