A maioria das pessoas usam o Google para encontrar as coisas; Desde a loja mais próxima da sua casa de uma rede de fast food até o site que ensina um passo a passo para cozinhar feijão, as pessoas estão sempre perguntando ao Google as mais diversas informações. Porém, o Google vai bem além de ser apenas um mecanismo de pesquisa. Na verdade, há ferramentas e serviços do Google que você nunca ouviu falar e que podem ser benéficos para o seu negócio ou seu dia a dia profissional. Vamos conhecer algumas delas.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que vai te ajudar a descobrir o quão populares são algumas pesquisas no Google em um dado período de tempo. Para quem quer estar à frente das novas modas, essa ferramenta é um bom começo.

Além de mostrar resultados das pesquisas no Google, o Trends também mostra os resultados para pesquisas no YouTube. Dá até pra programar a ferramenta para te avisar antecipadamente sobre tópicos que está crescendo em popularidade, por exemplo.

Google Cloud Platform

Através dessa ferramenta do Google, desenvolvedores podem criar aplicativos, hospedar sites, analisar dados, e fazer muito mais através de uma estrutura flexível e escalável. Seu concorrente mais próximo, o Amazon Web Services, é uma das ferramentas mais usadas no mundo online.

Essa plataforma do Google ajuda a empreendedores e desenvolvedores a voltarem seus focos na construção de conceitos e conteúdos, ao invés de se preocupar na estrutura que dá suporte a um site, por exemplo. Você pode testar a ferramenta gratuitamente e depois, pode começar a pagar por ela, se julgar que é um bom meio para conseguir os resultados que você busca.

Ferramentas do Google

Além das ferramentas de pesquisa, o Google oferece diversas outras que podem auxiliar empresas e indivíduos a executarem seus projetos pessoais e profissionais. (Foto: Google Blog)

Google Webmaster Tools: o que é?

O Google Webmasters Tools (GWT) é uma ferramenta que oferece diversos recursos para o Search Engine Optimization (SEO) de um site. Para quem não sabe muito bem isso, vamos explicar.

Para que um site apareça nos primeiros resultados de pesquisas do Google, é preciso ensinar ao Google que seu site é a melhor fonte de informações para a pesquisa feita pelo usuário. Para que isso seja possível, é necessário entender os cálculos que a pesquisa do Google faz para encaminhar alguém até seu site, pelo que é chamado de algoritmo. Nesse algoritmo, vários fatores influenciam na colocação dos sites após a pesquisa, tais como a velocidade do site, se há conteúdo repetido no site, se o site tem algum malware instalado, etc. O Google Webmaster Tools ajuda aos desenvolvedores web mostrando vários dos elementos analisados pelo mecanismo de pesquisa do Google que podem ser otimizados.

Nessa ferramenta, alguns dos recursos incluem: controlar a velocidade de indexação do site, envio do mapa do site, notificação de conteúdo duplicado, consultas de pesquisa, erros de rastreamento, listagem de links dentro do site, e muito mais.

Google Wallet: como funciona?

O Wallet é, basicamente, uma carteira digital que facilita o pagamento não apenas em lojas online, mas também em lojas físicas que aceitem esse recurso. Funciona tanto com cartões de crédito quanto de débito. É uma ferramenta que visa facilitar os pagamentos, tornando desnecessário que você esteja sempre com o cartão para todos os lugares que você vai. Geralmente, você pode usar seu smartphone como sua carteira digital, incluindo recursos como NFC, entre outros.

YouTube Trends

É a mesma coisa que o Google Trends, mas mais voltado para o YouTube. É possível direcionar muito bem suas pesquisas de informações. Por exemplo, é possível descobrir o que homens solteiros de 25 anos tem assistido online, ou o que mulheres entre 25 e 30 anos tem pesquisado mais para assistir no YouTube. Dá para saber também quais vídeos foram mais compartilhados, favoritados, ou adicionados em listas de reprodução, dando uma ideia melhor da popularidade de um vídeo X ou Y.

Google Bookmarks

Pelo Bookmarks, é possível salvar atalhos para páginas da internet e navegar mais facilmente até elas, de qualquer lugar, e sem precisar de ter seu navegador sincronizado com a nuvem. É uma ótima maneira de acompanhar links importantes, que podem ser mais necessários agora ou em momentos no futuro. É possível até exportar os links favoritos em formato HTML para enviar por email ou para incorporar a um site.

Google Careers

Você pode usar essa ferramenta para conseguir um emprego no Google. É útil para quem sonha em trabalhar em uma das maiores empresas do ramo de tecnologia no mundo. Você pode usar suas informações de perfil do Google para ajudá-lo a encontrar trabalhos relevantes para seu perfil profissional. São vagas dos mais diversos campos, e é possível sempre encontrar a caga dos seus sonhos no Brasil ou até mesmo, no exterior.

Google Keep

Essa ferramenta do Google permite que você faça anotações rápidas pelo seu computador, smartphone, ou tablet, e salve as informações na nuvem. Os arquivos aceitam o anexo de fotos, vídeos, links, e áudios, além de possibilitar o compartilhamento rápido das anotações com outras pessoas. É possível criar também listas de tarefas, lembretes, e até sincronizar com a Agenda do Google certos eventos.

Display Benchmarks Tool

Principalmente para quem quer fazer uma análise da concorrência, essa ferramenta é indispensável. É possível analisar como suas campanhas de publicidade performam em relação às concorrentes na mesma indústria. Você terá comparativos atualizados sobre seus concorrentes diretos, ajudando na otimização da publicidade e do uso de outros recursos do seu negócio. É possível fazer a pesquisa até em outros países, analisando a interação entre eles.

Quantas das opções acima você está usando? Qual é a sua ferramenta favorita? Compartilhe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)