8 apps para organização de tarefas

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Para muitos de nós, organizar e permanecer organizado não é uma tarefa fácil. O melhor método da organização parecerá diferente para todos: alguns preferem o planejador de papel testado e comprovado, outros adotam uma abordagem mais digital.

Quando se trata de aplicativos da lista de tarefas, procuro facilidade de uso, acessibilidade, compatibilidade cruzada, alarmes de lembrete e flexibilidade. Por fim, trata -se de encontrar o que funciona melhor para você e seu estilo de vida.

Existem dezenas de aplicativos da lista de tarefas para ajudá-lo a se organizar e manter o hábito. Confira alguns dos meus aplicativos de tarefas favoritos:

Leia também

Organizador de tarefas Google Keep

O Google Keep é um dos meus lugares favoritos para fazer listas e notas. O aplicativo permite que as notas de código de cores e as notas importantes para facilitar o acesso. Também tenho algumas notas em que salvei artigos para mais tarde. Eu gosto que o Google Keep preenche a manchete do artigo e uma imagem-chave para que você não esteja tentando analisar dezenas de URLs.

Se você estiver procurando por um layout da lista de verificação mais estruturada, abra o aplicativo e toque na caixa com uma marca de seleção na parte inferior da tela. Isso iniciará uma nota de estilo de lista de tarefas mais tradicional.

Quando você terminar uma tarefa, toque na caixa ao lado do item e ela aparecerá em uma lista em colapso de tarefas acabadas. Tocar no sino de lembrete no canto superior direito da tela permite definir alarmes específicos.

E se você precisar definir um alarme para se lembrar de abrir o aplicativo e verificar sua lista de tarefas, certamente não estou julgando. De qualquer forma, você pode obter essas notificações no seu telefone, PC ou ambos.

Com uma conta do Gmail, o Google sincroniza suas anotações entre plataformas, para que você possa adicionar e editar de qualquer lugar. Também existem opções para compartilhar notas e adicionar colaboradores.

App de organização de tarefas Google Tasks

O Google Tasks é um aplicativo de lista de tarefas minimalistas e fácil de usar. Você pode baixar o aplicativo móvel, adicionar uma extensão do navegador Chrome ou usá-lo diretamente através do Gmail. Quando estou trabalhando, o Google Tasks está a apenas um clique de distância no meu Gmail.

Você pode adicionar itens às principais listas de minhas tarefas, além de criar novas listas e sub-tarefas para obter mais detalhes. Em um determinado dia de trabalho, gosto de usar tarefas do Google através do Gmail. É uma maneira limpa e fácil de ver e completar meus planos para o dia.

O aplicativo móvel é um pouco mais fácil de usar para tarefas diárias, como tarefas e compromissos. Em vez de abrir um menu suspenso para trocar entre várias listas, o aplicativo mantém todos em uma página.

Não importa se você usa o aplicativo no PC ou no celular, suas entradas sincronizam em todos os seus dispositivos com o endereço do Gmail. Você pode até adicionar datas e horários às suas tarefas, e o Google a adicionará automaticamente ao seu calendário.

Organização de tarefas com apps

Bons apps ajudarão a organizar suas tarefas de forma mais eficiente, economizando tempo e dinheiro. (Imagem: RunRun)

Organização de tarefas com o Notes da Apple

O aplicativo de Notes da Apple, como o Google Keep, é um local útil para fazer anotações, listas de verificação, artigos, fotos e muito mais. Há um pouco mais de flexibilidade com a construção de notas em comparação com outros aplicativos.

Você pode começar a digitar notas ou ideias, mudar para o seu Apple Pencil (se estiver usando notes no iPad) e adicionar listas de verificação sem alterar a estrutura original da nota. Você também pode trocar entre o modo claro e escuro, digitalizar documentos, adicionar grades e linhas e muito mais para fazer com que o aplicativo funcione melhor para você.

Para personalizar ainda mais, você pode organizar suas anotações em pastas e bloquear notas privadas com senhas individuais ou sua impressão digital. Suas anotações serão sincronizadas em todos os seus dispositivos Apple que estão conectados na mesma conta.

Lembretes da Apple

Se você precisar de um impulso extra, o aplicativo de lembretes da Apple é uma opção útil da lista de tarefas. Em lembretes, você pode construir e organizar várias listas de tarefas, além de mapear sua programação para o dia, semana, ano ou mais. Lembretes no iPad funcionam com o Apple Pencil para facilitar a transição entre outros projetos.

Você pode ajustar lembretes para repetir diariamente, definir prioridades e adicionar locais. Seu dispositivo o notificará sobre tarefas programadas na sua lista. Tocar na notificação o traz de volta ao aplicativo de lembretes. Você pode optar por marcar a tarefa, desligar o alarme ou aderir à tarefa.

Microsoft To Do para organizar tarefas

O aplicativo Microsoft para fazer funciona da mesma forma às tarefas do Google e facilita a visualização da sua lista de tarefas ao lado do seu e-mail e calendário. Se você estiver usando o Outlook no PC, poderá encontrar no painel do calendário. Se você estiver usando o aplicativo de desktop, poderá abri-lo em um painel separado para aproveitar mais recursos.

Começo preenchendo minhas tarefas imediatamente, então não esqueço e depois volto para adicionar prazos, alertas, sub-taretas e outras informações extras. Você pode fazer várias listas e todas as tarefas que concluir serão preenchidas, cruzadas, na sua lista principal. Qualquer coisa que você adicionar à sua lista de tarefas para fazer sincronizações com o seu calendário do Outlook, o que evita que você clique em frente e para trás entre o Windows. Até agora, não há uma opção para adicionar um tempo específico. Em vez disso, você pode adicionar uma hora e uma data de alerta, lembre -me.

Todoist é o melhor app para organização de tarefas

Ao criar uma lista de tarefas, você pode adicionar uma descrição, sub-tarefas, comentários extras, além de definir status prioritários, prazos e alertas. Se você está começando do zero ou precisar de alguma inspiração, o Todoist possui vários modelos pré-fabricados que você pode importar para o seu aplicativo para contabilidade, revisões, planejamento, rastreamento e muito mais.

Qualquer coisa que você colocar em Todoist sincronizará entre os dispositivos se você estiver assinado no mesmo endereço de e-mail. O aplicativo é gratuito, mas você pode atualizar para o Pro ou negócios para acomodar mais usuários e expandir os recursos.

Notion app de organização

A noção ganhou muita atenção no auge da pandemia nas comunidades de Tiktok. O aplicativo gratuito deu aos usuários uma maneira rápida de criar um espaço de trabalho digital para fazer anotações, criar quadros de humor, registrar o diário, organizar a escola e o trabalho, além de fazer listas de tarefas. O Notion oferece contas de uso pessoal para vários pacotes pagos e pagos para equipes e empresas.

O Notion brilha em suas opções criativas e estéticas. Meu quadro de listas de tarefas está configurado para mostrar “para fazer”, “fazer” e “feito” em colunas lado a lado, o que me ajuda a manter a tarefa, motivada e focada.

Se os alarmes forem úteis para você, o sistema de lembrete real da noção pode ficar aquém para você. De acordo com o Assistente Notion, você pode definir um lembrete em qualquer página com um módulo de data. O aplicativo pode enviar o alerta no dia do evento, dois dias antes ou uma semana antes do evento. Mas o Assistente Notion aponta duas limitações – não há como definir lembretes em uma cadência alternativa, como ser notificado um mês antes. Você também não pode escolher quais dispositivos recebem os alertas.

Penbook para se organizar melhor

O Penbook oferece outra opção criativa para gerenciamento de tarefas, anotações e muito mais. Ao baixar o aplicativo, você pode escolher cores em papel, adicionar linhas e grades, além de adicionar uma capa e nome ao seu notebook digital.

Depois de configurar o básico, você pode criar um modelo de lista de verificação tradicional tocando no ícone de papel e engrenagem no canto superior direito (iPad). Escolha a categoria para fazer e selecione seu modelo preferido.

O Penbook não possui um recurso de alarme, então esta é mais uma versão digital do seu planejador tradicional. Você pode escrever com o dedo, mas o aplicativo funciona melhor com um Apple Pencil. O Penbook é gratuito, mas alguns recursos são bloqueados sem uma assinatura Pro ou a compra vitalícia.

Quais outros apps de tarefas vocês gostam? Como vocês organizam seu dia a dia?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário