Quanto tempo você mantém seus recibos de pagamento é uma decisão pessoal, baseada em sua situação financeira individual e necessidades. Há certos requisitos mínimos, no entanto, que podem economizar muitas dores de cabeça, se você tem uma necessidade para a obtenção desses documentos e acaba por descartá-los cedo demais.

Isso se aplica também aos holerites e comprovantes de salário. E nós vamos explicar o por quê disso, mas antes dando um histórico básico para você.

História dos holerites

Há não muito tempo atrás, a maioria dos funcionários eram pagos em dinheiro por um contador no início de cada mês ou no final da semana, dependendo de como era o acordo de pagamento. O dinheiro muitas vezes era acompanhado por uma folha manuscrita ou digitada papel que constituía o holerite . O objetivo principal deste holerite era constar na folha de pagamento e acompanhamento de impostos. Embora muitas empresas utilizem o holerite como ferramenta de comunicação, com informações sobre os eventos e as deduções tiradas por impostos, seguros, contribuições de sindicatos e benefícios, o holerite também tomou uma amplitude maior de importância, constando também como importante documento fiscal para as relações trabalhistas.

Tempo para manter os holerites

Salve seus recibos de pagamento até que tenha concluído o processo de preparação do Imposto de Renda para o ano, assim que o rendimento seja auferido. Além disso, antes de descartar os holerites, combine seus ganhos de cada holerite com a Demonstração anual que as empresas agora são obrigadas a enviar. Caso haja algum erro ou inconsistência, comunique imediatamente ao departamento financeiro de sua empresa. Grampeie os holerites junto à demonstração e guarde tudo junto.

Conferindo a holerite

Antes de assinar o recebimento de uma holerite, verifique se todas as contribuições e benefícios estão corretas para você não sair no prejuízo. (Foto: www.infohoje.com.br)

Benefícios de uma holerite

Você pode precisar de recibos de pagamento para obter informações que não sejam impostos. Salvando o último recebimento para cada trabalho pode ser útil se você precisa encontrar as datas de contratação e rescisão de trabalhos. Quando tentar obter empréstimos que dependem da renda, você vai querer garantir a precisão das informações, pois você pode ser negado se houver discrepâncias de data que são descobertas. Quanto mais atualizados através de uma holerite, melhor para você conquistar alguns benefícios.

Em última análise, a utilidade do holerite reside em seu valor como um posto de controle para que você possa garantir a precisão das práticas de manutenção de registros do seu empregador. As possibilidades de erros existe, especialmente em pequenas empresas com poucos funcionários e mais processos manuais. Portanto você deve sempre verificar todas as porcentagens, descontos e benefícios que recebe antes de assinar sua holerite.

 Quanto tempo devo guardar minhas holerites?

A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança, caso perceba erros. E é aqui que está a importância de uma holerite.

Saiba seus direitos trabalhistas!

Principalmente quando você é demitido sem justa causa, você deve pesquisar com cuidado por possíveis erros da empresa. Geralmente, aquelas que tem uma alta rotatividade de empregados cometem muitos erros propositais ou não quanto ao pagamento dos trabalhadores. E mesmo que tenham formas online de comprovantes de pagamento, ter a holerite em mãos pode ser uma forma de você pedir a um contador ou fazer você mesmo uma análise do que você tem direito. Portanto, cuidado com este documento e não o jogue fora antes de avaliar se seus direitos foram respeitados ou jogados no lixo, como suas holerites com mais de 5 anos.

29 comentários para “Guardar os holerites e comprovantes de salário? Veja por que!”

  1. Roberto Iga

    Trabalhei 5 anos numa empresa e fui demitido. Preciso dos holerites. Eles têm a obrigação de me fornecer ou não. Sendo que perdi os meus devido acidente doméstico.

    • Equipe Ponto Rh

      Depende. Você pode solicitar os holerites pela empresa, se eles tem arquivo podem estar lá arquivados. Tente conversar e no diálogo, conseguir seus holerites.

  2. Edson

    Pessoal, uma dica, acredito que os holerites devem ser guardados ate acontecer sua aposentadoria, pois estou no processo de me aposentar e foi necessário apresentar alguns holerites de mais de 10 anos atras

  3. Valeria

    Sou funcionária pública e no meu holerite constam os dados da minha conta corrente. Gostaria de saber se é obrigado constarem estas informações e se eu posso pedir para que retirem?

  4. Taís

    Gostaria de saber se é responsabilidade da empresa fornecer todo mês o holerite ou se fica sobre responsabilidade e interesse do funcionário em ir buscar-lo?

    • Equipe Ponto Rh

      É de responsabilidade da empresa, Taís.

    • Jonas Albuquerque

      Taís, é de responsabilidade e a empresa tem como obrigação dar o holerite mensal a cada funcionário, porque o helerite é como se fosse uma confirmação que o salário do funcionário foi pago e também explica ao funcionário os descontos e os valores abatidos no salário do funcionário! Espero ter Ajudado.

  5. Suzana

    Gostaria de saber se sou obrigada a assinar o holerite? E se não, futuramente posso entrar com processado pra reaver por exemplo horas extras que não foram pagas 100% somente parte delas?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim, é obrigada, desde que o holerite esteja de acordo com o que foi trabalhado e é devido. Caso haja erros, você tem que fazer a solicitação da correção por escrito, com testemunhas.

  6. Diego

    Olá. Minha empresa a aproximadamente 2 anos optou não entregar mais o olerite e apenas apresentar o espelho de pontos para os colaboradores assinarem. Optaram por olerite impresso pelo caixa eletrônico do banco a que a empresa faz o pagamento dos colaboradores. Porém muitos estão reclamando que o demonstrativo não vem com tanta informação quanto o outro que a empresa entregava e que o papel emitido no caixa não tem uma vida útil tão longa apagando assim as informações. Há algo na lei que possa inverter essa situação, fazendo com que a empresa revogue essa sistemática? Nota: desde que mudou pra esse sistema não peguei mais olerite porque recebo em outro banco devido a escolha de portabilidade que optei.

    • Equipe Ponto Rh

      Diego, é só pedir uma cópia digital do holerite.

  7. Sebastian

    Preciso comprovar que fiz hora extra regularmente entre 2010 e 2014 e eu sempre guardei o holerite digitalizado, porém, tive um problema em meu notebook e perdi todos os meus holerites desse período. A empresa diz que não pode me enviar a segunda via de holerites com mais de 24 meses, ou seja, anteriores a janeiro/2014. O que eu posso fazer?

    • Equipe Ponto Rh

      Sebastian, você pode tentar solicitar ao contador da empresa.

  8. Raimunda

    Gostaria de saber sobre a obrigatoriedade dos empregados em guardar seus recibos de pagamentos( holerites), pois quase todos meses somos acionados pelos funcionários quem não tem a responsabilidade em guarda-los, nos solicitar toda vez uma segunda via quando perdem, ou ate mesmo jogam no lixo, pois somos sabedores disso. Como pederia resolver isso, EQUIPE PONTO RH?

    • Equipe Ponto Rh

      Raimunda, vale a pena conversar com o sindicato da categoria e ver se é possível ter apenas versões digitais do holerite. Assim, vocês evitam esse problema.

  9. Juimar Farias de Figueiredo

    Olá, trabalhei numa empresa, e só agora descobri que ela não repasou ô inss
    Mas meu medo e que não tenho os holerites. Que por minha infelicidade roubaro
    Um carro que eu tinha e os holerites estava lá dentro, e a polícia nunca o encontrou
    Pode min ajudar um abraço, obrigado

  10. Valeska Santos

    A primeira via do holerite assinada fica com o funcionário ou com a empresa?

    • Equipe Ponto Rh

      Empresa.

  11. Cicera

    Assinei o holerite mas o pagamento não estava em minha conta, isso pode ser motivo de processo trabalhista?

    • Equipe Ponto Rh

      Pode, mas não é recomendado ir direto para um processo. Converse com seu patrão e seu sindicato antes.

  12. Luis Paulo

    Boa tarde, estou com uma duvida… Fui demitido sem justa causa, estava recebendo meu pagamento em cheque, só que eu não guardei o comprovante dos cheques…como faço para pegar comprovante dos pagamentos dos cheques pago? Pois irei precisar vou colocar a empresa a qual estava no processo, pois eles ñ me pagaram todos os meus direitos.

    • Equipe Ponto Rh

      Luis, converse com seu sindicato. Eles indicarão como conseguir os holerites.

  13. Liliane

    Alguns funcionários esquecem de colocar data nos contra cheques, tem algum problema para a empresa em caso de uma fiscalização?

    • Equipe Ponto Rh

      Sim, tem problema.

  14. Giane

    Bom dia! Preciso de uma informação, no meu holerite desse mês o meu pagamento veio errado, quando fui ver o holerite estava escrito que tinha 1 dia de falta ( atestado ) porém eu não trouxe nenhum atestado e não faltei, porém a moça do Rh informou como foi atestado, tirou e voltou de novo o valor! Mas como o meu pagamento estava errado e estava descrito falta ( atestado )eu não quis assinar o holerite e a mesma não me entregou o meu, o que eu faço? Assino ou não assino, o que isso me prejudica futuramente eu assinando?

    • Equipe Ponto Rh

      Giane, peça a correção no holerite. Se não for corrigido, exija que sua reclamação seja registrada por escrito antes de aceitar.

  15. Aldo Matos Melo

    Considero muita importante a guarda do holerite, principalmente para aqueles que trabalham em atividades sob condições de risco, exposto a risco biológico e que tem adicional insalubridade incluso nos seus rendimentos. Agora estou no trabalho de comprovar junto ao INSS que estive exposto em trabalho insalubre por 13 anos, e a minha sorte que nos arquivos antigos encontrei os holerites que comprovam o adicional insalubridade nos meus rendimentos.

  16. Ribeiro

    Boa noite, estou trabalhando em um restaurante, ha 3 anos, porém os ultimos seis meses meu patrão não me deu holerite algum, e eu tmb nunca questionei a falta…ele sempre efetua o pagamento em dinheiro em mãos, e nunca assinei um comprovante, sequer,, qual problemas acarreta a mim, ou a empresa, desde que a mesma esta querendo fechar? Desde já agradeço a atencão?

    • Equipe Ponto Rh

      Ribeiro, você pode pedir o holerite dõe meses anteriores.