Quando se trata do mercado empresarial, os profissionais tendem a se concentrar em falar em eventos e conferências. É o caminho tradicional que é conhecido e compreendido. Mas e as consultorias? Qual é o caminho certo para se tornar um consultor de sucesso?

Como ser um consultor de sucesso?

Ser um consultor remunerado para as empresas é algo que intriga empresários, mas não há um caminho claro. A falta de clareza e a falta de informações de “como fazer” mantêm os empresários afastados de incorporarem a consultoria nos serviços que oferecem.

A consultoria é diferente no fato de que você pode estar dando uma apresentação a alguns gerentes de departamento ou parte da força de trabalho de um funcionário da empresa. O público pode não ser tão grande, mas o dinheiro tende a ser melhor. As conferências são limitadas pelo orçamento do falante. Uma empresa tende a trazer um consultor por vez e seu orçamento pode ser ilimitado.

A consultoria também é ótima porque as empresas de médio a grande porte tem escritórios em outros países. Se você faz um bom trabalho em um escritório, há a oportunidade de consultar os outros escritórios em todo o mundo.

Se a consultoria em empresas for um dos seus objetivos, é bom saber como começar para ter sucesso nesse mercado.

Uma fundação forte e uma rede confiável são as bases de como se tornar um consultor

Sua base é composta por seu site, presença na mídias sociais e sua lista de email. Sua base é para onde você vai mostrar a gerentes de RH e chefes de departamento em empresas para ver que você é um especialista sobre o que você fala. Seu site não deve ser confuso com muitas páginas e muita informação, pois você não quer dominar ninguém. Cada página deve demonstrar que o que você é técnico é prático. As empresas investem seu tempo e dinheiro em treinamento e estratégia que podem entender.

Em suas páginas de mídias sociais você deve publicar conteúdo que ilustra que você sabe sobre o que você está falando em relação ao seu tópico. Não é incomum para uma empresa seguir seu trabalho em mídias sociais e sua lista de e-mail por algum tempo para ter uma ideia de você e do que você faz. Após a criação da base, é hora de construir uma prova social. Você pode:

  • Ser entrevistado em podcasts sobre seu tópico de especialização
  • Escrever para publicações de grandes negócios e desenvolvimento pessoal
  • Falar nas reuniões de grupos e da câmara de comércio da sua cidade para outros empresários
  • Dar palestras, workshops, e oficinas em eventos profissionais e/ou acadêmicos
Consultor empresa

O consultor de empresas precisa ter um bom conhecimento e boa rede de contatos para o melhor desempenho possível em sua profissão. (Foto: StartupGuys.net)

Comece com as empresas locais no trabalho de consultoria

Você não iniciará o trabalho de consultoria em grandes empresas. Onde você vai começar é em empresas menores e locais. Você começa local porque você tem a oportunidade de chegar na frente de um tomador de decisão que pode pagar pelos seus serviços. As empresas locais também tendem a se mover mais devagar quando se trata de muitas coisas. Se você consulta em marketing ou marketing digital, por exemplo, você tem a chance de conseguir muito trabalho porque as empresas locais tendem a se concentrar nas formas tradicionais de marketing. Independentemente do seu tema, existe um negócio local que pode usar o que você ensina.

Procure por seu jornal comercial local ou pesquise as empresas de onde você mora. Pense em sua mensagem principal e como ela poderia beneficiar uma dessas empresas locais. Junte uma proposta para mostrar ao proprietário da empresa. Envie um email de boas-vindas, ligue para o negócio ou entre no negócio. O objetivo é conseguir algum tempo com o tomador de decisão para mostrar como o que você consulta pode ajudar o negócio. Volte sua proposta com pesquisa e dados.

Alavancamento e crescimento de um negócio de consultoria

A parte mais difícil será conseguir a primeira empresa para seus serviços. Depois de ter uma, é mais fácil aproveitar essa primeira para chegar a uma segunda. Concentre-se em construir uma presença local para que você comece a receber referências. Uma vez que você tenha três ou mais consultorias locais na sua lista, você pode mudar seu foco para empresas maiores. Você pode aproveitar o trabalho que você realizou e a prova social que você construiu ao reservar o trabalho local. Pressione para trabalhar em outros escritórios enquanto você começa a trabalhar com grandes empresas.

Esta é uma introdução para você começar como um consultor pago. Existem muitas empresas que podem usar o que você ensina. É uma questão de estabelecer-se e encontrar as empresas certas, depois lançá-las com uma proposta sólida. Você pode reservar um bom trabalho que ajude seu negócio a crescer e lhe dá a oportunidade de viajar. Não tenha medo de aprofundar a consulta. Você pode não entender tudo, mas se você trabalhou duro para construir seu conjunto de habilidades, você pode aprender e proporcionar uma ótima experiência aos seus contratantes.

Você presta serviços de consultoria? Como fez para começar essa carreira? Que dicas daria para quem quer começar nesse ramo?

Marcadores:

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)