Os anos passam e os jovens vão finalizando o Ensino Médio, chegando então o momento de selecionar uma profissão. E nesta fase que muitos enfrentam uma crise comum, a questão sobre o que fazer dali para frente. É interessante observar que nem todos crescem com vocação clara e estabelecida quando se trata da profissão que desejam seguir.

Para que a tomada desta decisão seja facilitada, há o teste vocacional, que simplesmente se define como um método para identificação do perfil psicológico da pessoa, com base em questões direcionadas.

O teste vocacional é, em linhas gerais, um questionário que objetiva testar as aptidões do candidato, e então, apontar a partir dos gostos e interesses percebidos, a profissão ou área em que o mesmo tende a apresentar mais chances de sucesso.

Teste vocacional online

A elaboração dos testes vocacionais é sempre com auxílio de psicólogos e também de profissionais que têm especialidade na área de emprego e carreira, tudo com foco principalmente em identificar perfis psicológicos de candidatos.

Isso por meio de questões que são muito práticas, e a partir das mesmas contar com a possibilidade de elaboração de interessante listagem com todas as profissões que são determinadas como de maior adequação. E tudo deverá ter como base um banco de dados estabelecido.

Para que o resultado seja de forma legítima eficiente, é fundamental que a pessoa seja sincera na hora de responder às questões, sendo importante pensar bem antes de selecionar cada resposta.

Os testes vocacionais em geral contam com questionários de 25 perguntas, em média, com exploração de preferências, habilidades e objetivos. No final eles direcionam qual grupo de profissões é mais adequado para cada perfil segundo as próprias respostas dos participantes. Estes podem ser classificados em quatro tipos de perfis. Idealista, cerebral, guardião e hedonista, se resumem aos tipos psicológicos marcados por conjunto de características pessoais.

E depois de fazer o teste vocacional online?

É fundamental ressaltar que o resultado não determina uma profissão para cada perfil, em um tipo de “fórmula mágica”, porém oferece um direcionamento para que a própria pessoa se torne apta a selecionar uma carreira que combine mais consigo.

E assim, o teste pode direcionar o indivíduo com determinada segurança para a profissão adequada. Portanto, a escolha é pessoal e deve ser realizada partindo de profundo processo de reflexão, com eventuais frustrações tardias evitadas.

O mais essencial na hora de escolher uma carreira é entender que tal escolha deve ser realizada por si mesmo, considerando não somente condições de mercado e salários, por exemplo.

Por mais que o teste vocacional indique que você deva fazer psicologia, medicina, direito, administração ou agronomia, ele não é um oráculo. Se você sempre quis trabalhar na área de saúde porque acha que tem afinidade com esta área e o teste vocacional lhe disse que você está mais para lidar com arte cênica, isto pode ser um enorme erro. Os testes vocacionais tentam determinar traços de sua personalidade e você pode ter certeza que muito de sua maneira de pensar irá mudar durante a faculdade. Em outras palavras o teste vocacional tenta encaixar você em uma das diversas áreas do conhecimento e como é um algoritmo simples tentando julgar algo muito mais complexo que ele (você), os resultados devem ser usados com discrição!

Cuidados ao realizar os testes vocacionais

Poderíamos citar aqui alguns sites para realização de testes vocacionais, mas eles vivem mudando. O que praticamente todos eles tem em comum é que ao fim eles vão solicitar alguma informação sua para lhe mostrar a resposta. A grande sacada dos testes vocacionais gratuitos é conseguir as informações de pessoas com este interesse. Tais pessoas são o mercado consumidor de vários produtos, dentre eles:

  • testes vocacionais pagos
  • cursinhos pré-vestibular
  • apostilas
  • e outros itens relacionados
Tetes vocacional Online, grátis e rápido

Um teste vocacional rápido pode deixar você ainda mais confuso! Image courtesy of iosphere at FreeDigitalPhotos.net

 

Portanto ao fazer o teste vocacional rápido gratuito já se prepare para fornecer algo em troca. Seja seu endereço de e-mail, seu CPF ou até mais informações.

Se depois de ler isto você ainda pensa em fazer um teste vocacional gratuito a minha sugestão é procurar no Google e fazer aqueles que encontrar por lá.

Depois de fazer o teste gratuito talvez você possa considerar a possibilidade de fazer um teste vocacional mais avançado e com um psicólogo especializado no assunto! Escolher a profissão é coisa séria e talvez valha a pena investir um pouco para aumentar a chances de não errar nessa decisão!

Ahh, e mais uma coisinha:

Por mais que os especialistas digam e repitam, vou reforçar aqui neste artigo: não estude e se prepare arduamente para trabalhar com algo que não gosta de fazer. Se você está se preparando para a vida profissional e pode escolher, escolha trabalhar com algo que realmente ame e o trabalho não será um fardo em sua vida! Boa sorte!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)