O que faz um farmacêutico?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Existem muitas tarefas pelas quais um farmacêutico é responsável a cada dia. Os farmacêuticos são alguns dos membros mais acessíveis da equipa de saúde, uma vez que os indivíduos podem pedir-lhes conselhos de forma rápida e fácil, mesmo sem marcação de consulta.

Vamso explicar em detalhes um pouco mais sobre estes profissionais.

Profissão de farmacêutico e as receitas médicas

Esta é a tarefa mais reconhecida do farmacêutico, que envolve organizar os medicamentos solicitados pelo paciente e prepará-los para o uso.

O processo de leitura de uma receita nem sempre é tão simples como comumente se pensa. O farmacêutico precisa verificar novamente a medicação que o médico recomendou para o paciente e certificar-se de que é adequada para o paciente, especialmente tendo em vista que os outros medicamentos estão sendo tomados pelo mesmo paciente.

Em alguns casos, pode haver uma interação medicamentosa ou potencial efeito adverso perigoso com a prescrição. O farmacêutico pode precisar ligar para o médico para confirmar a escolha do medicamento ou fazer uma recomendação, como uma mudança na dose.

Por fim, o farmacêutico distribui o medicamento com as informações relevantes para o paciente envolvido, de forma que o paciente possa se beneficiar ao máximo com o uso do medicamento.

Para isso, os farmacêuticos precisam garantir que as premissas, a qualidade dos medicamentos, a cadeia de abastecimento e os padrões de dispensação estejam de acordo com a marca. Eles também precisam estar cientes dos regulamentos que envolvem seu campo de trabalho.

Carreira de farmacêutico

Se tornando um farmacêutico, é possível atuar em fazer remédios, medicamentos, e ajudar na orientação de indivíduos para os tratamentos medicinais. (Foto: McKinsey)

Farmacêutico: o que faz medicamentos

Nem todo medicamento disponível em uma farmácia é pré-fabricado para dispensar ao paciente. Alguns podem precisar ser preparados pelo farmacêutico para uso pelo paciente.

Alguns medicamentos requerem técnicas de preparação simples, como adicionar água ao pó em uma garrafa para formar uma solução. Cremes e pomadas específicos também podem ser preparados por um farmacêutico, que garantirá que a concentração correta dos ingredientes ativos seja misturada uniformemente ao longo da preparação.

Além disso, um farmacêutico que trabalha em uma farmácia de manipulação pode precisar preparar medicamentos mais complexos. Isso pode incluir a formulação de alguns medicamentos do zero, como o enchimento de cápsulas ou a fabricação de outros medicamentos formulados que não estão disponíveis comercialmente.

Orientação do farmacêutico

Há uma maneira específica de tomar cada medicamento para garantir que tenha a maior margem de segurança e produza o máximo efeito, que pode variar de medicamento para medicamento e de paciente para paciente.

Por exemplo, alguns medicamentos devem ser tomados em uma determinada hora do dia, como antes de comer ou antes de dormir. Os farmacêuticos podem garantir que os pacientes saibam sobre a melhor forma de tomar o medicamento. Eles também sabem como o medicamento deve ser armazenado e usado.

Além disso, os conselhos sobre a forma como o medicamento deve ser tomado podem ser diferentes para cada pessoa. Isso varia com fatores como idade, peso e sexo do paciente e outros medicamentos ou condições de saúde concomitantes.

Um farmacêutico precisa reunir todas as informações relevantes e fornecer aconselhamento personalizado aos pacientes sobre como eles podem obter o máximo de seus medicamentos.

Farmacêutico oferecendo outros serviços de saúde

Muitas vezes, o farmacêutico é o profissional de saúde que o paciente consulta com mais frequência, a cada recarga da receita e para preencher novas receitas. Com base nessas informações, o farmacêutico também pode verificar como o paciente está lidando com os medicamentos e a situação geral de saúde. Isso geralmente é útil para identificar e gerenciar problemas de saúde ou relacionados a medicamentos antes que se tornem mais sérios.

Além disso, os farmacêuticos fornecem produtos de saúde sem receita, incluindo os necessários para cuidar dos doentes.

Dependendo do país em que o farmacêutico está trabalhando, existem vários outros serviços de saúde que ele pode oferecer aos pacientes.

Por exemplo, eles podem ajudar os pacientes a verificar a pressão arterial ou fornecer aos pacientes a vacinação anual contra a gripe. Eles também podem ajudar a reavaliar os medicamentos que um paciente está tomando e fornecer conselhos sobre como melhorar os resultados de saúde. Algumas farmácias comunitárias oferecem programas para ajudar a controlar a cessação do tabagismo, diabetes mellitus, hiperlipidemia e asma. Eles podem ajudar a escolher o melhor equipamento para instalações de exercícios em casa.

Locais de trabalho alternativos para farmacêuticos

As tarefas de um farmacêutico discutidas até agora são principalmente as de um farmacêutico comunitário, que trabalha em uma farmácia local. No entanto, existem vários outros tipos de farmacêuticos, como os que trabalham em um hospital, empresa de consultoria ou indústria farmacêutica, que podem realizar outras tarefas variadas. Farmacêuticos de pesquisa ou industriais trabalham no desenvolvimento e teste de medicamentos novos e antigos para uma variedade de aplicações. Os farmacêuticos reguladores ajudam a desenvolver padrões de medicamentos e leis sobre os padrões de produção e distribuição de medicamentos.

O que eu preciso para a carreira de farmacêutico?

É necessária educação de nível universitário para exercer a profissão de farmacêutico em qualquer país do mundo, além de continuar os estudos após a graduação.

Seguindo o curso apropriado e período de estudo, o farmacêutico irá trabalhar, um pedido de registro deve ser feito no órgão da profissão antes de se começar a exercer a profissão de farmacêutico. Este é o Conselho Regional de Farmácia.

O protocolo para isso difere de acordo com cada país, mas normalmente envolve uma série de exames escritos e / ou orais para determinar o nível de proficiência de alguém.

O desenvolvimento profissional continuado também é necessário para permanecer um farmacêutico em exercício. Na maioria dos países, é necessário um volume mínimo de estudos contínuos para demonstrar que o farmacêutico está se mantendo atualizado na área.

Local de trabalho de um farmacêutico

O local de trabalho tradicional de um farmacêutico é a farmácia, para fornecer ao público acesso seguro e informado aos medicamentos. No entanto, existem vários outros locais de trabalho hoje para um farmacêutico. Esses incluem:

Farmácia comunitária

Farmácias de manipulação

Farmácia hospitalar

Farmácia centro médico

Centro de cuidados a idosos

Companhias farmacêuticas

Agências governamentais de saúde

A faixa de emprego para farmacêuticos deve crescer ainda nos próximos anos, principalmente com o envelhecimento da população brasileira e expansão das redes de drogarias no país. A demanda de pacientes por medicamentos também aumentar além desse número, sugerindo que os tipos de serviços farmacêuticos oferecidos precisarão se ajustar de acordo para atender à demanda.

Qualidades importantes para um farmacêutico

As seguintes habilidades são muito importantes para um farmacêutico possuir:

Habilidades analíticas para avaliar as necessidades de um paciente, as instruções do médico e a capacidade de usar seu conhecimento técnico para tomar a melhor decisão

Habilidades de comunicação para explicar como tomar um medicamento e quaisquer possíveis efeitos colaterais que os pacientes possam sentir

Habilidades de tecnologia da informação (computador) para usar sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) facilmente

Habilidades gerenciais para progredir na carreira, para gerenciar um estoque de farmácia e supervisionar funcionários, como técnicos de farmácia

Natureza orientada a detalhes para preencher prescrições com precisão e usar informações técnicas para tomar decisões que são ajustadas ao bem-estar de cada paciente individual.

Carreiras relacionadas

Existem várias carreiras que atuam em uma área semelhante a um farmacêutico. Indivíduos interessados ​​em uma carreira de farmacêutico também podem desejar explorar essas carreiras. Eles incluem:

Bioquímicos

Biofísicos

Cientistas médicos

Técnico farmacêutico

Médico

Cirurgião

Enfermeira

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário