Como consultar o auxílio emergencial?

Em Legislação trabalhista e MTE por André M. Coelho

O auxílio emergencial foi um benefício criado durante a pandemia do COVID-19 para proporcionar aos cidadãos brasileiros uma fonte de renda extra para compensar as perdas proporcionadas pelo coronavírus. Caso precise consultar o auxílio emergencial, os valores depositados, entre outras informações, é importante seguir alguns passos.

Como consultar o auxílio emergencial: direito a receber

Uma das consultas do auxílio emergencial está relacionada ao direito a receber o benefício. O Governo disponibiliza 3 formas de comunicação para saber se você tem ou não direito ao auxílio emergencial:

Pelo site do Dataprev, no endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/

No site da Caixa para o auxílio emergencial

Pelo telefone 111

Consulta do auxílio emergencial: depósito

O depósito do auxílio emergencial é feito dentro do calendário estabelecido pelo Governo, de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Para consultar o depósito dos valores, você pode consultar o aplicativo CAIXA TEM. No app, estará disponível os valores de acordo com o calendário, no primeiro momento em que o dinheiro estiver disponível.

Obs.: o app CAIXA TEM será o primeiro lugar onde os valores estarão disponíveis. Isso porque só depois de alguns dias que o dinheiro vai estar disponível para saques e transferências.

Auxílio Emergencial

Consulte o auxílio emergencial para saber se já recebeu ou vai receber os valores do benefício. (Imagem: CAIXA)

Como consultar o calendário do auxílio emergencial?

O calendário do auxílio emergencial está disponível pelo site da CAIXA feito para o auxílio emergencial. Serão pagas 4 parcelas do auxílio emergencial, que são pagas de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Quem nasceu em janeiro receberá primeiro, quem nasceu em dezembro receberá por último.

A primeira parcela será paga da seguinte maneira, de acordo com mês de nascimento. A primeira data é a disponibilidade do auxílio para o uso digital e a segunda para o saque:

A segunda parcela será paga no seguinte calendário:

A terceira parcela será paga no seguinte calendário:

A quarta e última parcela será paga no seguinte calendário:

Esperamos que não tenham ficado dúvidas em relação ao auxílio emergencial. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário