Pensar de forma crítica é o ápice da acumulação de conhecimento e experiência. Como podemos começar a desenvolver as habilidades de pensamento crítico profissional? Que estratégias vão te ajudar a trabalhar o desenvolvimento crítico? Listamos algumas das maneiras como temos de desenvolver habilidades de pensamento crítico tanto no dia a dia quanto na vida profissional.

Pensamento crítico e a liberdade de aprender

Isso significa dar e ter a liberdade de pensar em seus pares. Uma estratégia usada por empresas para aumentar o envolvimento dos funcionários permite aos trabalhadores uma certa “liberdade” para se concentrar em abordagens personalizadas para trabalhar em problemas. Essencialmente, eles tem carta branca para trabalhar com o que quiserem e com quem quiser. O resultado é uma maior sensação de propriedade do problema e uma abordagem criativa às soluções. Claro, isso também aumenta a capacidade de pensamento crítico. Porém, pode exigir um período de adaptação da equipe para que todos entendam melhor como funciona esse tipo de sistema de trabalho.

Um exemplo de pensamento crítico é a aprendizagem baseada em projetos

Resolver problemas do mundo real deixa as pessoas mais preparadas para o mundo real. Esta é uma habilidade que é primordial para o sucesso na vida além do trabalho e da escola. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e projetos merecem destaque aqui. Uma ótima maneira de fazer isso é passar a trabalhar com projetos ao invés de tarefas separadas. Passe a ver o que você está passando como um todo e ficará muito mais simples de entender os problemas, as causas, e as possíveis soluções que devem ser trabalhadas.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade que ajuda a organizar as ideias e direcionar melhor seus pensamentos e planejamentos. (Foto: Kepner-Tregoe)

Pensamento crítico é também incentivar a colaboração

Busque trabalho em equipe e a colaboração entre pares na mistura, e você certamente irá envolver habilidades de pensamento crítico. Isso pode significar não apenas envolver os membros da equipe, como também pode envolver a comunidade e todos os profissionais interessantes que fazem parte dela. A comunicação com o uso de tecnologias pode envolver toda uma comunidade global de pensamento crítico e auxiliar bastante nos projetos e trabalhos que estão a ser desenvolvidos.

A importância do pensamento critico está associada ao desenvolvimento profissional

Faça de treinamentos e projetos o mais alto componente de pensamento crítico entre você e seus pares profissionais. O desenvolvimento profissional mais eficaz incorpora pessoas mais envolvidas e conhecedoras do trabalho, levando essas praticidades para o desempenho da empresa. Busque treinamentos que multipliquem as habilidades dos profissionais envolvidos, e faça desses momentos uma oportunidade de desenvolvimento profissional para todos os funcionários da empresa.

Aprenda sobre a fluência das soluções

A fluência das soluções é um processo para trabalhar com qualquer problema, não importa o quão grande ou pequeno. Não importa se você está escrevendo uma lista de compras ou redesenhando o universo; Essas 6 etapas são infalíveis e à prova de falhas. Elas também são o sistema perfeito para desenvolver habilidades de pensamento crítico. O processo da fluência de soluções é o seguinte:

  • Defina a pergunta de condução. Faça perguntas para esclarecer, concentrar e entender qual é o problema.
  • Descubra todos os aspectos do problema. O que está sendo feito atualmente? Qual é exatamente a natureza do problema? Seja observador.
  • Sonhe e faça um brainstorming para abordar a solução. Imagine o problema resolvido da melhor maneira, não importa o quão aparentemente impossível algumas das soluções possam ser. Pense sem fronteiras.
  • Projete o produto, serviço, ou trabalho. Crie um plano das idéias e organize-as cuidadosamente.
  • Entregue os bens/trabalho final e coloque a solução em uma aplicação prática. Gere o produto e teste-o contra o problema.
  • Analise e reveja o processo, olhando realisticamente para o produto ou solução.

Há muitas ferramentas para ajudá-lo a trazer esse processo de pensamento crítico único para o seu dia a dia, desde planilhas de trabalho, até agendas e aplicativos de organização de tarefas. O importante é pegar um sistema que funcione para você organizar seus trabalhos.

Aprenda o pensamento estruturado para o pensamento crítico

Este é outro ângulo muito parecido com a Fluência de Soluções. Em qualquer abordagem estruturada, nada é linear. Há sempre um ciclo sem fim de revisões e melhorias. Quando os processos são mantidos lineares, as possibilidades tornam-se limitadas. As possibilidades são o que tanto a Fluência de Soluções quanto o pensamento estruturado se destinam a gerar soluções ciclicamente. Com eles, não há limites. Isso é passar a pensar em todos os processos de forma quebrada, em pequenos pedaços, para poder se estruturar sobre eles e desenvolver melhor todos os trabalhos. Isso possibilita a microgestão de diversos aspectos profissionais, facilitando consideravelmente os projetos sendo realizados.

Use estratégias fora da sua zona de conforto

O aprendizado fora da sua zona de conforto, geralmente em tarefas que você desconhece, encoraja você e outras pessoas a tirarem conclusões por conta própria. Também exige o uso de habilidades de pensamento crítico para imaginar e chegar a novas conclusões e soluções. Realizar atividades que você nunca realizou, ler livros que você nunca imaginou ler, participar de projetos diferentes da sua área, tudo isso pode ajudar no desenvolvimento de bons pensamentos críticos para o dia a dia.

Que outras maneiras você está desenvolvendo habilidades de pensamento crítico?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)