O que é gamificação no trabalho? Com exemplos!

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Os elementos da gamificação foram bem e realmente encontraram seu lugar em nossas vidas pessoais. O exemplo mais simples é o dos clientes que ganham pontos de fidelidade (digital), desbloqueando uma recompensa depois de atingirem um certo nível.

A gamificação no local de trabalho, no entanto, não é um conceito novo, mas ainda tem um longo caminho a se separar talvez no espaço de aprendizagem.

Um relatório emitido recentemente mostra algumas descobertas interessantes sobre o estado atual da gamificação no trabalho; Como os funcionários experimentam isso, qual é a relação entre motivação e engajamento da gamificação e qual é a mais recente tendência de gamificação conhecida como recrutamento?

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O que é gamificação?

Simplificando, a gamificação é a aplicação de elementos de jogo em um contexto não-jogo, como, por exemplo, o local de trabalho. É uma técnica de marketing comumente usada para aumentar a lealdade do cliente e aumentar o engajamento.

No trabalho, a gamificação pode ser usada para aprimorar o envolvimento dos funcionários e vemos muitos exemplos de elementos de jogo, por exemplo, treinamento e e-learning.

Alguns dos recursos de gamificação mais comuns (e tradicionais) encontrados no local de trabalho incluem:

Distintivos

Recompensas virtuais ou físicas para realizações

Tabelas de classificação

Como os funcionários experimentam gamificação

Tentando tornar a vida no trabalho e, por extensão, a experiência do funcionário mais divertida usando a gamificação é boa e bem, mas o que os funcionários realmente pensam disso?

Onde os funcionários gostariam de ver mais gamificação no local de trabalho, por exemplo?

Em seu treinamento e software de comunicação, de acordo com o relatório de gamificação no trabalho de 2019 (veja também a imagem abaixo). Em outras palavras: duas áreas que não envolvem necessariamente as tarefas diárias das pessoas, mas têm mais a ver com projetos adicionais.

Se nós ampliarmos o tipo de treinamento que os funcionários gostariam de ver uma versão gamificada, vemos os seguintes resultados:

Treinamento de conformidade corporativa (sem surpresa, se posso acrescentar)

Treinamento em produtos e serviços

Desenvolvimento de habilidades técnicas

Quanto à forma como as pessoas se sentem durante o treinamento dos funcionários, 62% se sentem motivados, enquanto 31% se sentem entediados e improdutivos.

Processo de gamificação no trabalho

A gamificação pode ajudar na motivação e produtividade dos funcionários em uma empresa. (Imagem: Pinterest)

Gamificação, motivação e engajamento

É verdade que o fato de que quase um terço dos funcionários se sentem entediados e improdutivos durante o treinamento não é ótimo. Felizmente, também há boas notícias: há uma correlação interessante entre gamificação no treinamento e envolvimento dos funcionários.

Como você pode ver, parece que os funcionários se sentem muito mais motivados, por um lado, e muito menos entediados e improdutivos, por outro, quando recebem treinamento gamificado.

E há mais boas notícias. O software gamificado também pode ter um impacto positivo no moral dos funcionários; A mesma pesquisa mostra que 88% dos funcionários dizem que a gamificação no software que eles usam no trabalho os torna mais felizes.

Exemplos de gamificação no trabalho

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de gamificação no trabalho agora. Afinal, olhar para os resultados da pesquisa é interessante, mas queremos saber como é a gamificação em ação, certo?

Recentemente, já compartilhamos um estudo de caso sobre como Bosch usa a gamificação para criar habilidades de análise de RH, mas aqui estão exemplos que cobrem outras partes do local de trabalho:

1. Exército dos EUA

O Exército dos EUA é conhecido por seus jogos de treinamento bem projetados e às vezes controversos. Um exemplo deste último é uma ferramenta de recrutamento/promoção chamada Exército da América. Os candidatos podem baixar o jogo e testar suas habilidades em um ambiente de atiradores estratégicos multiplayer.

O jogo é considerado uma “ferramenta de recrutamento econômica” do Exército dos EUA e promove a adesão aos sete valores principais do Exército dos EUA. Como tal, também serve fins de marca do empregador.

2. Google

O Google usa um jogo de despesas de viagem que se concentra em funcionários que viajam muito. Todo centavo que economizam em suas viagens e que é oficialmente alocado para a viagem de negócios é pago de volta aos funcionários como um complemento aos seus salários ou eles podem entregá-lo a uma instituição de caridade.

3. Deloitte

A empresa digitalizou e jogou seu processo de integração; Os novos funcionários se uniram a outros novatos para aprender sobre elementos funcionais, como conformidade, ética e procedimentos on -line, e também recebem uma turnê de escritório virtual projetada como um videogame.

4. Recrutamento

Não é segredo que, quando se trata de tecnologia de RH, vemos muita inovação acontecendo no espaço de recrutamento. Portanto, realmente não é uma surpresa que o uso da gamificação no processo de contratação – também conhecido como recrutamento – esteja se tornando cada vez mais popular.

São usados passeios de escritório virtual e programas de integração gamificados como exemplos de gamificação no recrutamento. Outra aplicação bem conhecida da gamificação no recrutamento pode ser encontrada em ferramentas de avaliação pré-emprego.

Vale a pena gamificar o ambiente de trabalho?

A gamificação no local de trabalho tem a capacidade de tornar o trabalho mais divertido. Pode ter um impacto positivo na motivação, engajamento e até felicidade dos funcionários. A vida é um jogo que eles dizem, então vamos tentar fazer o local de trabalho parecer um pouco mais.

Resumo da gamificação

Vamos entender um pouco com este resumo da gamificação no ambiente de trabalho:

1. O que é gamificação?

A gamificação é a aplicação de elementos de jogo em um contexto não-jogo, como, por exemplo, o local de trabalho. É uma técnica de marketing comumente usada para aumentar a lealdade do cliente e aumentar o engajamento.

2. Como os funcionários experimentam a gamificação?

Os funcionários se sentem muito mais motivados, por um lado, e muito menos entediados e improdutivos, por outro, quando recebem treinamento gamificado.

3. Quais são os exemplos de gamificação no trabalho?

A gamificação no local de trabalho pode ser usada para vários propósitos: reduzir as despesas de viagem, melhorar a integração dos funcionários, tornar as tediosas tarefas do escritório mais divertidas, reduzir a rotatividade (cedo), construir habilidades de análise de RH e muito mais.

4. O que é recrutamento gamificado?

Recrutamento é o uso da gamificação no processo de contratação. Exemplos de recrutamento são passeios virtuais de escritório, uso de ferramentas de avaliação pré-emprego e programas de integração gamificados.

O que acham da gamificação? Como vocês usariam no ambiente de trabalho?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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