Curso de logística: como escolher?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Pensando em uma carreira em logística? Por trás de todas as entregas em casa que você já recebeu, cada experiência de compras, há a logística por trás dela. Um profissional de logística é alguém que organiza a oferta e distribuição de mercadorias. Ele ou ela garante que as mercadorias cheguem ao seu destino no lugar certo e no tempo.

Você pode tomar o exemplo de gigantes de e-commerce como Amazon, Walmart, Americanas, Mercado Livre e muito mais. Eles sendo a empresa de e-commerce, precisam ter certeza de que o produto atinge o consumidor certo no tempo designado. Para gerenciar isso, as empresas precisam de alguém que possa ficar de olho na oferta e distribuição das mercadorias. Precisa de gerenciamento e é onde os trabalhos de gerenciamento de logística entrarem na imagem.

Os candidatos que estão procurando oportunidades de carreira no gerenciamento de logística devem ter a capacidade de liderar e gerenciar o pessoal junto com a experiência em lidar com vários projetos. Então, por que escolher uma carreira em logística e cadeia de suprimentos? E como escolher um curso completo de logística?

O que faz um profissional nas empresas de logística?

Além de gerenciar a oferta e distribuição de mercadorias, existem algumas outras tarefas também que um gerente de logística funciona. Estes são: coordenando com os fornecedores de matérias-primas, varejistas, fabricantes e consumidores.

Algumas tarefas importantes são:

Gerenciar níveis de estoque, custo de transporte e prazos de entrega

Gerenciar membros da equipe e suas funções

Planejar e gerenciar de projetos, implemer procedimentos de segurança

Negociar com fornecedores e clientes

Desenvolver negócios, obter novos projetos e contratos.

Um bom profissional de logística gerencia o ciclo e o processo de ordem inteira, de modo a melhorar o desenvolvimento de negócios e garantir a satisfação do cliente e a sustentabilidade. O horário de trabalho de um profissional de logística pode variar de 50 a 60 horas por semana. Normalmente, o profissional de logística funciona com base nos turnos.

Curso de logística para escolher

Escolha um bom curso de logística para ter mais sucesso na carreira. (Imagem: Short Courses)

O que você precisa desenvolver em um curso de logística?

Aqui estão os critérios mínimos de um curso de logística para que ele te forme um bom profissional?

1. Educação

Graduações de qualquer área são elegíveis para o trabalho em logística. No entanto, será melhor se o candidato tiver feito uma licenciatura em negócios, logística (tecnólogo ou técnico), computação, economia, geografia, sistemas de informação, gestão, ciência e transporte, distribuição ou campo relacionado à logística.

Procure no curso matérias relacionadas às áreas acima para ter mais efetividade.

2. Experiência

É melhor se os candidatos tiver alguma experiência em armazenamento, varejo, estoque ou administração. Há menos chances de que um fresco seja contratado. Portanto, os referentes podem obter alguma experiência, trabalhando a tempo parcial antes de solicitar um trabalho como gerente de logística.

3. Habilidades

As empresas preferem candidatos que tenham algumas habilidades adicionais além das qualificações acadêmicas. Essas habilidades são:

Cursos disponíveis para carreira em Logística

Existem várias boas universidades, faculdades e instituições de ensino que oferecem nível de diploma para cursos de pós-graduação neste campo. Os cursos que eles oferecem são:

Diploma tecnológico em logística

Diploma tecnológico em gestão logística

Diploma tecnológico no gerenciamento da cadeia de suprimentos

Pós-graduação em materiais e gestão logística

Diploma em gestão da cadeia de suprimento

Diploma em comércio e negócios.

MBA em logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos

MBA em Manejo Material e Logístico

Os melhores cursos de logística oferecerão possibilidades de especialização e professores especializados para te proporcionar os melhores resultados.

Onde trabalhar depois de um curso de logística?

Não é necessário que o candidato seja contratado apenas como gerente de logística. Existem algumas outras funções de trabalho, que estão sob o gerenciamento de logística. Essas funções de trabalho são subcategorias de gerenciamento de logística e são mais como uma parte do gerenciamento de logística.

Gerente de cadeia de suprimentos

Gerenciador de logística de armazém

Analista de transporte

Gerente de Inventário.

Gerenciador de compras

Representante de atendimento ao cliente

Planejador de transporte

Planejador de varejo

Coordenador de Logística

Indústrias que requerem gerenciador de logística

Aqui está a lista de indústrias ou setores que contratam profissionais de logística:

Varejo

Fabricação

Frete

Envios

Logística a terceiros

Farmacêuticos.

Cuidados de saúde

Comércio eletrônico

Indústria alimentícia

Construção

Por que escolher uma carreira e curso em logística e cadeia de suprimentos?

O profissional de logística é alto em demanda e o número é susceptível de subir no futuro a mais e mais serviços para fornecimento e distribuição são necessários. Mais e mais novas empresas que produzem produtos ou bens são adicionados a cada ano. Daí a necessidade de gerenciamento de logística só vai aumentar.

O gerenciamento de logística é um importante departamento no centro de uma empresa, pois co-relaciona diretamente com seu sucesso. Se alguma empresa é capaz de lidar perfeitamente o gerenciamento de logística, então ele certamente marcará bem na satisfação do consumidor.

Ao contrário de outros campos, este campo sempre permanecerá sempre atual. Além disso, a logística na gestão de carreira não tem muita atenção no Brasil. Então, se você estiver interessado em construir sua carreira no gerenciamento de logística, é altamente recomendável que você vá para isso.

O que é o gerenciamento de logística em termos simples?

Em termos simples, o gerenciamento de logística é organização da oferta e distribuição de mercadorias. Embora seja preferido especializar-se em cadeia de suprimentos e logística, um pano de fundo no gerenciamento / negócios também será adequado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário