O que é nota fiscal triangular?
A nota fiscal triangular é um tipo de nota fiscal que envolve 3 partes, sendo elas o produtor, o revendedor e o cliente final. Esta operação contábil precisa ser compreendida para que seu enquadramento legal seja feito corretamente e todos os impostos sejam devidamente recolhidos pelas partes envolvidas.
Como funciona a operação triangular?
Na operação normal da nota fiscal, o produtor primeiramente vende o produto para o revendedor. Este, por sua vez, repassa o produto para o cliente final.
Quando o revendedor já efetuou a venda e o produtor precisa fazer a entrega ao cliente final etemos então uma situação que exige uma nota triangular.
É, basicamente, uma simplificação logística. Assim, não é necessário que o revendedor tenha um grande estoque guardado, podendo encaminhar os produtos diretamente do produtor.
Quem está envolvido na triangulação de notas?
Como dissemos, temos 3 partes envolvidas na triangulação de notas, obrigatoriamente:
Produtor: este é o responsável pela produção do bem ou produto, e sua venda para os revendedores.
Revendedor: este é quem adquire o produto para revender aos clientes.
Cliente final: aquele que consome, ou seja, compra o produto final, podendo ser pessoa física ou jurídica.

Entenda o funcionamento de uma nota fiscal triangular na contabilidade de uma empresa. (Foto: CR Sistemas e Web)
Nota fiscal triangular: como funciona?
Toda venda de produtos e serviços de empresas precisa de uma nota fiscal. Mas se o revendedor transfere o produto direto do vendedor, existem as seguintes etapas:
Etapa 1: o cliente compra o produto ou bem do revendedor.
Etapa 2: o revendedor informa ao produtor sobre a venda, encomendando então o bem ou produto e encaminhando diretamente para o consumidor.
Etapa 3: o produtos então envia e entrega o produto para o cliente final.
O que muda nestes procedimentos é a alíquota dos impostos que é cobrada dos produtos na emissão da nota fiscal.
Operação triangular e CFOP: como fazer venda a ordem?
CFOP é uma sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias. Este código deve ser emitido independente do estado de origem da mercadoria e do estado de destino. Produtor e revendedor precisam compreender as operações envolvidas.
1. Produtor
O produtor emitirá uma nota fiscal para o revendedor e outra para o cliente final. A nota emitida para o cliente final não terá tributação, e é emitida apenas para que a carga possa ser devidamente transportada.
A nota fiscal emitida tem como natureza de operação a venda de produção do estabelecimento, com o código CFOP 6118 / 5118. Este código caracteriza a “Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem”.
2. Revendedor.
Este pagará os tributos referentes à venda do produto para o cliente final. Terá de emitir uma nota fiscal com a natureza de remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, usando o código CFOP 6923 / 5923 – Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem.
3. Cliente final
Este deverá receber a notal fiscal com o número emitido para o revendedor. Esta é a nota fiscal de venda que o cliente precisará manter para garantir seus direitos caso haja qualquer direito devido a problemas com o produto ou bem.
Esperamos que não tenham ficado quaisquer dúvidas sobre a nota fiscal triangular. Caso tenha ainda alguma pergunta, deixe nos comentários suas perguntas ou sugestões!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

Onde encontrar matrícula CEI INSS?

Habilidades fundamentais para quem quer abrir um negócio!

Como fazer um contrato freelancer?

Por que trabalhar com vendas pode lhe ajudar em qualquer carreira?