O ensino à distância tornou-se uma opção muito popular entre os estudantes hoje em dia devido à sua flexibilidade de tempo, lugar e horário de estudo. O ensino à distância é uma benção para estudantes que desejam estudar ainda mais enquanto continuam com trabalhos ou que podem não participar de um curso de tempo integral por outros motivos. Mas vale a pena fazer um curso de faculdade à distância?

Faculdade a distância vale a pena? Entenda as vantagens

É preciso entender as vantagens e desvantagens do programa de ensino a distância para ver se é a melhor opção para você. Afinal, valer ou não a pena está intimamente ligado a como o programa se adapta às suas necessidades.

Permite que você estude enquanto ainda trabalha

Muitos estudantes, que optam por programas de ensino à distância fazem isso porque também desejam prosseguir em seus empregos. O aprendizado à distância permite a flexibilidade de manter um emprego e também obter um diploma ao mesmo tempo. Os alunos podem estudar durante os finais de semana ou dedicar algumas horas do dia, além de gerenciar suas vidas profissionais.

Ensino à distância é mais acessível

Os programas de ensino à distância custam menos do que um programa regular de tempo integral. Esta é uma opção muito economicamente viável, principalmente para cursos geralmente muito caros, como os cursos de engenharia e outras áreas de tecnologia.

Hora e local de acordo com o seu conforto

Você é o mestre de seus estudos. Você decide quanto tempo você deseja dedicar aos estudos, a que ritmo, onde e quando. Quem é disciplinado pode se beneficiar muito mais quando tem uma rotina de estudos flexível.

Por que estudar por EAD?

O ensino EAD pode ser uma boa opção em diversas situações. Basta entender se é uma modalidade que se encaixa bem (Foto: Royal Holloway, University of London)

Aceitação entre empregadores

Os diplomas de ensino à distância estão ganhando mais reconhecimento entre os empregadores. Além de serem equivalentes aos cursos presenciais, os empregadores de diferentes setores estão mais abertos a ideia de um diploma de ensino à distância e até incentivam os alunos a aprenderem enquanto trabalham, porque acrescenta mais ao seu conjunto de habilidades e conhecimentos especializados.

Educação a distância vale a pena? Analisando as desvantagens

Claro, não é só de vantagens que a Educação à Distância é feita. E compreender o lado ruim desse tipo de educação vai ajudar a analisar melhor se é uma opção que vale a pena para você.

Falta de contato pessoal:

A falta de interação pessoal com os professores geralmente afeta a curva de aprendizado para alguns alunos. Esta é uma das principais desvantagens da aprendizagem à distância. Navegar por livros volumosos sem mentor para guiá-lo pode ser um pouco problemático para alguns alunos.

Dependência de tecnologia

Alguns programas de ensino à distância, especialmente cursos online, requerem acesso à internet. A menos que você se sinta confortável com este meio, você sentirá que estudar e interagir com sua faculdade online será difícil.

Falta de disciplina

Uma vez que você não tem um professor em cima de você lembrando-lhe os prazos e fazendo cobranças, há chances de que você não leve um programa de ensino à distância a sério. Você precisa ser maduro e disciplinado para aproveitar ao máximo um programa de ensino à distância.

Pode ser solitário

Mesmo se você estiver em uma sala de aula virtual cheia de estudantes, a falta de interação pessoal pode fazer você se sentir solitário. Isso pode ser resolvido à medida que você se sente mais confortável com o uso da internet.

Nem todos os cursos estão disponíveis

Outra grande desvantagem do ensino a distância é que nem todos os cursos podem ser ensinados online. Por exemplo, medicina e algumas engenharias não podem ser ensinadas online ou através de ensino à distância porque aulas práticas, experimentos, etc., não podem ser conduzidos pela internet! Algumas coisas, você tem que fazer você mesmo, presencialmente.

Alguns empregadores não olham com bons olhos para o diploma EAD

Não importa o quão boa a universidade/faculdade de onde você prosseguiu seu programa de ensino a distância, alguns empregadores sempre preferirão um candidato que tenha seguido um programa regular e presencial.

Portanto, tendo em mente todas as vantagens e desvantagens, você pode escolher se deseja obter um diploma com ensino à distância ou não. Muito também depende do tipo de campo profissional que deseja inserir e seguir. O que vocês acham agora? EAD é para você ou não?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)