Hangouts do Google é uma ferramenta que leva a viagens para fora do processo de ensino tradicional. Os professores podem usar essa jornada para realizar mais salas de aula virtuais em um maior número de lugares. Isso permite que as instituições ensinem mais alunos com menos professores, poupando assim os custos e colocando as instituições em uma posição para premiar professores das melhores maneiras. A maior vantagem é que os Hangouts do Google permitem que um professor ensine a dez salas de aula ao mesmo tempo. Onde existem mais, cada uma das salas de aula recebendo pode retransmitir o Hangout, por sua vez, para mais dez salas de aula.

As aulas podem ser interativas e os alunos, em qualquer centro pode fazer perguntas por meio de microfones no computador. A imagem do orador será sempre ampliado de modo que não haja confusão quanto ao que está falando. Você não tem que procurar rostos para descobrir o que está falando. Aqui estão algumas sugestões para o uso de Hangouts do Google+ para melhorar sua experiência de ensino.

Antes de começar, certifique-se

  • Você tem computadores com boas configurações, compatível com o Hangouts;
  • Você tem uma conexão de internet de alta velocidade nas pontas envolvidas no Hangout;
  • Sua conexão com a internet funciona mesmo sem fornecimento de energia;
  • Você tem uma fonte alternativa de energia para garantir a transmissão contínua, mesmo durante quedas de energia;
  • Os envolvidos tem conta Google e tem instalado em seus computadores o programa Hangouts.

Comece adicionando os alunos aos seus círculos do Google+

Para poder fazer um Hangout do Google, você deve adicionar a conta de seus alunos à sua lista. Basta acessar o Hangouts ou seu Gmail e adicionar o e-mail de seu aluno à sua lista de contatos.

Crie círculos para diferentes turmas de alunos

Para cada grupo de alunos, crie um círculo diferente no Google+. Nomeie-os de forma a lembrar melhor qual é aquela turma, o horário e dia da turma. A exemplo, sua primeira turma da semana, nas segundas feiras, pode ser um círculo chamado A01, a segunda A02 e assim por diante.

Os círculos podem ser criados na sua página principal do Google+ ou no momento em que estiver adicionando os alunos à sua lista de amigos do Hangouts.

Tela do hangouts

Na tela do programa, à esquerda você tem as ferramentas, abaixo os participantes e na direita, normalmente, o bate papo de texto. No centro, fica normalmente a imagem de quem está falando no momento ou o aplicativo que está sendo utilizando. (Foto: scootermediaco.com)

Faça uma chamada teste

Chame um amigo ou use dois computadores em sua casa em contas diferentes do Hangouts para uma chamada teste. Ao fazer a chamada, perceba que no canto esquerdo da tela estão várias opções de aplicativos que você pode usar durante as aulas, tais como o YouTube e arquivos do Google Drive. Você pode também compartilhar sua tela, ter acesso remoto aos computadores dos envolvidos no Hangout, gestão individual de cada participante na chamada. O importante aqui é explorar todas as possibilidades para entender quais ferramentas podem enriquecer suas aulas.

Oriente seus alunos para o uso do Hangouts

Chame cada um de seus alunos ou, quando não for possível, em grupos, para ensiná-los sobre as ferramentas que serão utilizadas. Explique através de uma sessão Hangout como usar cada uma das ferramentas, como elas serão utilizadas, o que elas significam e como serão organizadas as aulas. Peça para eles usarem bastante, utilizarem o programa mais e se familiarizarem com as ferramentas que irão utilizar.

Prepare suas aulas

Lembre-se que você não tem mais um quadro negro, mas tem o Google Drive. Você não tem um datashow ou projetor, mas você tem o YouTube. Os alunos podem produzir arquivos e textos em conjunto. O trabalho em grupo é ainda possível e o Hangout inclusive é um ambiente que incentiva isso. Pesquise na rede por professores que já usam estas ferramentas, explore as possibilidades e otimize sua sala de aula.

Execute a aula preparada

Você pode pedir para um outro professor assistir sua aula ou você mesmo pode gravá-la para assistir depois através das ferramentas do Hangouts. Anote tudo, incentive a participação dos alunos, deixem que eles sejam o centro das atenções e não a ferramenta ou sua metodologia.

Avalie os resultados e otimize suas aulas

Ao gravar suas aulas, você poderá rever o desempenho dos alunos, saber onde pode melhorar, saber o que ficou faltando. Ao ter outro professor assistindo, mesmo que seja a aula gravada, ele poderá te ajudar a melhorar ainda mais sua metodologia e o uso dessa nova ferramenta. O Hangouts possibilita uma forma de avaliação, observação e otimização da sala de aula como nenhuma outra ferramenta. Compartilhe a aula com outros professores para aprender tanto com seus erros quanto com seus acertos.

No começo, você verá que as possibilidades são imensas para o uso do Hangouts. Já na segunda aula, você usará muito mais ferramentas do que antes. As possibilidades só são limitadas pela sua própria imaginação.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)