Para uma boa apresentação, existem estratégias e técnicas muito usadas ao redor do mundo, e que realmente funcionam para melhorar seu desempenho, ajudando a causar uma melhor impressão nas suas apresentações acadêmicas de trabalhos, TCCs, teses, seminários, e muito mais.

Ideias para apresentação de trabalho: paixão e conexão com o público

É difícil de ser relaxado e ser você mesmo quando você está nervoso. Nesses momentos, a coisa mais importante é se conectar com seu público, e a melhor maneira de fazer isso é deixar a sua paixão pelo assunto brilhar através de você. Seja honesto com o público sobre o que é importante para você e por que é importante. Seja entusiasmado e honesto, e o público vai reagir. Conte uma história pessoal, algo que te conecte ao assunto, para que haja empatia do público.

Na paixão, também não se esqueça de estudar BEM o tópico que você vai apresentar, indo ALÉM do que está na sua apresentação.

Como apresentar seminário em sala de aula? TCC? Tese? Foque na necessidade do seu público!

Sua apresentação deve ser construída em torno do que seu público está buscando da apresentação.

Enquanto você se prepara a apresentação, você sempre precisa ter em mente quais são as necessidades de audiência. Enquanto você está fazendo a apresentação, você também precisa manter o foco na resposta do seu público, e reagir a isso. Você precisa tornar mais fácil para o público a compreender e responder.

Por exemplo, uma apresentação de tese pode não precisar da explicação de termos e conceitos científicos. Já uma apresentação de seminário pode exigir que você explique melhor alguns conceitos envolvidos em sua apresentação.

Apresentar seminário criativo, TCC, tese, ou qualquer trabalho, exige simplicidade na mensagem

Quando planear a sua apresentação, você deve sempre ter em mente a pergunta: qual é a mensagem-chave (ou três pontos-chave) para o meu público entender?

Você deve ser capaz de comunicar a mensagem chave muito brevemente. Alguns especialistas recomendam um resumo de 30 segundos, outros sugerem um resumo que você pode escrever na parte traseira de um cartão de visita ou dizer em não mais do que 15 palavras.

Qualquer que seja a regra que você escolha, o importante é manter o seu núcleo mensagem focado e breve. Se o que você está planejando a dizer não contribui para a mensagem central, corte da sua apresentação.

Fazer apresentação de boa qualidade

Em uma apresentação, o foco deve ser na simplicidade da mensagem. A criatividade pode acompanhar, mas nunca deve ser colocada em primeiro lugar. (Foto: eaec.edu.au)

 

Faça a apresentação de projetos de pesquisa e trabalhos olhando e sorrindo para o público

Isso parece muito fácil, mas um número surpreendentemente grande de pessoas não conseguem fazê-lo. Se você sorrir e fazer contato com os olhos, você está construindo um relacionamento, o que ajuda o público a se conectar com você e seu assunto. Isso também ajuda a ficar menos nervoso, porque você está falando diretamente com cada um, não mais para pessoas desconhecidas.

Para ajudá-lo com isso, certifique-se de que você não desliga todas as luzes de modo que apenas a tela de slides seja visível. Seu público precisa ver você, assim como seus slides.

Coloque sempre um início forte nas suas apresentações

O início de sua apresentação é crucial. Você precisa prender a atenção do seu público e segurá-la. Eles vão te dar alguns minutos de graça, durante os quais você precisa entretê-los, antes de começar a não prestarem mais atenção. Então não perca muito tempo em explicar quem você é. Comece através do entretenimento. Use uma imagem engraçada, mas que seja relativa ao seu tema. Faça uma piada rápida (10 a 20 segundos) sobre o tema a ser trabalhado. Converse com a audiência, e use isso a seu favor.

Use a regra 10-20-30 para apresentações de Powerpoint

Apresentações de slides devem seguir essas regras:

  • Não conter mais de 10 lâminas
  • Não durar mais do que 20 minutos
  • Usar um tamanho de fonte não inferior a 30

Este último é particularmente importante, uma vez que impede que você tente colocar muita informação em qualquer slide. Um bom conjunto de slides não deve ser utilizado sem o apresentador, e eles definitivamente deve, conter menos, e não mais, informação, expressa de forma simples.

Crie uma história para sua apresentação

Os seres humanos são programados para responder às histórias. Elas nos ajudam a prestar atenção, e também a lembrar as coisas. Se você pode usar histórias em sua apresentação, o público é mais propenso a se envolver e lembrar sua apresentação depois. Você precisa que sua apresentação seja uma história. Faça um início, meio, e fim. Coloque lições de moral, diálogos, exemplos. Seja um contador de causos, não apenas um apresentador.

Use sua voz efetivamente em uma apresentação

A palavra falada é realmente um meio muito ineficiente de comunicação, porque ele usa apenas um dos 5 sentidos de sua audiência. É por isso que devemos usar recursos visuais, também. Você pode ajudar a tornar a palavra falada melhor usando a sua voz de forma eficaz.

Varie velocidade em que você fala, e enfatize mudanças de tom, fazendo sua voz mais interessante e prendendo a atenção do seu público.

Use seu corpo para se comunicar durante uma apresentação acadêmica

Mais de três quartos de comunicação é não verbal. Isso vale para o mundo acadêmico também, onde parece que os apresentadores viram robôs, devido ao nervosismo.

Isso significa que, assim como o seu tom de voz, sua linguagem corporal é crucial para passar a sua mensagem. Certifique-se de que você está dando a mensagem certa: a linguagem corporal que você deve evitar inclui braços cruzados, mãos atrás das costas ou em seus bolsos, e ficar andando pelo ambiente.

Faça seus gestos abertos e confiantes, movendo-se naturalmente (devagar) ao redor do palco, e entre o público também, se possível.

Relaxe, respira, e se divirta com suas apresentações

Se você achar uma apresentação difícil, pode atrapalhar a manter a calma e o relaxamento. Uma opção é começar se concentrando na sua respiração. Reduza o ritmo e certifique-se de que você está respirando para encher os pulmões. Faça uma pausa para respirar, ocasionalmente, durante sua apresentação.

Se você pode relaxar, você quase certamente irá apresentar melhor. Se você pode realmente começar a divertir-se, o público vai responder a isso, e se envolver melhor. Suas apresentações vão melhorar exponencialmente com maior confiança. E pode te ajudar até na vida profissional, quem sabe, para convencer seu chefe a ouvir melhor suas ideias?

Como você se prepara para apresentações?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)