Manter-se saudável e seguro no trabalho é importante. Independentemente da natureza da tarefa, é importante reduzir os riscos de lesões e doenças na sua vida profissional. Para ajudar a tornar seu local de trabalho seguro, listamos algumas dicas que funcionam para qualquer profissão, em qualquer área de atuação.

Dicas de segurança no trabalho: compreenda os riscos

Uma vez que você conhece os riscos específicos de seu trabalho ou local de trabalho, você pode tomar medidas para reduzir o risco de lesões ou doenças relacionadas ao trabalho. Pesquise na internet, em publicações especializadas, com profissionais de segurança de trabalho, e saiba, exatamente, a quais riscos você está exposto na sua posição profissional.

Prevenção de segurança no trabalho: reduzindo o estresse

As causas mais comuns de estresse incluem longas horas de trabalho, carga de trabalho pesada, insegurança no emprego e conflitos com colegas de trabalho ou patrões. O estresse pode levar à depressão, dificuldades para dormir e problemas com a concentração. Além disso, quanto mais estressado estiver um trabalhador, maiores são as chances dele cometer erros que podem custar sérios machucados.

Faça pausas regulares para evitar acidentes no trabalho

Permanecer descansado e alerta irá ajudá-lo a evitar ferimentos ou a estafa. Agende as tarefas mais difíceis de cada dia para momentos em que sua concentração é melhor, como as primeiras horas na manhã. Compreenda como funciona seu organismo para você otimizar seu trabalho e fugir de acidentes graves.

Como melhorar a segurança no trabalho

A segurança no trabalho não é só o EPI. É uma série de atitudes e procedimentos para te proteger e a todos os outros no ambiente de trabalho. (Foto: Globoforce)

Dicas de segurança no trabalho administrativo e de escritório: ergonomia

Use mobiliário e equipamentos ergonomicamente projetados, e reorganize sua área de trabalho para que tudo que você precisa seja de fácil acesso. Isso vale para profissões além do escritório ou do trabalho administrativo, pois a postura é essencial em qualquer profissão, para evitar lesões e problemas posturais que só prejudicam sua saúde.

Use as ferramentas corretas para o trabalho

Em vez de tentar levantar ou carregar um objeto pesado, use um carrinho de mão, guindaste ou empilhadeira. Para apertar um parafuso grande, use uma chave com cabo maior, para ter que aplicar menos torque. A questão aqui é usar sempre a ferramenta certa para cada tarefa, encontrando aquela que melhor ajudará no trabalho, de forma a reduzir o esforço necessário para uma tarefa, otimizar o tempo de trabalho, e reduzir o risco de lesões.

Use o EPI adequado para a tarefa

Se você precisa pegar e carregar cargas pesadas, mantenha a carga perto de seu corpo e levante com os músculos da coxa, usando também um colete que te ajude a manter a postura ereta. Use também equipamento de proteção adequado à tarefa. Se usados corretamente, tampões de ouvido, capacetes de segurança, óculos de segurança, luvas ou máscaras de rosto inteiro pode reduzir drasticamente o risco de lesões. Evite os riscos, e use o EPI correto para a tarefa sendo executada.

Fique sóbrio no ambiente de trabalho

Álcool e drogas são um fator que contribui para algumas das fatalidades que ocorrem no local de trabalho. Alguns remédios também podem prejudicar funções cognitivas ou motoras, e seu superior deve saber sobre isso para te realocar quando estiver sob efeito de remédios.

Converse com seu empregador sobre suas preocupações

Seu empregador ou gerente de recursos humanos precisam ser informados sobre riscos. O seu empregador é legalmente obrigado a garantir um ambiente de trabalho seguro. Converse sobre todas as dúvidas que você tiver, conhecendo seus direitos também com o sindicato da sua categoria. Busque o máximo de informações que você puder no ambiente de trabalho para conhecer a fundo todos os procedimentos de segurança que funcionam para sua posição de trabalho, bem como todo o EPI e outros dispositivos para auxiliarem na sua segurança e de outros trabalhadores.

Como você mantém sua segurança no ambiente de trabalho? O que faz ou recomendaria para alguém fazer e conseguir se manter mais seguro?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)