Um recibo de pagamento por si só não fornece aos funcionários detalhes importantes que eles podem querer acompanhar, como quais impostos foram retirados, o valor dos impostos, horas trabalhadas e informações de pagamento no acumulado do ano. Além disso, muitos funcionários precisam de seus recibos de pagamento quando solicitam um empréstimo, refinanciam uma casa ou preenchem os formulários de ajuda financeira da faculdade de seus filhos.

Os empregadores, até mesmo os domésticos, podem criar um comprovante de pagamento para acompanhar os salários dos funcionários baixando um modelo de comprovante de pagamento gratuito ou criando seu próprio modelo em um aplicativo de planilha.

Recibo de pagamento de empregada doméstica: como preencher?

Um recibo de pagamento de salário de empregada doméstica precisa ter algumas informações preenchidas corretamente, para que o empregado saiba o que está recebendo.

No recibo, coloque o nome completo e o número do CPF do funcionário. Ao lado dessas informações, liste o período de pagamento e a data em que o contracheque foi feito. Suas informações, como empregador, também devem estar no recibo.

Liste o salário mínimo, incluindo a quantidade de horas extras, abaixo do nome do funcionário. Siga isso com a quantidade de horas regulares e horas extras trabalhadas na próxima linha.

Vá para a próxima linha para listar quaisquer deduções retiradas dos salários. Isso pode incluir adiantamentos, impostos federais, impostos estaduais, algum plano de Saúde, INSS, entre outros benefícios.

É interessante conferir no Esocial quais são as deduções e valores exatos na hora do preenchimento do recibo, garantindo que todas as informações estão corretas.

Recibo de pagamento

Preencha o recibo de pagamento de empregada doméstica para comprovar que o dinheiro foi pago. (Foto: divulgação)

Siga um modelo de recibo para doméstica

Baixe um modelo de recibo de pagamento gratuito e cole-o no programa de processamento de texto do seu computador. Confira se todas as informações acima estão corretas para o preenchimento.

Conclua o recibo de pagamento listando todas as informações como dia, mês e ano do pagamento. Imprima e distribua o recibo de pagamento ao empregado junto com seu salário. Peça para ele assinar uma via e entregue uma segunda via pra ele.

Como criar modelo de recibo de salário?

Abra o aplicativo de planilha do seu computador, como o Google Sheets, Excel, entre outros, e crie seu próprio recibo de pagamento, se não desejar usar um modelo. Atribua à planilha um cabeçalho, que deve ser seu nome e endereço. Você pode, e deve, usar o modelo de documento do Esocial para entregar ao seu empregado doméstico.

Cuidados ao preencher os recibos para domésticas

Não se esqueça de guardar um dos recibos com a assinatura do funcionário no momento do pagamento. Isto garantirá que você tem um comprovante de que o salário foi pago e de que o funcionário recebeu e aceitou os valores e descontos realizados.

Se você não tiver certeza de quanto impostos, pagamentos de INSS, entre outros devem ser retidos de um salário, use uma calculadora de salário ou os recursos disponibilizados pelo Esocial. Caso contrário, você terá que consultar um contador para te ajudar a preencher as informações do recibo.

Cuidado para não descontar valores ilegais, e verifique isso antes do desconto apropriado.

Esperamos que não tenham ficado quaisquer dúvidas. Caso você ainda tenha perguntas, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)